sábado, 6 de janeiro de 2024

PREFEITURA RECONSTRUIRÁ PRÉDIO QUE AMEAÇAVA RUIR NA PRAÇA DA CANTAREIRA


A Prefeitura de Niterói desapropriou um sobrado antigo e abandonado na Praça Leoni Ramos, conhecida como Praça da Cantareira, em São Domingos. O imóvel estava condenado pela Defesa Civil e ameaçava desmoronar. O laudo técnico recomendou a demolição, pois a estrutura do prédio estava muito deteriorada. Sob a orientação do DEPAC, considerando o posicionamento de destaque na esquina da praça, a relevância da fachada na ambiência da praça e a paisagem urbana local, a Prefeitura decidiu reconstruir o imóvel reproduzindo a sua fachada original. A obra é responsabilidade da EMUSA é supervisionada pela Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa  - SAE.

No local será instalada futuramente a sede do Museu do Cinema que a Prefeitura está prestes a licitar e que funcionará no prédio do Reserva Cultural, no outro lado da rua.

Memórias do Luiz Paulino: Aproveito aqui para reproduzir a informação do querido amigo Luiz Paulino Moreira Leite, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Niterói, que falou sobre o prédio a ser restaurado: 

"Nasci na rua Passo da Pátria 30/casa3, morei lá até fazer 5 anos. E lá era a farmácia do bairro.
Era a farmácia do 'seu Moacir'. Nos anos 50 tomei muita injeção aí".

Veja como está a obra de demolição...:







...e como ficará:





A região toda está passando por um intenso trabalho de revitalização. Como parte do Plano Niterói 450 Anos, demos início a um projeto de reurbanização da região, estamos implantando o Parque Esportivo de Niterói, na área Concha Acústica e estamos revitalizando o Parque de Atletismo da UFF. Também fizemos a obra do novo IACS, em mais uma parceria com a UFF. Lembramos ainda que, em dezembro de 2022, a Prefeitura desapropriou o prédio da Cantareira para implantar ali um Polo de Economia Criativa, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN. Além disso, faremos a implantação do Museu do Cinema, no prédio projetado por Oscar Niemeyer com essa finalidade, onde hoje está o Reserva Cultural. O museu ocupará a parte do prédio conhecido como "Rolo de Filme".

Seguimos trabalhando. Vamos em frente!

Axel Grael
Prefeito de Niterói


------------------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

RETROSPECTIVA 2023, ANO QUE NITERÓI CELEBROU 450 ANOS
CASA NORIVAL DE FREITAS: Veja como as obras de restauração estão avançando
Obras de restauração da Casa Norival de Freitas avançam: casarão histórico no Centro de Niterói será sede principal do Aprendiz Musical
ESPAÇO CANTAREIRA É DESAPROPRIADO PELA PREFEITURA E SERÁ TRANSFORMADO EM DISTRITO CRIATIVO
OBRAS DA ILHA DA BOA VIAGEM AVANÇAM PARA A CONCLUSÃO
Prefeitura de Niterói vai implantar polo audiovisual em São Domingos em parceria com a Firjan
NOVO CENTRO DE NITERÓI: ASSINADA A ORDEM DE INÍCIO DAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DA ORLA
REQUALIFICAÇÃO DE SÃO DOMINGOS E GRAGOATÁ: Castelinho do Gragoatá será a sede do Niterói de Bicicleta



6 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho! Muito bom termos prefeitos nas cidades brasileiras efetivamente preocupados com o patrimônio histórico, ainda que sejam poucos no país com essa visão.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a revitalização da área, mas não estou entendendo o porque de todas as reformas nas praças do entorno, menos na praça LEONI RAMOS

    ResponderExcluir
  3. Notícia maravilhosa!! Assim como todas as obras de revitalização de nossa cidade!! Sugiro , como extensão das obras Gragoatá até a Boa Viagem que a calçada da Orla da Praia Vermelha, seja ampliada com um deck por cima das pedras! A calçada é muito estreita e não atende o número de pedestres e turistas que passeiam por lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra que você se refere já foi inclusive anunciada pela Prefeitura, prevendo o deck como vc sugeriu.

      Excluir
  4. Estamos atualizando o projeto e será o próximo passo em direção à requalificação da orla da cidade. https://axelgrael.blogspot.com/2019/08/prefeitura-lanca-projeto-de.html

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.