A inauguração da nova sede do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), na última semana, é mais uma das importantes entregas viabilizadas pela parceria que a Prefeitura de Niterói e a universidade estabeleceram nos últimos anos. A conclusão das obras no prédio, que estavam paradas há mais de uma década, era um antigo sonho de várias gerações de alunos, professores e funcionários. Sabendo do valor que a UFF tem para nossa cidade, honramos nosso compromisso de defesa da universidade e investimos R$ 28,9 milhões para, enfim, em um esforço coletivo, tirarmos esse projeto do papel.
A nova sede, que abriga o instituto criado em 1968, conta com um total de 115 salas interligadas, em 11 blocos, com espaços para aulas e laboratórios. Também há um anfiteatro, sala de cinema, estúdios de áudio e de TV, pátios e áreas de convivência e uma galeria para exposições artísticas e culturais. No local são atendidos quase 4 mil alunos, nos cursos de graduação em Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, presencial e EaD; licenciatura e bacharelado em Cinema e Audiovisual, Comunicação Social/Publicidade, Estudos de Mídia, Jornalismo e Produção Cultural; e as pós-graduações stricto sensu em Ciência da Informação, Cinema e Audiovisual, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Mídia e Cotidiano e Estudos Contemporâneos das Artes. Foi muito especial fazer essa inauguração ao lado do reitor Antonio Claudio da Nóbrega, grande parceiro nos projetos dos últimos anos.A UFF, com seus cerca de 50 mil alunos, é um tesouro da nossa cidade! A instituição é um valioso ativo de Niterói, contribuindo efetiva e inovadoramente para o desenvolvimento sustentável local. A Prefeitura de Niterói reconhece o valor desse patrimônio e, por esse motivo, mantém diversas frentes de cooperação com a UFF em vários setores. É uma parceria que não se resume a uma soma de dois atores públicos, mas sim a uma multiplicação de esforços em prol da sociedade niteroiense.
Desde as minhas primeiras experiências como gestor público, nos anos 90, sempre acreditei e trabalhei pela aproximação e colaboração concreta entre a administração pública e a academia. Então, em 2019, na época ainda como Secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, fiquei muito feliz de coordenar a parceria entre a UFF e o município que culminou no Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – PDPA. Ainda em andamento, é uma iniciativa em que a Prefeitura de Niterói investiu R$ 25 milhões no desenvolvimento de projetos e pesquisas relacionadas a soluções para demandas da cidade em diferentes setores.
Além da reforma do IACS e o PDPA, a parceria entre Prefeitura e UFF vai viabilizar também as obras do Cinema Icaraí, desativado há 17 anos. Em 2019, o então prefeito e atual secretário Executivo Rodrigo Neves acordou com a universidade um termo de cessão de uso do espaço por 40 anos. Há, ainda, a construção da pista de atletismo que vai funcionar no Campus do Gragoatá. Nossa parceria não vai parar por aí. Juntos, avançaremos em ações na Área de Proteção Ambiental Municipal do Morro Gragoatá (APA do Gragoatá) e na execução do projeto “Quem sabe de mim sou eu”, de atividades extracurriculares para a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Contar com uma universidade da magnitude e relevância da UFF é um grande privilégio para Niterói. Cabe a nós, gestores, a responsabilidade de articularmos caminhos e estratégias para aproveitarmos ao máximo as oportunidades de cooperação. Niterói está mandando seu recado: aqui acreditamos e investimos na produção de conhecimento, na ciência e na educação pública.
Axel Grael
Prefeito de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.