A prática da mediação é mais conhecida na área jurídica. Seu objetivo geral é buscar uma solução legal, sem a presença de um juiz, para os conflitos familiares, entre amigos, equipes de trabalho, condomínios e em comunidades, proporcionando autorreflexão e a ampliação do olhar para o outro. Através da técnica, os envolvidos têm a oportunidade de serem escutados por mediadores imparciais para construírem juntos uma solução. Em Niterói, a mediação foi implementada como uma política pública focada em reduzir os registros de Ameaça e Lesão Corporal Dolosa.
Desde sua inauguração, em 2021, foram 43 atendimentos realizados no Espaço Mediar do Cantagalo, esvaziando os tribunais de justiça e promovendo o diálogo entre as pessoas. A Rede Mediar abrange lideranças comunitárias, religiosas e instituições que já trabalham com a ferramenta, como o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB-Niterói).
Nossa cidade fica no coração da complexa Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, por isso precisava de uma robusta estratégia para a Segurança Pública. Com o Pacto Niterói Contra A Violência, o município faz um trabalho voltado para a cultura da paz e com uma abordagem abrangente no combate à violência, desenvolvendo programas sociais como o EcoSocial e Poupança Escola, além das câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública e o cercamento eletrônico.
Faça uso dos serviços que a Prefeitura de Niterói oferece aos moradores! Caso se envolva em uma situação de conflito, procure uma das duas sedes da Rede Mediar. Escolha o caminho do diálogo. O combate à violência em diversas frentes, com engajamento de sua população, é fundamental para o projeto de cidade que temos para Niterói: um município cada vez mais inclusivo, igualitário e comprometido com a paz para todos.
Serviço:
Espaço Mediar Centro – Casa dos Direitos Humanos: Rua XV de Novembro, 188 – Centro, Niterói/RJ.
Espaço Mediar Cantagalo – prédio anexo do CIEP Ester Botelho, onde funciona o Espaço Nova Geração do Cantagalo: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 339.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Agendamento: Zap da Cidadania (21) 96992-9577.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.