quarta-feira, 28 de setembro de 2022

VALORIZAÇÃO DA ORLA: PROJETOS DE DRENAGEM E REQUALIFICAÇÃO URBANA DE CHARITAS AVANÇAM


Projeto conceitual que ainda será detalhado pelo escritório de arquitetura. A passarela circular, uma bela marca do projeto vencedor do concurso, será estudada quanto à viabilidade de implantação.

Novo calçadão e ciclovia.

Novos equipamentos esportivos.


INVESTIMENTOS PARA A ORLA DE CHARITAS

Niterói já tem uma das mais belas orlas do Brasil e do mundo, que será também uma das mais bem estruturadas do Brasil! Na última quinta-feira (22), tive agendas importantes sobre intervenções na orla da cidade, com prioridade para as praias de Charitas e Preventório, que receberá obras de drenagem e reurbanização. Para isso, a Prefeitura de Niterói vai lançar, nos próximos dias, o edital de licitação para a contratação da empresa que vai executar as obras de macrodrenagem em Charitas. Além de receber esta importante intervenção de infraestrutura, a orla do bairro será totalmente requalificada, com um projeto de reurbanização que vai redesenhar toda aquela região.

Toda a orla de Charitas é belíssima, mas possui potencial para muito mais. Por isso, na última quinta-feira (22) autorizei a elaboração do projeto básico de reurbanização para requalificar este trecho. Com isso, Niterói vai ganhar mais uma centralidade turística, de lazer e de convívio das pessoas. O projeto básico de reurbanização da orla de Charitas será feito pelo escritório do arquiteto e urbanista Indio da Costa, que venceu o concurso público nacional para escolha da melhor proposta de requalificação urbanística da orla de Charitas. O concurso foi promovido pela Prefeitura de Niterói e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ), com alguns dos melhores escritórios de arquitetura do nosso País.

O projeto básico de requalificação da orla de Charitas vai incluir novo paisagismo; ciclovia segregada; quiosques padronizados; novo mobiliário urbano; nova iluminação pública; novas estações de ônibus; revitalização da Praça do Rádio Amador; novos canteiros; áreas de esporte e lazer; novo calçadão da praia; e novo calçadão junto aos prédios. O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, lembrou que o projeto de requalificação da orla de Charitas prevê vários pontos relevantes, como a remodelação da Praça do Rádio Amador transformada em um espaço multiuso.

Além de Charitas, a Prefeitura já anunciou outras obras de requalificação da orla, como o projeto de requalificação urbana desde o Centro da cidade (Avenida Visconde do Rio Branco, nova Praça Arariboia e a orla do Gragoatá até a Praia das Flechas), a troca do guarda-corpo do Calçadão de Icaraí-Itapuca-Praia das Flechas, a revitalização de Portugal Pequeno (na Ponta D'Areia), a restauração da Ilha da Boa Viagem, o novo Calçadão e a ciclovia da Praia de Piratininga, a construção dos postos Guarda-Vidas das praias de Região Oceânica, as melhorias urbanas do Canto de Itaipu, a implantação da Praia do Sossego e outras intervenções importantes. 

Lembramos aqui também que Niterói está implantando o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis e outros parques, como o Parnit e - futuramente - o Parque do Morro do Morcego, cuja desapropriação já foi  anunciada. A prioridade para a implantação de áreas protegidas, valoriza o potencial ecoturístico da cidade. Também merece destaque o trabalho de dinamização dos eventos e da prática de atividades esportivas na orla, principalmente com esportes que Niterói vem se destacando, como o beach tennis e a canoa Va'a (canoa polinésia), atividades estas que se beneficiam também de iniciativas como o programa Enseada Limpa, da Prefeitura, que despolui a Enseada de Jurujuba e a orla da Zona Sul.

Essas iniciativas mostram como a Prefeitura de Niterói atende um amplo espectro de prioridades para a cidade. Estamos trabalhando em obras de infraestrutura, como a macrodrenagem de Charitas; sem deixar de valorizar os espaços de lazer, turismo e convívio das pessoas, como a requalificação da orla de Charitas. Em um processo que começou em 2013, sob o comando do então prefeito Rodrigo Neves, Niterói hoje é uma cidade planejada e pronta para superar seus desafios.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


-------------------------------------------------


Recebendo o arquiteto Indio da Costa, que iniciará os trabalhos de detalhamento técnico do projeto.


Orla de Charitas terá obra de macrodrenagem e será totalmente requalificada

A Prefeitura de Niterói vai lançar nos próximos dias o edital de licitação para a contratação da empresa que vai executar obras de macrodrenagem na orla de Charitas, na zona sul da cidade. Além de receber esta obra de infraestrutura, a orla de Charitas será totalmente requalificada. Nesta quinta-feira (22), o prefeito Axel Grael autorizou a elaboração do projeto básico de reurbanização da orla.

A obra de macrodrenagem em Charitas será executada na Avenida Prefeito Sylvio Picanço e na Rua Joaquim Peixoto, no trecho próximo à garagem subterrânea. A extensão da obra é de 389,5 metros. Serão utilizadas galerias de concreto armado de até 2,5m x 1,2m e tubos de PVC rígidos para uma drenagem eficiente. As águas pluviais vão para o canal próximo à Praça do Rádio Amador. O edital será publicado no valor de R$ 6.638.855,30, com prazo de execução de cinco meses após o início da obra.

O prefeito de Niterói destacou que a macrodrenagem de Charitas é uma ação da mais alta relevância. “É muito importante. Em Charitas existe um ponto crítico de inundação. O projeto da obra já está definido e, nos próximos dias, vamos contratar a empresa que vai executar as obras”, afirmou Axel Grael.

Requalificação da orla – O projeto básico de reurbanização da orla de Charitas será feito pelo escritório do arquiteto e urbanista Índio da Costa. O escritório venceu o concurso público nacional para escolha da melhor proposta de requalificação urbanística da orla de Charitas. O concurso público foi promovido pela Prefeitura de Niterói e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ).

O projeto básico de requalificação da orla de Charitas vai incluir novo paisagismo; ciclovia segregada; quiosques padronizados; novo mobiliário urbano; nova iluminação pública; novas estações de ônibus; revitalização da Praça do Rádio Amador; novos canteiros; áreas de lazer; novo calçadão da praia; e novo calçadão junto aos prédios.

O prefeito Axel Grael afirmou que, com a requalificação da orla de Charitas, Niterói vai ganhar mais uma centralidade de lazer. “Participaram do concurso organizado pelo IAB alguns dos melhores escritórios de arquitetura do Brasil. O vencedor foi um escritório muito renomado, que é o do Indio da Costa. O projeto vai redesenhar este trecho da orla, que é belíssimo mas que hoje está abaixo do seu potencial. Então vamos requalificar o uso deste trecho. Com isso, a cidade ganha mais uma centralidade turística, de lazer e de convívio das pessoas”, explicou Axel Grael.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, disse que o projeto de requalificação da orla de Charitas tem vários pontos relevantes. “O projeto prevê, por exemplo, a remodelação da Praça do Rádio Amador como um espaço multiuso. Um espaço que é utilizado, por exemplo, para montar a árvore de Natal que virou marca da cidade nos últimos anos. Toda a reurbanização ao longo da Avenida Silvio Picanço. É um projeto completo que vai colocar a orla de Charitas entre as melhores do Brasil”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.