Assinando a Ordem de Início para as obras.
Imóvel onde se dará o início das obras de implantação do Restaurante Popular.
Restaurante Popular Jorge Amado, que já funciona no Centro de Niterói.
O Restaurante Popular da Zona Norte será o segundo restaurante popular da cidade. No dia 2 de janeiro de 2017, assim que iniciou seu segundo mandato como prefeito de Niterói, meu amigo Rodrigo Neves reabriu e municipalizou o Restaurante Popular Jorge Amado, no Centro da cidade, que tinha sido fechado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Desde então, já foram 2,72 milhões de refeições servidas; mais de 300 mil em 2022. Por estar localizado em uma região central, o equipamento atende inúmeras pessoas de municípios vizinhos, como São Gonçalo e Itaboraí. No grave momento que vivemos, com 2,7 milhões de pessoas sem ter o que comer no Estado do Rio, o restaurante popular cumpre papel fundamental. De acordo com um levantamento da Ação da Cidadania, 15% da população do nosso Estado sofre com a fome. Aqui em Niterói, a segurança alimentar do povo é levada muito a sério.
Soube pelo secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, que comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia, o Restaurante Popular Jorge Amado teve um aumento de quase 6% na busca por refeições. É um número muito alto e que mostra a importância de ampliar esse projeto. O Restaurante Popular da Zona Norte terá cerca de 200 lugares e capacidade para servir duas mil refeições diárias. Terá comida boa e barata para os niteroienses que mais precisam.
Além de um local de alimentação e socialização, a unidade do Fonseca será também um lugar de oportunidades. O restaurante vai abrigar a primeira Escola de Formação em Gastronomia Popular do estado, na qual jovens e adultos vão poder obter qualificação profissional para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo com diversos cursos na área de gastronomia, padaria e serviços para bares e restaurantes.
O Restaurante Popular da Zona Norte integra o Programa Niterói 450 anos no eixo Zona Norte. Nesse mesmo pacote, recentemente anunciamos a desapropriação do imóvel que vai receber o Centro Cultural da Zona Norte e estamos nos preparando para iniciar as obras na Alameda São Boaventura, que vai requalificar completamente um dos principais eixos de mobilidade do município. A Prefeitura de Niterói continua olhando com muito carinho para essa região da nossa cidade. Estamos animados e com fôlego para trabalhar por um novo ciclo de desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social para Niterói!
INFORMAÇÃO: O restaurante do Centro funciona de segunda a sexta-feira, de 6h às 9h para o café da manhã; e de 11h às 15h para o almoço. Os preços são os mesmos da futura unidade da Zona Norte: R$ 2 no almoço e R$ 0,50 no café da manhã.
Axel Grael
Prefeito de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.