domingo, 30 de junho de 2013

Prefeitura quer mais qualidade no Centro





Projeto de revitalização da Prefeitura de Niterói prevê investimentos em infraestrutura urbana que vão potencializar as vocações de toda a região central do município


Disponibilizar infraestrutura e oferecer qualidade de vida no Centro de Niterói. Segundo a secretária municipal de Urbanismo, Verena Andreatta, este é o objetivo do projeto de revitalização da região central da cidade, cuja execução através de Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) está em análise na Câmara de Vereadores.

A secretária explica que, em comparação à legislação vigente (Plano Urbanístico Regional das Praias da Baía), o projeto prevê um limite menor de construções no perímetro do projeto. No entanto, as OUCs permitirão empreendimentos hoje inviabilizados pela saturação da infraestrutura. Além disso, a expectativa é de valorização de toda a região.

“Este projeto trará renovação e qualificação da infraestrutura do Centro, que está ultrapassada, obsoleta e precisava ser ampliada. Ao longo dos anos o Centro foi sendo abandonado e nosso diagnóstico é que esta degradação pode ser reversível, precisamos resgatar o prestígio da cidade que teve seu papel de suma importância ao longo dos anos”, ressalta Verena Andreatta.

Ela explica ainda que as operações consorciadas são baseadas na venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), que são títulos que permitirão o aumento de gabarito até os limites preestabelecidos pelo projeto.

Os recursos provenientes desta venda serão exclusivamente aplicados na realização das obras urbanísticas no perímetro do projeto, que inclui o Centro, Morro do Estado, Gragoatá, São Lourenço e Ponta da Areia.

A expectativa é de que estas parcerias possam render aos cofres públicos R$ 1 bilhão para realização das obras na região e sua manutenção por um período de 15 anos.

A renovação do Centro também prevê a realocação das redes de energia, telefonia, água e esgoto e o corredor verde com a remodelação paisagística da cidade, com ruas mais arborizadas.

As ruas da cidade, pelo projeto, serão qualificadas e remodeladas permitindo melhor uso do espaço público. A modernização deve beneficiar outros setores da cidade, contribuindo diretamente na vida dos moradores da cidade.

A secretária Verena Andreatta ressalta ainda que o projeto também prevê maior integração urbana com o Caminho Niemeyer, instalação de ciclovias, recuperação de praças, construção da “Esplanada Arariboia” e uma marina pública, potencializando a vocação turística da região.

Fonte: O Fluminense




Um comentário:

  1. A revitalização no centro é necessária. Mas fiquei preocupda quando soube do aumento do grabrito na região de Boa Viagem e Gragoatá para 20 andares. Se isso for verdade, sou contra.
    Em relação a essa área e o museu do cinema? Quando sai?
    Niterói está tão carente de lazer de bom nível, que salas de cinema, cafés e livrarias naquele espaço seriam um sonho para a poulação

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.