segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RYC: um pequeno e glorioso clube na Baía de Guanabara


Isabel Swan fala no COI, emociona o RYC e o Brasil.
No fim de semana, a conversa na famosa varanda do Sailing era uma só: a Rio 2016 e a participação de atletas do clube na conquista já que Torben Grael e Isabel Swan estavam lá. A velejadora Isabel Swan foi uma das oradoras da delegação do Rio de Janeiro durante o encontro do COI em Copenhague, ocasião da votação que trouxe para a cidade o direito de sediar a Rio 2016. Isabel, como sempre, uniu beleza, talento e uma boa oratória.

Veja a participação de Isabel em:


Um pequeno clube que coleciona medalhas
Isabel é um dos muitos orgulhos de uma lista de velejadores que conquistaram medalhas e títulos mundiais que só aumenta com o passar dos anos. O pequeno clube niteroiense (menos de 200 sócios) é considerado o mais tradicional iate clube no Brasil e o maior celeiro de velejadores do país, pois desde 1984 tem classificado seus velejadores para todos os Jogos Olímpicos e, só não trouxe medalhas, nos Jogos de Barcelona. Se fosse um país, o Rio Yacht Clube estaria no quadro de medalhas em 73 lugar, logo atras do Uruguai e a frente de muitos paises latinoamericanos, como: Peru, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, etc.
Dentre os mais importantes atletas olímpicos do Rio Yacht Club estão:

Torben Grael: 5 medalhas: ouro em Atenas (2004) e Atlanta (1996), prata em Los Angeles (1984) e bronze em Seul (1988) e Sydney (2000). As medalhas foram conquistadas na Classe Star, exceto a de prata em Los Angeles, conquistada na Classe Soling.

Marcelo Ferreira: 4 medalhas, todas como proeiro de Torben Grael: ouro em Atenas (2004) e Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000) e Seul (1988).

Lars Grael: 2 medalhas de bronze, na Classe Tornado, sendo uma em Atlanta (1996) e outra em Seul (1988).

Isabel Swan: 1 medalha de bronze, na Classe 470 feminino, em Pequim (2008).

Clínio de Freitas: 1 medalha de bronze como proeiro de Lars Grael na Classe Tornado, em Seul (1988).

Além destes medalhistas, participaram de Jogos Olímpicos pelo Rio Yacht Club: Axel Schmidt, Erik Schmidt, Glenn Haynes e Claudia Swan.

Axel e Erik Schmidt, os chamados "Gêmeos do Mar", foram os primeiros grandes destaques internacionais do clube e inspiraram as gerações que vieram depois , tendo conquistado 3 campeonatos mundiais da classe Snipe (Rye, Nova York - 1961, Bandol, França- 1963 e Ilhas Canárias - 1965) e participado dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.