sábado, 17 de outubro de 2009

A história da classe Snipe em Porto Alegre


CINQUENTA ANOS DO MUNDIAL DE SNIPE DE 1959.
O Clube dos Jangadeiros, tradicional agremiação da vela nacional, reuniu alguns dos maiores nomes da história da classe Snipe no Brasil e no mundo, em Porto Alegre. A motivação foi a comemoração dos 50 anos do primeiro campeonato mundial realizado no Brasil, disputado em 1959 e vencido pelo lendário velejador dinamarquês Paul Elvstrom, o maior nome do esporte de todos os tempos (conquistou quatro medalhas de ouro olímpicas).

O evento realizado no final de semana passado, em Porto Alegre, reuniu timoneiros com idades acima de 60 anos, como Boris Ostergreen, Marco Aurelio Paradeda, Augusto Barroso e os niteroienses Axel & Erik Schmidt, conhecidos como os gêmeos do mar e são os únicos tri-campeões mundiais de Snipe da história. Conquistaram os mundiais consecutivos de 1961, 1963 e 1965. Os 11 barcos participantes foram divididos em categorias por faixa etária e depois de enfretarem ventos fortes e calmarias, os vencedores foram: Marco Aurélio Paradeda (até 69 anos), Waldemar Bier (70 a 74 anos) e Louis Triay, da Espanha, na categoria acima de 75 anos.

Na primeira regata, Axel Schmidt liderava com folga, quando não se sentiu bem. Após recebeu tratamento em Porto Alegre, ele passa bem.

Que bons ventos sempre levem esses professores adiante.


Da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 17/10/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.