quinta-feira, 4 de maio de 2023

NITERÓI NA CÚPULA DAS CIDADES DAS AMÉRICAS: APRESENTEI NOSSOS PROJETOS DE SUCESSO NAS ÁREAS DE INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE



Como painelista, compartilhando experiências com outros prefeitos.

Com José Fernandez, subsecretário de Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente, do Departamento de Estado dos governo dos EUA.

Com o presidente do BID, o brasileiro Ilan Goldfajn.

Com o nosso anfitrião Michael B. Hancock, prefeito de Denver, Colorado.

Com o prefeito Errick D. Simmons, prefeito de Greenville (MS), que também é dirigente de um coletivo de prefeitos da bacia do Rio Mississippi.

Com o prefeito Jaime Pumarejo, de Barranquilla, Colômbia.

Com o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Luciano Paez, secretário municipal do Clima, de Niterói.

Com o prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca.

Com Isabella de Roldão, vice-prefeita de Recife (PE).

Com prefeitos e dirigentes do ICLEI

Com Luciano Paez (Secretário do Clima) e Katherine Azevedo (Secretária do Escritório de Gestão de Projetos - EGP e responsável pela Assessoria de Relações Internacionais), da Prefeitura de Niterói

Com meu xará Axel Radics, do BID.

Como atual prefeito e membro desde 2013 de um grande projeto de cidade que vem sendo construído e executado em Niterói, sinto sempre muito orgulho de levar as experiências municipais de sucesso para eventos internacionais. A convite do governo estadunidense, estive recentemente em Denver, Colorado, apresentando na Cúpula das Cidades das Américas o trabalho e os projetos da Prefeitura de Niterói nas áreas de inclusão e sustentabilidade. O evento reuniu mais de 250 prefeitos, além de autoridades locais e representantes de entidades não-governamentais.

De acordo com informações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na América Latina e no Caribe, oito em cada dez habitantes vivem em cidades. É um dado que reforça a importância dos municípios assumirem seu protagonismo nas decisões pelo futuro do planeta. Nas cidades se concentram a maior parte das emissões de gases de efeito estufa do mundo e é também onde temos maior contato com as demandas e necessidades da população.

A Cúpula das Cidades foi uma oportunidade de compartilhar com gestores internacionais como Niterói vem ganhando protagonismo desenvolvendo iniciativas como o Niterói Jovem EcoSocial, a Moeda Recicle e o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP). No Fórum de Prefeitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), evento que integrou a Cúpula, nos reunimos em grupos de discussão para falar do fortalecimento das finanças públicas das cidades de forma sustentável. A Moeda Social Arariboia chamou bastante atenção por seu caráter inovador e pelos resultados que já apresenta! Ao longo dos outros painéis, as políticas públicas de Niterói foram muito bem-recebidas pelos gestores de todo o Hemisfério Ocidental.

Como ficou bastante evidente durante as conversas com outros prefeitos, apesar de cada país da América Latina ter sua própria realidade, muitos dos desafios são comuns entre nós. A necessidade de políticas voltadas para grupos de maior vulnerabilidade, o crescimento do número de pessoas em situação de rua, a busca por novas formas de financiamento para o desenvolvimento sustentável e a importância de promover oportunidades para a juventude são temas que perpassam as gestões no continente.

A agenda em Denver incluiu, ainda, minha participação no lançamento do Programa Cidades à Frente, do Departamento de Estado dos Estados Unidos. A Prefeitura de Niterói vai se inscrever nesta iniciativa de apoio aos municípios da América Latina e Caribe para implementação de ações voltadas à sustentabilidade, inclusão e resiliência. Como vice-presidente de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), também vou incentivar a inscrição de outras cidades neste programa que enfrenta dois dos principais desafios de muitos municípios brasileiros: o planejamento e a obtenção de recursos para investimentos em ações que promovam o desenvolvimento sustentável com justiça social.



Assinatura da adesão de Niterói ao programa Cities4Forests.

Também fiquei particularmente feliz de assinar um acordo de parceria entre Niterói e a Cities4Forests, aliança global de mais de 80 cidades que unidas trabalham para conservar, restaurar e gerenciar de forma sustentável a natureza, sobretudo as florestas, pelo bem do bem-estar humano. Em nossa cidade, desde 2013, com o início da gestão Rodrigo Neves, desenvolvemos um dos maiores esforços de recuperação de florestas urbanas no país, com várias frentes de reflorestamento. Estamos no coração da Região Metropolitana e, ainda assim, temos metade do território protegido por unidades de conservação, uma grande conquista!

Os secretários municipais do Clima, Luciano Paez, e do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo, estiveram comigo nesta missão em Denver, conversando com outros gestores, falando sobre Niterói e também absorvendo outras iniciativas que dão certo na América Latina e Caribe. Seguimos trabalhando na defesa incansável dos interesses dos niteroienses e no fortalecimento das políticas públicas de desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.