terça-feira, 7 de março de 2023

RESILIÊNCIA: RADAR METEOROLÓGICO VAI MONITORAR CHUVAS SE APROXIMANDO DE NITERÓI




Grande avanço para Niterói: a Prefeitura colocou em operação, na última segunda-feira (6), o novo radar meteorológico Banda X. Instalado no Parque da Cidade, é um equipamento ultramoderno de cobertura com raio de 100 km que permitirá que a cidade e os municípios vizinhos dentro da área de abrangência realizem o monitoramento meteorológico em tempo real. O novo radar será fundamental no monitoramento das chuvas intensas que possam atingir áreas críticas da nossa cidade.

Niterói é o primeiro município a adquirir o Banda X para utilização da Defesa Civil. A aquisição, inclusive, faz parte do Plano Niterói 450 anos nas áreas de sustentabilidade, clima e resiliência. Com o início da operação do radar meteorológico, já temos a ferramenta mais moderna do País à nossa disposição para verificar a chegada de chuvas. A tecnologia permite antecipar a chegada de chuvas com antecedência de uma hora ou mais, dependendo da velocidade de chegada das nuvens. Quanto mais cedo pudermos antecipar as medidas preventivas e mobilizar as equipes, melhor.

O investimento realizado pela Prefeitura de Niterói será útil para municípios de toda a Região Metropolitana e parte da Região Serrana, dos Lagos e do Vale do Paraíba. Como explicou o secretário de Defesa Civil e Geotecnia, coronel Walace Medeiros, até a inauguração do equipamento, as equipes faziam o monitoramento de Niterói com o radar do Sumaré, que possui uma área de sombra que pega boa parte do município e alguns da Região dos Lagos. Com o novo radar, isso não será mais problema. Confira aqui mais informações sobre o Banda X.






Além do radar, Niterói também vai passar a contar com mais três estações meteorológicas automáticas que ficarão no Parque das Águas (Centro), em Charitas e Piratininga. A cidade já conta com uma estação meteorológica em operação no Barreto. Outra novidade é a aquisição de estações de monitoramento da qualidade do ar.

Resiliência em Niterói - Desde 2013, estamos investindo em equipamentos e estrutura da Defesa Civil municipal para tornar a cidade cada vez mais resiliente. Nestes 10 anos, me empenhei diretamente na coordenação desta agenda, em um trabalho complexo que se divide por várias frentes. Contratamos mais profissionais especializados, demos prioridade para a área de Geotecnia, criamos 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e investimos em obras de contenção das encostas.

Já são mais de R$ 600 milhões investidos em obras de contenção e drenagem. Agora, com o Niterói 450, serão mais R$ 302 milhões. É o maior programa de geotecnia em andamento do Brasil! Atualmente temos 87 obras do tipo acontecendo ao mesmo tempo, seguindo um mapeamento de risco geotécnico que avaliou caso a caso e classificou como prioridade as partes mais vulneráveis socialmente da cidade.

Infelizmente, não temos como impedir a ocorrência de grandes tempestades, cada vez mais comuns por conta das mudanças climáticas. Mas estamos, como poder público, fazendo nossa parte e trabalhando de forma muito firme em prevenção. Além das obras de contenção de encostas e investimentos na Defesa Civil, também avançamos na proteção de áreas verdes, reflorestamento e conservação da cidade.

Todo este esforço mostra porque Niterói, apesar de suas delicadas características geológicas, é considerada uma referência nacional em resiliência. É impossível controlar as forças da natureza e estamos já convivendo com as consequências das mudanças climáticas. Mas a Prefeitura de Niterói está assumindo sua responsabilidade de mobilizar esforços para prevenir desastres e construir uma cidade cada vez mais resiliente.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


--------------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Políticas para o clima e resiliência de Niterói ajudam nos debates sobre prevenção e respostas a emergências climáticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.