terça-feira, 30 de novembro de 2021

NITERÓI ASSUME A GESTÃO DA ILHA DA BOA VIAGEM: obras de restauração iniciarão em breve

 











Foi com alívio e emoção que recebi a excelente notícia de que foi concluído o processo que permitirá a nossa obra de restauração da Ilha da Boa Viagem que, depois de concluído o trabalho, será reaberta à visitação.

Lembro de conversar com o Rodrigo Neves sobre isso como uma prioridade ainda em 2012. Foi uma das tarefas que assumi como vice-prefeito.

Acho que só a Mariane Thamsten, que hoje é minha chefe de Gabinete, sabe o quanto isso deu trabalho ao longo de todo esse tempo. Na nossa gestão agora, pedi ao secretário André Diniz para estar à frente dessa luta e ele conseguiu que concluíssemos todas essas etapas e chegássemos a esse momento.

A responsabilidade pela restauração da ilha seria do Governo Federal, já que o local é Patrimônio da União e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No entanto, devido a importância para a nossa cidade, a Prefeitura de Niterói lutou (e muito!) para assumir a obra, com recursos próprios. Isso só foi possível devido a um Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo Município com o Ministério Público Federal, o Iphan e a União.

Vale ressaltar que os escoteiros continuarão como parceiros da Prefeitura de Niterói na Ilha da Boa Viagem, que será devolvida aos niteroienses e visitantes, que poderão desfrutar de seus encantos e preservá-la.

Profissionais da Prefeitura de Niterói estão debruçados em um projeto que pretende aproveitar o potencial turístico, preservar as riquezas naturais e realçar o valor histórico e cultural da ilha.

Conectada ao continente por uma ponte, já restaurada pela Prefeitura de Niterói, a Ilha da Boa Viagem foi um centro de peregrinação de navegantes.

A capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, do século XVIII, o castelo e o forte erguido no século XVII formam um precioso patrimônio arquitetônico e histórico. Tudo isto cercado por paisagens exuberantes da Baia de Guanabara, das enseadas de Niterói e do Rio de Janeiro.

A intervenção terá investimento de R$ 5,5 milhões e contemplará as estruturas sem que percam as características originais. O Castelo receberá uma área administrativa para a equipe de gestão e um novo ambiente cultural com espaços de exposição. Já a Capela ganhará um novo banheiro com acessibilidade.

Que maravilha poder realizar esta obra. Na Prefeitura de Niterói, estamos todos muito felizes e determinados a alcançar mais esta conquista.

Vamos em frente!

Viva Niterói!!!
Viva a Cultura e a história da nossa cidade!!!
Viva a Ilha da Boa Viagem!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.