sexta-feira, 26 de março de 2021

"DEZ DIAS PARA SALVAR VIDAS", artigo publicado em O Globo

 



DEZ DIAS PARA SALVAR VIDAS

Por Axel Grael

Não há escolha fácil para o gestor público numa pandemia. Diariamente, chegam dados de 12 diferentes indicadores que, somados, apontam se estamos vencendo ou não essa guerra contra o coronavírus. Na última semana, verificamos uma piora alarmante nesses índices. Um crescimento vertiginoso, que nos exige medidas mais enérgicas para reverter essa curva. O custo disso é gigante, mas nunca será maior do que o da vida humana.

Atrás de cada número que sobe está uma pessoa internada e uma família em sofrimento. A ocupação de leitos clínicos públicos disparou 96% na última semana. Pacientes de outras cidades passaram a migrar para a rede hospitalar de Niterói. O setor de saúde privado acendeu a luz vermelha com UTIs próximas da capacidade total.

Nos 15 dias anteriores, Niterói já estava sob efeito de medidas restritivas com acesso controlado às praias e horários reduzidos de bares e restaurantes. Essas ações conseguiram retardar a transmissão do vírus, por certo. Nossa taxa de ocupação era, nesta quinta-feira, de 78% nas UTIs públicas, um percentual ainda menor que nas cidades vizinhas e no estado, mas não menos preocupante pelo ritmo de crescimento. Não havia alternativa além de aumentar a dose de isolamento e apelar ainda mais para a conscientização da população para salvar vidas.

Procurei o prefeito da capital, Eduardo Paes, porque entendo que o vírus não conhece limites entre os municípios. Tivemos uma compreensão semelhante da gravidade desta onda da Covid-19 e das ações duras, amargas e difíceis que deveríamos tomar. Fomos, juntos, ao governador em busca de medidas que englobassem outras cidades de forma eficaz.

A contraproposta feita pelo governador, após se reunir com setores econômicos, não se mostrou suficiente, no nosso ponto de vista. Entendo que ele precise pensar no estado como um todo e em toda a sua multiplicidade, mas para a realidade de Niterói aquilo não bastaria. Reunimos os comitês científicos de Niterói e do Rio para uma reunião. Ouvimos 17 cientistas renomados nos orientarem a ampliar as medidas restritivas ou enfrentar o colapso. Não há alternativa. Sem nenhuma alegria, mas com responsabilidade, estamos certos das medidas duras que anunciamos.

A sucessão de eventos que se seguiu levou à decretação de um feriado de 10 dias, entre esta sexta-feira, 26 de março, e o Domingo de Páscoa, período durante o qual diversas atividades estarão suspensas. Aliás, não pode haver palavra pior para descrever este período. O que vamos viver na realidade não será um feriado prolongado, superferiadão ou algo do gênero. Teremos um período emergencial de combate à Covid-19 ou uma batalha de 10 dias contra o coronavírus. Esse é o espírito. Não será tempo de celebrar, embora estejamos na Páscoa, de aproveitar ou sair às ruas. Nosso apelo é que as pessoas que não trabalhem nos setores que permanecerão em funcionamento fiquem em casa. Sim, um ano depois, voltamos a pedir isso. Porque, um ano depois, não temos vacina em quantidade suficiente e os números são iguais ou piores do que aqueles da primeira onda de 2020. Um déjà-vu macabro.

Nessa batalha dos 10 dias contra o coronavírus, enquanto não temos a nossa principal arma, que é a vacina, lutamos com o isolamento social, máscaras, higiene e conscientização. Com solidariedade e empatia. O poder público fará sua parte, como tem feito, para salvar vidas, com a fiscalização do cumprimento das medidas e ações de mitigação dos efeitos sociais e econômicos dessa pandemia. Como decretos, sozinhos, não salvam vidas, apelamos para que a população faça esse sacrifício, se proteja e proteja o outro. Duro mesmo é perder parentes e amigos para o coronavírus. Aconteceu comigo e com as famílias de outras 300 mil pessoas no Brasil.

Não é exagero dizer que, nesta pandemia, Niterói tomou ações de manual. Embora não houvesse exatamente um manual para lidar com um vírus desconhecido como este. Usamos a Ciência e as experiências internacionais. Primeira cidade no país a fechar as praias, sanitizar comunidades e bairros, distribuir 2 milhões de máscaras para os 500 mil habitantes, testar massivamente a população, construir o primeiro hospital exclusivo para o tratamento da Covid-19, o Hospital Oceânico, que inclusive já atingiu a marca de mil pessoas recuperadas. Tivemos taxas de mortalidade menores, engajamento da população.

Para reduzir os efeitos econômicos e sociais e salvar empregos, desde o ano passado a prefeitura injetou R$ 600 milhões. Instituiu em abril de 2020 programas como o Renda Básica Temporária, um auxílio de R$ 500 para 50 mil famílias, além de microempreendedores individuais, taxistas e motoristas de vans escolares. Com o Empresa Cidadã, mantemos 12 mil empregos ao pagar salários dos funcionários de 3 mil empresas. Na última quarta-feira, anunciamos o adiamento, por dois meses, das datas de pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS). Podemos dizer que todo aquele esforço de gestão dos últimos 9 anos para manter as contas ajustadas tem ajudado a salvar milhares de vidas e empregos na nossa cidade.

É fundamental reforçar que decretos isoladamente não salvam vidas, mas sim a atitude conjunta, de entendimento e empatia de toda a sociedade. Enquanto você lê este artigo, quatro pessoas perderam a vida para o coronavírus no Brasil. Outras tantas foram diagnosticadas, internadas ou intubadas. Ficar em casa por esses 10 próximos dias pode poupar muita dor pelo resto da vida. Pense nisso. Use máscara , não aglomere e mantenha o isolamento social.

*Prefeito de Niterói



----------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PERÍODO EMERGENCIAL PARA PREVENÇÃO DA COVID-19: conheça as restrições para o período de 26/03 até 04/04 e outras medidas da Prefeitura  






2 comentários:

  1. Quais os feriados que foram antecipados e quais suas devidas datas de antecipação de acordo com cada uma?

    ResponderExcluir
  2. A antecipação de feriados foi inciativa do governo estadual.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.