domingo, 10 de janeiro de 2021

Novo secretário de Educação de Niterói, Vinícius Wu, apresenta prioridades da atual gestão para a pasta

 

Matéria publicada hoje na Coluna "Fome de Quê?", de Ana Cláudia Guimarães, no Globo Niterói, ouviu o secretário municipal de Educação, Vinícius Wu.

Convidei o secretário Wu pela sua experiência na gestão pública e pelos seus conhecimentos em ferramentas tecnológicas para aprimorar a gestão. A educação pública vem avançando em Niterói e, durante a gestão do prefeito Rodrigo Neves, reverteu um processo de declínio e avançou mais de 40% na nota do IDEB, mas ainda há muito por se fazer.

Como bem destacou o secretário, o grande desafio no início da atual gestão é retomar a rotina escolar, evitar a evasão dos alunos e repor o tempo perdido em função do pandemia, que paralisou as atividades presenciais nas escolas.

Também são prioridades seguir avançando na atualização do Plano Pedagógico, no aprimoramento tecnológico e na adequação da rede de equipamentos de educação, para ajusta-la à demanda por vagas de matrícula, onde ainda for necessário, considerando que nos últimos 8 anos foram entregues 26 novas escolas. Niterói é considerada uma das cidades que mais investe em educação no país.

Niterói agora buscará ser destaque também na qualidade da sua educação.

Axel Grael
Prefeito
Prefeitura de Niterói



-----------------------------------------------


Vinicius Wu, novo secretário de Educação de Niterói, quer grupo multidisciplinar para discutir volta das aulas presenciais Foto: Divulgação


Novo secretário de Educação de Niterói vai criar gabinete de crise para tratar da volta às aulas


Uma das prioridades de Vinicius Wu é resgatar alunos que abandonaram os estudos durante a pandemia

Começa o grande desafio de dois anos em um para a nova gestão da Secretaria de Educação de Niterói, comandada por Vinicius Wu (foto), historiador e doutor em Comunicação. Para aprimorar o processo educacional da cidade, recuperar o conteúdo do ano de 2020 e garantir o retorno de professores e alunos de forma segura, será criado um gabinete de crise, integrando outras esferas municipais.

Entre as prioridades de Wu, que analisa experiências de sucesso em outros países e aqui no Brasil, está o resgate de alunos que abandonaram o estudo durante a pandemia:

— Baseio-me em três pressupostos para a retomada das aulas de forma segura: primeiro, ação transversal ao governo. Precisamos de apoio de secretarias como as de Saúde e Assistência Social. O segundo é tornar a escola atrativa, o ambiente, acolhedor, com bom material didático para os alunos. E o terceiro é dar segurança sanitária para que profissionais de educação e alunos retornem. A princípio, o retorno das aulas será de forma híbrida.<SW>

O novo ano letivo está previsto para começar em março. Vinicius Wu quer — assim como há em qualquer cidade com bons resultados em educação — uma gestão profissional na direção das escolas. Para isso, investirá na capacitação de professores e gestores e na criação de bons conteúdos:

— Precisamos resolver questões básicas, com muita segurança e a ajuda de todos. A cidade tem condições de oferecer conteúdos com linguagens de games, por exemplo, criar um ambiente lúdico e atrativo. Podemos criar, no futuro, um studio maker para que professores gravem aulas. Vamos empacotar os conteúdos, pensar em aplicativos, trazer inteligência para nossa escola. Não adianta distribuir equipamentos eletrônicos se não tivermos um conteúdo pedagógico para que os alunos utilizem os aparelhos de forma correta.

O fato é que Wu, conhecido por sua versatilidade e pelo otimismo, encontrou problemas crônicos na Educação de Niterói. A cidade, que tem R$ 700 milhões em caixa, está com o Ideb em 5.5, abaixo da meta nacional, que é 6.1. Niterói está atrás de municípios como Areal (6.0), Búzios (5.8) e Bom Jesus de Itabapoana (6.1), entre outros. Os alunos, que deveriam ser os protagonistas, estiveram, até agora, em segundo plano na rede municipal.

— Não comento sobre gestões anteriores, já que não estava aqui. Eu pretendo, agora, pôr a energia no processo de aprendizado para tentar fazer com que o ambiente escolar esteja voltado para isso. Criaremos um escritório de projetos dentro da secretaria para cobrar prazos, resultados, metas das escolas. Precisamos evitar, a todo custo, que a pandemia sirva à consolidação das desigualdades sociais do Brasil. O resultado não pode ser o aumento da exclusão — diz.

Wu, criador do Gabinete Digital, é vencedor de quatro prêmios nacionais em gestão pública e de três prêmios internacionais, entre eles o do Bird e o da ONU.

Para ele, desejo sorte e sucesso. Se tivermos que esperar a vacinação para tudo entrar em ordem, os alunos vulneráveis ficarão mais um ano sem aula. E sem educação uma cidade não vai a lugar algum.

Fonte: O Globo Niterói

-----------------------------------------------


Comentário do secretário Vinicius Wu na sua página no Facebook:


"No jornal O Globo (Niterói) de hoje falo sobre o grande desafio da educação em 2021: minimizar os efeitos da pandemia sobre a escola pública. Será preciso mobilizar diferentes áreas de governo e investir em tecnologia e inovação. O prefeito Axel Grael tem nos dado todo apoio!

E para enfrentar este período, vamos agir com base em três eixos:

1. AÇÃO TRANSVERSAL: mobilizando diversas áreas governo. É preciso combater a evasão escolar articulando diferentes programas sociais e políticas públicas. As políticas de saúde, assistência social e educação devem ser integradas. Além disso precisamos investir em cultura, esporte e inovação no ambiente escolar promovendo o reencantamento dos alunos em relação às escolas.
2. ACOLHIMENTO: atenção total aos alunos/as no retorno às atividades. Será preciso abraçar, de todas as formas, alunos e professores neste retorno. Um projeto específico de saúde mental nas escolas será necessário. Precisamos oferecer boas condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e investir no acesso à banda larga de qualidade.
3. SEGURANÇA SANITÁRIA: é preciso proteger os profissionais da educação e alunos/as, consolidar protocolos, oferecer equipamentos de proteção individual, sanitização, materiais de limpeza etc. Em 2020, Niterói se posicionou enquanto referência no combate à pandemia da COVID-19. Vamos enfrentar o tema na educação com a mesma seriedade, responsabilidade e respeito à vida!

Finalmente, vale ressaltar que este é um esforço que deve envolver toda a cidade! Devemos evitar que a pandemia aprofunde as desigualdades em termos de direitos e oportunidades educacionais. Nenhuma criança pode ficar para trás. E é preciso ter uma atenção especial para com os mais pobres. Não podemos permitir que a pandemia amplie ainda mais as desigualdades sociais, econômicas e raciais.

Vamos precisar de todo mundo!"



Um comentário:

  1. MEU QUERIDO PREFEITO, BOA NOITE !
    ACHEI O BLOG MUITO INTERESSANTE, MAIS EM NOME DE TODOS MORADORES ANGUSTIADOS DO MARALEGRE EM PIRATININGA, GOSTARIAMOS DE NOTICIAS REFERENTE AO ASFALTO E DRENAGEM DO NOSSO BAIRRO, POIS JA FOMOS ACIONADOS INUMERAS VEZES PARA VER PROJETOS E ASSINATURA DE CONTRATO, MAIS ATE AGORA SÓ FICAMOS NA PROMESSA E SEM SE QUE QUALQUER NOTICIA E RETORNO QUANTO AO ASSUNTO, POIS O ÚNICO ANJO DA GUARDA QUE NOS AUXILIAVA FALECEU (CARLOS BOECHAT) E NINGUEM FALOU NADA ! PREFEITO VOTAMOS NO SENHOR ! POR FAVOR NOS DE ALGUMA NOTICIA !

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.