sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

NITERÓI PRONTA PARA VACINAÇÃO: Preparação de Niterói para a vacinação contra a COVID-19 é destaque na imprensa

 

A Prefeitura de Niterói estruturou um plano de vacinação, com a definição de 100 locais de aplicação da vacina, incluindo sistemas de drive thru e agendamento através do aplicativo Dados do Bem que estará disponível no momento certo, quando as vacinas chegarem. A preparação das equipes, a logística de armazenamento e distribuição das vacinas e a aquisição das seringas e demais equipamentos necessários para desenvolver o trabalho de imunização da população também estão providenciados.

Dependemos agora da aprovação das vacinas pela ANVISA e a confirmação da distribuição para que a campanha de vacinação tenha início na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, às 10:00, como informou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no encontro com prefeitos organizado pela Frente Nacional de Prefeitos - FNP, da qual eu participei.

As providências tomadas por Niterói estão tendo ampla divulgação e recebem elogios na imprensa, como pode ser visto no artigo abaixo do jornal A Tribuna e em outras matérias como as listadas a seguir:

  • SBT: O Secretário de Saúde de Niterói informou, ao vivo, que a cidade já está pronta para iniciar o processo de vacinação no próximo dia 20. “Com a chegada da vacina, em menos de um dia, conseguimos organizar e disponibilizar todo o processo de vacinação, seguindo o Programa Nacional de Imunização”, afirmou Rodrigo Oliveira. Isabele Benito comentou que “Niterói saiu na frente com a logística e compra de seringa”. https://empauta.com/u/vd75c11302904.mp4
  • RJ1: Edimilson Ávila comenta que diante desse momento de vacinação é importante os municípios estarem preparados. Informa que o município de Niterói parece estar mais bem organizado, e comenta que já tem 100 pontos de vacinação preparados no município. Reforça também que a região vai seguir o que diz o Ministério da Saúde, começando a vacinação dia 20 às 10 horas da manhã, de acordo com o planejamento do Governo Federal. https://globoplay.globo.com/v/9181500/programa/?s=0s 
  • G1: Uma reunião agendada para a próxima segunda, com todos representantes dos municípios do Rio, vai acertar detalhes de logística para o início da vacinação contra a Covid-19 no estado. Niterói afirma que a primeira fase da vacina contará com 100 pontos. Na primeira fase, receberão a vacina na cidade: os profissionais de Saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência, como casas de repouso e abrigos. Os idosos acima de 60 anos serão imunizados na própria instituição onde vivem, em horários agendados pela equipe de vacinação da SMS. A vacinação para profissionais de saúde será feita nas unidades onde eles trabalham, sejam públicas ou particulares. Já os profissionais autônomos deverão procurar uma das 54 salas de vacinação da rede básica mais próxima de sua residência, com o documento de registro profissional. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/01/15/veja-o-que-ja-se-sabe-sobre-a-vacina-contra-a-covid-19-no-rj.ghtml

A divulgação de maiores detalhes sobre a vacinação será feita assim que houver a definição da quantidade de doses que o Ministério da Saúde disponibilizará para Niterói. Segundo o ministro, a medida que houver disponibilidade de vacinas, as doses serão distribuídas para os municípios de forma proporcional, sem esclarecer qual será o critério de proporcionalidade.

Mas, independente da quantidade e da data da chegada da vacina, Niterói está pronta para cumprir o seu papel.

Axel Grael
Prefeito


-----------------------------------------------------


Vacinação deve começar na próxima quarta, diz Grael





O prefeito de Niterói Axel Grael (PDT) informou que a vacinação contra Covid-19, em todo o país, deve iniciar, simultaneamente, na próxima quarta-feira (20), às 10h. Ele afirma que a informação foi passada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião por videoconferência com mais de 130 prefeitos, realizada na manhã de quinta-feira (14). De acordo com o Ministério da Saúde se a Anvisa aprovar até domingo serão distribuídas 8 milhões de doses: AstraZeneca e Coronavac.

“Hoje [quinta-feira – 14], mais cedo, participei de uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e mais de cem prefeitos, para falarmos do processo de vacinação. A reunião foi promovida pela Frente Nacional de Prefeitos. De acordo com o número de doses que forem recebidas estaremos cumprindo as regras e ordens de prioridade”, explicou Axel em pronunciamento nas redes sociais.

O planejamento de imunização de Niterói terá mais de 100 pontos de vacinação contra a Covid-19 para a primeira fase, que começa na próxima semana. Nesta etapa, receberão a vacina profissionais de Saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência, como casas de repouso e abrigos. A data de início depende da aprovação da Anvisa, que está analisando os pedidos de uso emergencial dos imunizantes, e da chegada, ao Brasil, de doses de vacina já compradas pelo Ministério da Saúde.

Os idosos acima de 60 anos serão imunizados na própria instituição onde vivem, em horários agendados, pela equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação para profissionais de saúde será feita nas unidades onde eles trabalham, sejam públicas ou particulares. Já os profissionais autônomos deverão procurar uma das 54 salas de vacinação da rede básica mais próxima de sua residência, com o documento de registro profissional.

Para 2021, segundo o assessor especial do Ministério da Saúde, Aírton Cascavel, já estão contratadas 354 milhões de vacinas, que chegarão de forma escalonada. Ainda de acordo com Cascavel, após as 8 milhões de doses de janeiro, a previsão é de 30 milhões para fevereiro e 80 milhões para abril, assim por diante.

Axel Grael reforçou que Niterói está pronta para iniciar a vacinação. Haverá, na cidade, 54 pontos de vacinação nas unidades de saúde do município, além de drive-thru no Caminho Niemeyer. O início da campanha ainda depende da aprovação, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do uso emergencial das vacinas Coronavac/Butantan e da AstraZeneca/Fiocruz.

“Niterói está pronta para iniciar a vacinação, com insumos necessários e equipes preparadas. Haverá 54 pontos de vacinação nas unidades de saúde de nosso município, além de drive-thru no Caminho Niemeyer”, afirmou Grael.

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, que representa cidades acima de 80 mil habitantes, explicou nas suas redes sociais que o objetivo da reunião virtual foi cobrar um posicionamento urgente sobre como e quando se dará a imunização dos brasileiros. De acordo com nota da FNP Donizette falou que as doses serão distribuídas para 5 milhões de brasileiros, devido às particularidades nos intervalos de aplicação da segunda dose. A AstraZeneca tem um intervalo maior de três meses e a Coronavac três semanas.

A reunião também tratou sobre outros temas como priorizar os profissionais da educação nesse primeiro lote de vacinação ao invés de deixá-los na quarta fase, como previsto no plano de imunização.

A primeira fase prioriza os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades que apresentem maior chance de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

OUTRAS CIDADES

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo ainda não foi comunicada oficialmente sobre o início da vacinação contra covid-19. Já em Itaboraí a Prefeitura informou que o município irá seguir o calendário do Plano Nacional de Imunização. Na quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde reuniu os coordenadores das unidades de saúde básica para implementar o cronograma de ações atendendo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Na reunião, foi criado também o Comitê Municipal de Acompanhamento da Vacinação composto por profissionais de saúde, com expertise em imunização, para acompanhar o processo.

As prefeituras de Maricá e Rio Bonito foram procuradas mas não se manifestaram até o fechamento dessa edição.

Fonte: A Tribuna







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.