terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Um breve vídeo sobre o legado científico de Johanna Döbereiner



Assista ao vídeo acima, da Academia Brasileira de Ciências, e conheça o trabalho dessa brilhante engenheira agrônoma sobre bactérias fixadoras de nitrogênio, crucial para que o Brasil se tornasse o segundo maior produtor de soja do mundo.



Quando fui estudante de engenharia florestal, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, tive a honra e a felicidade de conhecer a Dra. Johanna Döbereiner, um dos grandes nomes da ciência brasileira. Nascida na República Tcheca, migrou ainda jovem para o Brasil onde desenvolveu o seu trabalho científico, tendo se destacado pelas pesquisas sobre a associação de bactérias com as raízes e como estas promovem a fixação de nitrogênio e outros elementos fundamentais para as plantas. Trabalhou na Embrapa e na Universidade Rural.

A descoberta teve grande impacto sobre a agricultura mundial, pois reduziu drasticamente a dependência sobre fertilizantes químicos e deu um enorme impulso ao cultivo de leguminosas, como a soja. Em 1997, a Dra Döbereiner foi indicada para o Prêmio Nobel de Química.

Tornei-me amigo do filho de Johanna, Christian, com quem trabalhei na área de consultoria ambiental.

Axel Grael








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.