quinta-feira, 27 de março de 2014

Obra da Companhia Destacada do Morro do Estado está pronta e será inaugurada nesta sexta feira




A Prefeitura de Niterói concluiu esta semana obras da nova base da Companhia Destacada da PM do centro que está sendo construída no morro do Estado. A unidade, que já foi entregue à Polícia Militar, será inaugurada na sexta-feira, 28 de março.

O prédio da companhia destacada tem agora dois andares, dois alojamentos, recepção, salas para o comandante e de reunião, cozinha, refeitórios, banheiros, internet, toldo, tratamento paisagístico e nova acessibilidade, além de ser totalmente climatizada.

A secretária-executiva da prefeitura de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, explica que a prefeitura está reforçando as políticas públicas para oferecer perspectivas diferenciadas para a segurança pública. No último fim de semana, ainda antes da inauguração, a prefeitura realizou uma ação social na comunidade, com tendas oferecendo serviços como medição de glicemia e pressão arterial, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e eventos culturais e esportivos.

"A Companhia Destacada é uma forma de atuação que envolve muito mais do que a segurança. Ela envolve cidadania, porque são ações integradas dos serviços públicos, de responsabilidade da prefeitura, dos serviços da sociedade civil e de outras instituições como Sesc, Sebrae, entre outras, voltados para que os moradores desta comunidade avancem no processo de adquirir mais do que segurança, e sim direitos, paz e acesso igualitário aos serviços".

Outro ponto importante a destacar, de acordo com a secretária, é que a companhia parte de um outro princípio.

"A ideia é que ela seja um ponto de apoio não só para a comunidade, mas com o seu entorno. É um pouco um contraponto de um serviço voltado exclusivo para uma área. Atenderá a todo o centro de Niterói, buscando de uma maneira mais organizada criar um mecanismo que vá permitir a derrubada das paredes da "cidade partida", porque o Morro do Estado tem que estar inserido no centro da cidade."

Para Maria Célia, a iniciativa será ajustada de acordo com necessidades específicas: "É uma proposta que vai amadurecer de forma cuidadosa e atendendo a características do local. Temos a expectativa de que é um contraponto muito importante para essa questão que aflige a todos nós nos nossos direitos mais fundamentais, como o direito de ir e vir. Estamos trazendo para Niterói um trabalho que apresenta uma lógica diferenciada e que pode oferecer uma experiência bem-sucedida para o nosso estado e até para outras cidades do porte de Niterói no país".

O comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Gílson Chagas, destacou a parceria com a Prefeitura de Niterói.

"A Prefeitura é uma grande parceira da Polícia Militar. A integração entre a Prefeitura, Polícia Militar e comunidade facilita muito a área de segurança." afirmou.

A Companhia Destacada do centro tem 130 policiais. Além do morro do Estado, a Companhia Destacada da PM no centro ganhará outra base, a ser instalada no Morro do Palácio, no Ingá.

Fonte: Prefeitura de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.