domingo, 16 de março de 2014

Alameda São Boaventura pode ganhar ciclovia em toda sua extensão


Ideias foram apresentadas durante reunião realizada na manhã deste sábado, na sede do Instituto Baía de Guanabara (IBG), no Horto do Fonseca. Foto: Fotos: Julio Silva

Marcelo Almeida

Uma das propostas é que percurso passe sobre canal e pelas baias dos ônibus, o que exigirá obras para adequar espaço. Após conclusão, plano será enviado para avaliação da Emusa

O Programa Niterói de Bicicleta planeja implantar uma ciclovia por toda a extensão da Alameda São Boaventura, no Fonseca, bairro da zona norte de Niterói. A iniciativa foi apresentada neste sábado durante o Sexto Encontro do Plano Cicloviário Participativo de Niterói, realizado durante a manhã no Instituto Baía de Guanabara (IBG), no Horto do Fonseca. O coordenador do programa, Argus Caruso, disse que já existe uma proposta para que seja criada a ciclovia, mas o projeto ainda está em fase de estudos.

Depois de concluído, o plano será enviado para a Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), que vai avaliar de que forma a ciclovia será implantada, para que a obra se torne mais viável.

“É difícil afirmar hoje como vai ser o percurso, pois ainda está sendo estudado, mas a ideia é que a faixa destinada às bicicletas fique sobre o canal. Para isso, é preciso abrir espaço também nas baias dos ônibus, que vai demandar toda uma reestruturação daquela configuração que existe hoje”, afirmou Caruso.

Ainda foram apresentadas na reunião, outras possíveis vias da Zona Norte que podem receber tanto ciclovias (com barreiras físicas entre o espaço dos carros e das bicicletas) como ciclofaixas (apenas com o espaço delimitado na pintura no chão). Argus Caruso argumentou que a ciclofaixa é mais democrática e força o motorista a aprender a respeitar o espaço do ciclista, mas em contrapartida é mais perigosa. Por isso, em alguns pontos onde o fluxo de veículos é mais intenso, o uso de barreiras e segregações se faz necessário.

“O programa não é apenas para incentivar o uso da bicicleta como meio de lazer, mas também de transporte. Temos planos de instalar bicicletários para que a população possa deixar suas bicicletas em local seguro. Estamos em diálogo com a CCR para viabilizar um local na Estação nas Barcas, no Centro, e ainda em outros pontos”, informou.

No final da reunião, os participantes puderam apontar em um mapa os locais em que acham importante a instalação de espaços exclusivos aos ciclistas, para que desta forma se possa traçar a real necessidade dos ciclistas da região. Através dessa sugestão dada pelos próprios ciclistas, a Prefeitura pretende planejar as ações que serão realizadas na região.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.