sábado, 17 de julho de 2010

Lars Grael é destaque no S40 Celfin Capital


Dono de duas medalhas olímpicas compete pela segunda vez num barco estrangeiro no maior evento náutico da América Latina


Lars Grael, um dos melhores velejadores do Brasil, dono de duas medalhas olímpicas, veste o uniforme de uma equipe estrangeira pela segunda vez na Rolex Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico da América Latina. Depois de comandar o Fortuna III, da Armada Argentina, em 2008, ele é o tático do S40 Celfin Capital, do Chile. A competição começa neste domingo e prossegue até o dia 24, no Yacht Club de Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

Lars conhece um grupo de velejadores chilenos desde que integrou uma equipe de J24 do país. Um deles, Lucho Hermán, ficou muito amigo de Lars e agora surgiu o convite para integrar o Celfin Capital, do comandante Jorge Errázuris Grez. "Dois filhos do Lucho integram a tripulação. Estamos todos conhecendo o Soto 40, um barco muito rápido e bom de velejar", disse o brasileiro, que no ano passado foi o tático do Sorsa III, de Celso Quintella.

De acordo com Lars, a Rolex abre a preparação do Celfin Capital para o torneio de Chiloé, no Chile, em janeiro de 2012. "O Chile comprou sete S40 de uma vez e o grande o objetivo do comandante é vencer em Chiloé, uma espécie de Rolex Ilhabela do país. Eles vão competir durante este ano e o ano que vem todo para chegar no evento e buscar a vitória."

O espanhol não é dificuldade para Lars. Quando criança morou três anos em Uruguaiana, na fronteira com Paso de los Libres, na Argentina. Depois competiu algumas vezes com tripulações argentinas, na Europa. "Não tenho problema nenhum com a língua e rapidamente devemos ganhar entrosamento", lembrou o velejador, que não poderá participar de todas as etapas do Circuito Brasileiro de S40, que começa em agosto. "A minha prioridade é a Classe Star e a campanha para a Olimpíada de Londres, em 2012", completou o atleta, que perdeu a perna direita numa acidente em 1998 em Vitória (ES).

A edição de 2010 da Rolex terá nove barcos na Classe S40, sendo quatro brasileiros, três argentinos, um uruguaio e um chileno. Mais uma vez, como ocorre no Star, Lars será adversário do irmão Torben, tático do Mitsubishi/Gol, na competição.

Os veleiros entram na água neste domingo. As regatas começam com o desafio Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, que terá largada às 9h30 no Canal de Sebastião. A prova terá 55 milhas náuticas ou cerca de 101 quilômetros. Os barcos menores disputam a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste (27 milhas ou 50 km), enquanto os veleiros da Classe HPE25 disputam o Troféu Renato Frankenthal, em um percurso de 20 milhas (37 km), a partir das 10 horas.
-----
Fonte: site oficial do RISW 2010 (17 de julho de 2010 - 14h12): http://migre.me/XX7s

Um comentário:

  1. Axel, obrigada pela informação e boa sorte para os tripulantes do Soto 40.
    Bons Ventos!!

    Um abraço.
    Rosemary Q.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.