Não são somente os velejadores que sabem as dificuldades de se estar a sotavento (localizar-se do lado oposto à direção do vento em relação a algo). Numa regata, um barco que lidera outro, procura sempre coloca-lo a sotavento como forma de tomar-lhe o vento e impedir que o mesmo lhe tome a posição. É o que chamamos de marcação. Por sua vez, o barco de sotavento faz tudo para sair daquela posição desfavorável.
Em meio ambiente, estar a sotavento de uma fonte de emissão de poluentes atmosfériccos também é uma grande desvantagem.
Um novo regulamento que acaba de ser aprovado pelo órgão ambiental federal americano (EPA) estabelece regras mais rígidas para proteger as comunidades situadas a sotavento de fontes fixas de poluição do ar, como as Usinas Termoelétricas e indústrias, pois estas são mais vulneráveis a doenças respiratórias (como a asma) e cardiorrespiratórias. A nova norma surgiu dos conflitos gerados por poluidores que afetam comunidades do outro lado da fronteira entre estados e acabou se generalizando para todas as situações em que bairros são atingidos. Os responsáveis por esta poluição terão que se adequar a padrões bem mais restritivos de emissão.
.Coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 17/07/2010.
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Veja a seguir a informação do site do EPA: http://www.epa.gov/airtransport/
Ozone and fine particle pollution cause thousands of premature deaths and illnesses each year. These pollutants also reduce visibility and damage sensitive ecosystems.
EPA is taking an important step to protect public health, help states reduce air pollution, and attain clean air standards. The proposed Transport Rule would improve air quality in the eastern US by reducing power plant emissions from 31 states and the District of Columbia.
This proposal would require significant reductions in sulfur dioxide (SO2) and nitrogen oxides (NOx) emissions that cross state lines. These pollutants react in the atmosphere to form fine particles and ground-level ozone and are transported long distances, making it difficult for other states to achieve national clean air standards.
By 2014, the rule and other state and EPA actions would reduce power plant SO2 emissions by 71 percent over 2005 levels. Power plant NOx emissions would drop by 52 percent.
States covered by the Transport Rule:
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