sábado, 24 de julho de 2010

Baleias e barcos: um incrível incidente na África do Sul

Moby Dick





Fotos do incidente: uma baleia-franca salta sobre uma embarcação nas proximidades da Cidade do Cabo, África do Sul. Fonte: www.capetownsailing.co.za
.
Nos últimos dias, circulou na mídia náutica internacional a incrível notícia do ataque de uma baleia a um veleiro, no litoral próximo à Cidade do Cabo, na África do Sul. O animal era uma baleia-franca, com cerca de 40 toneladas. O barco, com cerca de 10 metros, era tripulado por um casal. De acordo com as informações, a baleia saltou sobre o barco, chegando a quebrar o mastro. Os tripulantes nada sofreram, mas não se pode dizer o mesmo sobre o animal.
.
Segundo Paloma Werner, que estava a bordo, depois de chocar-se contra o barco, a baleia escorregou de volta para o mar, mas feriu-se com o choque, tendo sido encontrados - posteriormente - pedaços de sua pele no convés. O incidente ocorreu no domingo, dia 18, causando surpresa, estranheza e já levantando muita polêmica. Autoridades responsáveis pela proteção à fauna, do Departamento de Meio Ambiente do governo sul-africano, decidiram abrir uma investigação após receberem denúncia de que um grupo de embarcações estaria perigosamente provocando os cetáceos.
.
Incidentes como este não são raros. Em 2005, o Brasil 1, barco comandado por Torben Grael e que participou da Volvo Ocean Race (regata de volta ao mundo), também chocou-se com uma baleia. Dessa vez, próximo ao litoral brasileiro. No acidente, o tripulante brasileiro Joca Signorini teve uma costela fraturada.
.
Baleias atraem a curiosidade e o interesse de muita gente. A observação do seu comportamento no ambiente natural é uma das modalidades de turismo que mais cresce, beneficiando regiões como Santa Catarina, Patagônia e, também, África do Sul. No entanto, essa atividade deve ser bem planejada, contando com a ajuda de profissionais especializados para que não gere riscos para as baleias ou para seus observadores. Na dúvida, e para o bem de todos, é prudente que os barcos mantenham sempre uma boa distância das baleias.
---
Da coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 24 de julho de 2010.
---
Veja no link, a seguir, o vídeo do incidente.

2 comentários:

  1. Na verdade acredito pamente nas baleias. Deviam estar executando manobras com o barco que encurralaram o animal que só se defendeu e se feriu. A CONSCIÊNCIA CONTINUA CURTA.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito na baleia, com certeza estava sendo provocada. Sentiu-se acuada e reagiu fugindo, mas machudada. Devia haver denúncia na polícia e sentença.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.