Opiniões e notícias: Niterói, políticas públicas, Projeto Grael, náutica, meio ambiente, clima, sustentabilidade e outros assuntos.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Cheonggyecheon: em SEUL, Coreia, um viaduto construído sobre um rio é demolido e dá lugar a um parque fluvial
Antes era assim. O viaduto dividia a cidade, passando por algumas das áreas mais importantes. A sua demolição foi muito criticada pois temia-se que fosse criar um caos nas ruas, uma vez que o viaduto era considerado indispensável ao pesado trânsito da cidade. Não foi o que se verificou. O viaduto desapareceu e o parque foi inaugurado na época da Copa do Mundo do Japão/Coreia. A cena do viaduto de Cheonggyecheon passando rente aos prédios se parece com o que vemos em muitas outras nas nossas cidades. No Rio de Janeiro, a Linha Vermelha e outros viadutos se parecem muito com a imagem a foto acima. Assim como em Seul, no Rio de Janeiro já se fala em se livrar dos viadutos para dar lugar a espaços mais humanos e belos na cidade. A Prefeitura anunciou o projeto de demolição do Viaduto da Perimetral, na Zona Portuária, como parte do esforço de revitalização da região. A experiência de Seul é um bom paradigma para que a gente possa sonhar com uma cidade mais voltada para o cidadão e menos para o automóvel.
Onde havia o viaduto, agora há uma área verde e um rio com águas limpas
Onde reinava o automóvel, hoje tornou-se uma área verde aprasível e atraente para o usufruto das pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.
SOU, FUI E SEMPRE SEREI MUITAS COISAS: Prefeito de Niterói. Casado; engenheiro florestal; ambientalista; ONGueiro desde a adolescência; descendente de dinamarqueses, alemães, italianos, etc; velejador; paulista; empreendedor social; dirigente de órgãos públicos; consultor ambiental com projetos desenvolvidos na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga; metido a tenista; niteroiense de raízes (família), de residência e de coração; empresário; dirigente de clube esportivo; fellow do programa LEAD; ex-doutorando em Geografia (UFRJ); ex-colunista de jornal; aficcionado por história e cartografia; servidor público concursado (Prefeitura do Rio de Janeiro); palestrante sobre temas ambientais, políticas públicas, movimento ambientalista e projetos sociais; blogueiro e eventualmente professor.
E ENTÃO, QUEM SOU EU?
Sou um cara que sempre se mete num monte de coisas ao mesmo tempo, mas que de uma forma ou de outra, consegue fazer essas coisas andarem para a frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.