sábado, 11 de abril de 2020

CORONAVÍRUS: Hotel arrendado para abrigar a população de rua de Niterói tem 49 hóspedes



Uma das medidas sociais adotadas pela Prefeitura de Niterói no combate à pandemia da COVID-19 foi arrendar um hotel no Centro de Niterói para abrigar a população de rua, de forma que possam também cumprir a quarentena. A matéria abaixo refere-se à logística estruturada pela prefeitura para abrigar este contingente, que na data de 11 de abril de 2020 já tinha recebido 49 hóspedes.

As pessoas em condição de rua são abordados pelas equipes especializadas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - SASDH, muitas vezes acompanhados pela própria secretária Flávia Mariano, para convence-los a aceitar o convite para ficar no hotel.

Ao aceitar o convite, os interessados assumem o compromisso de permanecer em isolamento e de se submeter às regras de convívio estabelecidas. No hotel, há equipes de atendimento composta por psicólogo, profissionais de saúde, educadores sociais e outros profissionais de apoio.

É importante lembrar que durante a gestão do prefeito Rodrigo Neves a capacidade de atendimento dos abrigos da cidade triplicou. Os abrigos oferecem alimentação, hospedagem e cuidados com a saúde dos abrigados, além de programas profissionalizantes para a inclusão social.

Niterói continuará trabalhando para que ninguém fique para trás e para que a cidade vença a batalha contra o coronavírus. Vamos em frente!

Axel Grael
Coordenador das Ações Sociais do Gabinete de Crise do COVID-19

Secretário 
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG 
Prefeitura de Niterói



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Hotel arrendado em Niterói para população em situação de rua tem 46 hóspedes


Ao se hospedarem, usuários passam por atendimento social e de saúde para cumprir isolamento social
Berg Silva/ Prefeitura de Niterói


Local conta com 70 vagas no total

A iniciativa da Prefeitura de Niterói de arrendar um hotel no Centro da cidade para que a população em situação de rua possa cumprir o isolamento social com segurança, já apresenta resultados positivos. Das 70 vagas disponibilizadas, 46 já foram preenchidas. E o Município está se preparando caso seja necessário a abertura de mais vagas para atender a novas demandas de acolhimento.

“Esse hotel atende a homens e mulheres adultos que não estejam infectados, que concordem e queiram estar no isolamento social. Até o momento, nenhuma dessas pessoas saiu ou pediu para ser desligado do acolhimento. Estão aqui contribuindo com a saúde deles e com a saúde da população”, afirma a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói, Flávia Mariano. “Isso já é reflexo da conscientização do trabalho que vem sendo feito para o enfrentamento da doença”, completa.

Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói, em parceria com a equipe do Consultório na Rua, projeto da Fundação Municipal de Saúde, está reforçando as abordagens de prevenção e informação sobre o novo coronavírus. As ações acontecem em todos os bairros da cidade, diariamente.

Para ter acesso a uma vaga no hotel, após a abordagem feita pelas equipes nas ruas, os usuários passam por atendimento social, que é realizado por equipe especializada no Centro de Referência a População em Situação de Rua, o Centro Pop, responsável pela regulação da vaga de acolhimento.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, explica que todas essas pessoas antes de entrarem no hotel assinam um termo de compromisso para cumprir o isolamento social.

“O isolamento social é para todos, até para pessoas em situação de rua. Estamos fazendo de tudo para que os impactos sociais e econômicos gerados pela pandemia sejam os menores possíveis em nossa cidade. No hotel, eles recebem todas as refeições, além de terem acesso ao atendimento e acompanhamento com as equipes técnicas da assistência social e da saúde, que estão disponíveis 24 horas para esta população. Estamos nos preparando caso seja necessário ampliar a oferta de vagas e atender a novas demandas de acolhimento”, enfatiza Axel.

Luciano Costa é um dos acolhidos no hotel e conta como a iniciativa está sendo importante para ele neste momento tão delicado.

“A gente, em situação de rua, pode pegar o vírus também. Essa ajuda da Prefeitura em nos dar um lugar para dormir, fazer nossas refeições e um local para higiene é muito importante. Aqui, nós temos atendimento, cama limpa, álcool em gel, lençol, toalha e tudo que a gente precisa. Espero que os outros que ainda não vieram, possam vir também”, diz ele.

A secretária Flávia Mariano ressalta, ainda, que todos os Centros de Acolhimento estão funcionando. Ela reforça que os espaços estão preparados de acordo com as normas de higiene e prevenção à Covid-19, para receber quem quiser ser acolhido. Além disso, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) funcionam de segunda à sexta, das 11h às 15h para atender a população.

“As equipes da Assistência Social e do Consultório na Rua também estão fazendo um rastreamento de pacientes sintomáticos. Além da avaliação dos acolhidos nos centros de acolhimento da Prefeitura todos os dias, fazem orientações sobre os cuidados com a saúde, para que eles se sintam mais seguros em relação à prevenção da doença”, pontua Flávia.

Fonte: O Fluminense





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