terça-feira, 25 de novembro de 2025

NITERÓI É RECONHECIDA COMO UMA DAS CIDADES MAIS AMIGAS DA BICICLETA NO MUNDO

 



Niterói lidera na implementação de políticas para a bicicleta na América Latina.

Mais um grande reconhecimento para Niterói. Um levantamento realizado pela organização dinamarquesa Copenhagenize, que publicou há poucos dias (novembro de 2025) um relatório com o Índice Copenhagenize e um ranking das cidades com a melhor política de incentivo à mobilidade por bicicleta, considerou Niterói como a melhor cidade da América Latina e a 43ª melhor do mundo.

Segundo informações do relatório, "o Índice existe por que a bicicleta é mais do que uma forma de transporte, mas uma lente através da qual se pode absorver como uma cidade funciona. Avaliar a performance cicloviária revela como cidades gerenciam o espaço, priorizam o as pessoas e como equilibram mobilidade e qualidade de vida. Ao mirar no uso da bicicleta, o Índice Copenhagenize captura o microcosmo do planejamento urbano em plena implementação: cidades que permitem o deslocamento por bicicleta seguro e confortável normalmente são aquelas que funcionam melhor para todos os seus cidadãos, independentemente de como cada um decide se deslocar".

Metodologia

A metodologia conta com 13 indicadores, distribuídos em 3 pilares, e as notas são atribuídas de 0 a 100, de acordo com as informações obtidas de cada cidade. Os pelares e indicadores adotados podem ser traduzidos da seguinte forma:

I - Pilar da Segurança e Conectividade da Infraestrutura (Nota de Niterói no pilar: 44,9)

1- Infraestrutura cicloviária
2- Bicicletários
3- "Traffic calming"
4- Segurança

II - Pilar do Uso e Acesso (Nota de Niterói no pilar: 38,8)

5- Participação do modal da bicicleta na mobilidade da cidade
6- Crescimento do modal da bicicleta
7- Percentual das mulheres nos deslocamentos por bicicleta
8- Sistema de bicicletas compartilhadas
9- Bicicletas de carga

III - Pilar da política e apoio (Nota de Niterói no pilar: 62,7)

10- Compromisso político
11- "Advocacy"
12- Imagem da bicicleta
13- Planejamento Urbano

A nota geral de Niterói foi de 45,3.

O relatório publicado apresenta o resultado para as 100 melhores cidades analisadas. Na listagem geral, Niterói está em 43° lugar, sendo que Fortaleza ficou em 69° lugar, Curitiba ficou em 92° e Rio de Janeiro em 93°. Veja, no quadro abaixo, as notas que Niterói obteve em cada um dos pilares em comparação com outras cidades:

Quadro produzido pelo autor com base nos dados do relatório do Copenhagenize Index.

O relatório dá destaque a Niterói também por outro motivo importante: 

O relatório aponta que Niterói é uma das cinco cidades, dentre as 100 monitoradas, que não teve acidente fatal entre 2020 e 2024.

Muito nos orgulha ter reivindicado como ambientalista, desde 1980, a implantação de ciclovias na cidade. Posteriormente, como vice-prefeito, damos início ao Programa Niterói de Bicicleta em 2013, uma política pública que lideramos ao longo do tempo que estivemos na Prefeitura de Niterói. Saímos praticamente do zero e chegamos a mais de 90 km de ciclovias. Temos as duas ciclovias mais movimentadas do Brasil e a maior proporção de mulheres e idosos pedalando no país. Enfrentamos resistências no início, mas soubemos fazer o debate com a cidade e mostrar os benefícios de uma cidade que pedala.

Hoje, Niterói é uma referência nacional e internacional de uma Cidade Amiga da Bicicleta e que caminha cada vez mais adiante em busca da sustentabilidade urbana.

Axel Grael
Prefeito de Niterói (2021-2024)


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Niterói é considerada a cidade mais amiga da bicicleta na América Latina

Niterói ficou em primeiro lugar na América Latina em um dos índices globais mais importantes da atualidade, o Copenhagenize, que avalia as cidades mais amigas da bicicleta. O município ficou na frente de Bogotá, Fortaleza, Guadalajara e Buenos Aires e alcançou o sétimo lugar entre as cidades não europeias. Já no ranking geral, Niterói ficou na 43° posição.

O Índice Copenhagenize é divulgado a cada dois anos. Em 2025, analisou 100 cidades de 44 países, por meio de uma metodologia baseada em diversos dados. Ao todo são três pilares: infraestrutura segura e conectada; uso e alcance; e políticas de apoio.

“É muito importante o reconhecimento do Índice Copenhagenize 2025. Isso reafirma a escolha de Niterói por um futuro mais sustentável e inclusivo, reconhecendo a bicicleta como elemento central da mobilidade urbana. Vamos seguir avançando, com investimentos que melhorem a vida de quem pedala na cidade”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Nos últimos 12 anos, Niterói se consolidou como referência em mobilidade sustentável. A Prefeitura expandiu a malha cicloviária que hoje alcança 90 quilômetros, incluindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas. A Avenida Marquês do Paraná tem a ciclovia mais movimentada do Brasil. Na quarta-feira passada (12), a ciclovia bateu mais um recorde diário de passagens: quase 7.500 ciclistas.

O NitBike, sistema gratuito de bicicletas compartilhadas, já ultrapassou 1,7 milhão de viagens, possui cerca de 150 mil usuários cadastrados e é um dos sistemas mais movimentados do país. O município também conta com o Bicicletário Arariboia, primeiro bicicletário público gratuito do Brasil, com 815 vagas, que também sedia o Polo Cicloviário Arariboia, focado na educação e cultura da bicicleta.

“Esse reconhecimento internacional confirma a consistência das políticas cicloviárias de Niterói ao longo dos últimos anos. Investimos em infraestrutura conectada, cultura da bicicleta, serviços públicos a quem usa a bicicleta, lazer e esporte. O resultado mostra que a cidade avançou de forma estruturada e segue sendo referência para o Brasil e para a América Latina na pauta”, afirmou o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

Fonte: Prefeitura de Niterói 


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