sábado, 9 de maio de 2020

PARNIT: cachorro do mato é reintegrado à natureza após tratamento veterinário





Soltura no ambiente natural.


Hoje, numa pausa na luta contra o coronavírus em Niterói, tive um momento de alegria no Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT (Parque da Cidade).

Christa e eu acompanhamos o chefe do parque, o geógrafo Alex Figueiredo, e membros da sua equipe, no trabalho de reintrodução à natureza de um cachorro-do-mato, que foi resgatado na Estrada Velha de Itaipu há cerca de uma semana. O animal estava ferido - provavelmente foi atropelado - e recebeu tratamento do médico veterinário Gabriel Munay Kindlovitz, que ajuda o parque como voluntário.

Segundo o veterinário, era uma fêmea jovem, que estava com lesões sem muita seriedade, mas encontrava-se bem debilitado, com bastante piolhos e parasitas que, segundo ele, indica baixa imunidade. O animal recebeu tratamento, exames clínicos (sangue, fezes) e estava pronto para voltar ao seu habitat.



Tratamento veterinário.

O cachorro-do-mato (Cerdocyon thous - Linneaeus, 1766), um canídeo de médio porte e de hábitos noturnos, foi escolhido como animal símbolo do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) e a sua presença nas matas da cidade tem uma importância ecológica e simbólica. Vários registros bibliográficos destacam a função de dispersão de sementes devido ao seu hábito alimentar onívoro: alimenta-se de frutos e de pequenos animais.

Pelo aspecto simbólico, a presença do animal em nossos parques, remanescentes da Mata Atlântica encrustados no espaço urbano de Niterói, mostra a presença da biodiversidade e a boa qualidade dessas florestas, reiterando o acerto da prioridade que a Prefeitura de Niterói tem dado à proteção de suas áreas verdes. Em 2014, o prefeito Rodrigo Neves assinou o decreto 11.744 que instituiu o Programa Niterói Mais Verde, elevando as áreas protegidas (parques e outras áreas legalmente protegidas) a mais de 50% do território municipal. Considerando que Niterói localiza-se no coração da segunda maior região metropolitana do país, é uma proporção muito privilegiada.






A sobrevivência destas áreas verdes em Niterói é o legado de uma tradição do ativismo ambientalista na cidade, pioneiro no estado do Rio de Janeiro e no país. A influência ambientalista permitiu o desenvolvimento urbano com a proteção do patrimônio paisagístico e ambiental, mesmo que ainda tenhamos um longo trabalho de controle do crescimento desordenado e predatório e a recuperação de áreas degradadas.

Também estiveram presentes hoje na ocasião da soltura do cachorro-do-mato, a veterinária especializada em animais silvestres Andrea Soffiatti Grael (minha cunhada, esposa do Torben), a subsecretária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), a geógrafa Amanda Jevaux, Dayane Andrade (engenheira ambiental da SMARHS), além de voluntários do parque.

O nosso agradecimento ao Dr. Gabriel Munay Kindlovitz pelo trabalho eficiente de socorro ao animal e a todos os profissionais e voluntários que consolidam cada vez mais o PARNIT como uma de parque urbano.

Boa sorte para a nossa mascote. Fique longe dos carros!

Axel Grael
Engenheiro florestal e ambientalista

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.