terça-feira, 14 de janeiro de 2020

GOLFINHOS NA ENSEADA DE JURUJUBA: colaborando com os pesquisadores do MAQUA







Na tarde desse domingo, fui informado por velejadores que haveria um grupo de botos nadando muito próximo à praia, nas imediações do Clube Naval Charitas, na Enseada de Jurujuba, em Niterói.

Comuniquei o fato ao meu amigo, professor José Lailson, coordenador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores - MAQUA, da UERJ, que se disponibilizou para vir a Niterói e ver o que estava acontecendo.

Torben e Andrea Grael disponibilizaram um bote com motor de popa para o deslocamento até o local onde estavam os animais. Andrea, que é veterinária, comandou o bote.

Assim que os encontramos e nos aproximamos, o professor José Lailson os identificou como da espécie golfinho Nariz de Garrafa, também chamado de golfinho flipper, pois é a mesma espécie que inspirou o antigo seriado de TV.

A nossa primeira preocupação era com a proximidade do grupo da areia da praia e dos banhistas que observavam com curiosidade. Inicialmente, procuramos nos posicionar com o bote de forma a estimular o grupo a se afastar da costa. Não tivemos sucesso e até perguntamos: será que eles gostam de pagode? Tava rolando na praia. 😊😊😊

Lailson observou que os animais estavam com aparência saudável e se movimentando bastante. Verificamos, então, o que parece ter sido o motivo da presença dos golfinhos naquele lugar: um cardume de sardinhas. Isso nos tranquilizou bastante, pois eles estavam era fazendo um banquete e nós atrapalhando tudo. Ao por-do-sol, fomos embora.

Nessa segunda feira, o professor José Lailson nos mandou a seguinte mensagem:

"Oi Axel, tudo bem? Hoje nossa equipe ficou desde cedo a procura dos golfinhos de ontem. Eles não estavam la. Acabaram encontrando os dentes-rugosos também na BG. Ou seja, tudo parece ter corrido bem".

Veja, a seguir, alguns vídeos que gravamos no domingo:






ENSEADA LIMPA

Desde 2013, a Prefeitura de Niterói desenvolve o Programa Enseada Limpa, para a despoluição da Enseada de Jurujuba.

Como resultado do trabalho, o nível de balneabilidade das praias da enseada elevou-se de cerca de 20% para mais de 60% das análises do monitoramento que é realizado pelo INEA. O Enseada Limpa é um programa desenvolvido pela SEPLAG.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói










Um comentário:

  1. Que bacana,gostei da reportagem,da preocupação com a presença dos 🐬🐬,de saber que a água está boa e de deixarem os golfinhos se banqutearem.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.