domingo, 3 de novembro de 2019

Parque Orla de Piratininga será apresentado dia 21




Biovaletas e jardins filtrantes serão parte da infraestrutura do Parque Orla de Piratininga destinados à recuperação dos ecossistemas da lagoa.


A implantação do Parque Orle de Piratininga (POP) é um dos componentes do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), que venho conduzindo na Prefeitura de Niterói desde 2014. O POP será o maior investimento ambiental da Prefeitura e terá como objetivo proteger e recuperar ecossistemas, valorizar paisagens da Lagoa de Piratininga e oferecer uma infraestrutura de lazer, esportes e contemplação para a população de Niterói.

Além disso, serão implantados jardins filtrantes que reduzirão a chegada pela drenagem urbana e pelos rios de poluentes, nutrientes e sedimentos ao sistema lagunar, contribuindo para a recuperação da lagoa de Piratininga.

No dia 21 de novembro, o projeto executivo do Parque Orla será apresentado e serão lançados os editais para a contratação das obras.

Também serão apresentadas medidas complementares para a despoluição da lagoa de Piratininga.

Axel Grael




--------------------------------------


Parque Orla será apresentado dia 21

Projeto traz 10 quilômetros de ciclovia, jardins filtrantes, píeres de contemplação e pesca, mirantes, áreas de lazer e esporte

Projeto traz 10 quilômetros de ciclovia, jardins filtrantes, píeres de contemplação e pesca, mirantes, áreas de lazer e esporte

O projeto Parque Orla Piratininga (POP) será apresentado pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, no próximo dia 21. Serão cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla da Lagoa, quatro píeres de contemplação e seis píeres de pesca, três mirantes e 17 áreas de lazer, sendo três delas com quadra de esporte, além de brinquedos e academia de ginástica. A iniciativa contempla, ainda, a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados.

O acesso ao Parque será favorecido para pedestres e ciclistas, prevendo baixo fluxo de carros. Cerca de cinco minutos de caminhada vão separar os pontos da TransOceânica às principais entradas do POP. A cada, no máximo, 15 minutos de caminhada, os visitantes encontrarão pontos de informações, lazer e contemplação.

Um dos grandes diferenciais do POP será a implantação de um sistema de gestão de águas pluviais composto por bacias de sedimentação, jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para a captação e tratamento das águas provenientes dos rios e da rede de drenagem das principais bacias contribuintes à Lagoa de Piratininga.

O secretário municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag), Axel Grael, enfatiza que esta iniciativa é uma das principais propostas a serem implantadas na Lagoa de Piratininga visando reverter o seu atual estado de degradação.

“Esta é uma das iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura com o objetivo de recuperar o ecossistema em torno da Lagoa de Piratininga por meio das premissas do paisagismo ecológico. Através do POP, serão recuperados ecossistemas, instalados equipamentos de lazer e recreação para que as pessoas possam usufruir desse entorno; além da implantação dos jardins filtrantes, que são soluções sustentáveis para redução da quantidade de sedimentos e nutrientes carregados pelas drenagens urbanas e naturais, no caso os rios, que chegam até a lagoa”, explica Grael, ressaltando que o POP faz parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – Cooperação Andina de Fomento (CAF).

Grael lembra, ainda, que em 2018, foi finalizado o projeto conceitual do POP pela equipe da Prefeitura de Niterói e foram licitados estudos e os projetos básicos e executivos do Parque, com contratação de empresa especializada.

Na Ilha do Tibau, por exemplo, será feita uma recomposição de ecossistema e implantação de infraestrutura de lazer, recreação, esportes. No meio de um grande bosque, será implantada uma quadra poliesportiva e um campo de futebol, parque infantil, área de ginástica, mirante com vista para a lagoa, pontos de contemplação e áreas para piquenique.

“A criação do Parque vai possibilitar restabelecer novo equilíbrio ecológico no entorno da Lagoa, manter e fomentar a atividade pesqueira na região, a abertura de espaços multifuncionais com equipamentos de lazer para a população; áreas de contemplação e de aproximação da população com a Lagoa de Piratininga, sua fauna e flora; além de intensificarmos questões voltadas para a educação ambiental, ecoturismo e gestão de resíduos sólidos”, reforça Grael.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.