quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Estou na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS






Recebi uma ótima notícia, que me deixou muito feliz: fui aprovado como membro da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, uma "organização pioneira na formação, apoio, conexão e desenvolvimento de lideranças políticas", fundada em 2012.

Até a nova seleção, da qual faço parte, a RAPS reunia 576 lideranças localizadas por todo o Brasil, pertencentes a 29 partidos políticos diferentes. Dentre estes, 134 têm mandatos eletivos, como governadores, prefeitos e vice-prefeitos, senadores, deputados federais, deputados estaduais, deputados distritais, vereadores.


Processo seletivo RAPS 2020


Novos selecionados

Conforme expresso na correspondência abaixo, na qual fui comunicado da minha aprovação no processo seletivo, o RAPS conquistou um número recorde de inscrições:

"Neste ano, alcançamos o patamar histórico de 7030 inscrições para o processo seletivo Líderes RAPS 2020, o triplo de interessados de 2018 e o dobro de 2019. Os interessados foram pessoas de todos os estados brasileiros e de 31 partidos políticos diferentes. Este é um sinal de que há cada vez mais brasileiros e brasileiras dispostos a participar da política institucional e também de que a RAPS tem conquistado um espaço relevante da construção de diálogo e de ações conjuntas por um Brasil mais sustentável.
Para o grupo deste ano, selecionamos 99 lideranças, de 21 partidos políticos e 25 unidades da federação, com distintas trajetórias e experiências, mas que estão ligadas pelo desejo comum de construir um país mais justo, com mais oportunidades, melhor qualidade de vida para todos e com respeito aos recursos naturais. Essas são pessoas que pretendem ser candidatar às eleições de 2020 ou que já possuem atualmente mandatos eletivos nas esferas municipal, estadual ou federal".




Além do aumento dos interessados, as inscrições para esse processo tiveram representantes de mais cidades. De 537 municípios em 2018, o número agora chegou a 1.421. A representatividade de candidatos negros e pardos também mais que dobrou, de 1.417 para 3.244, e agora é 46% do total.

Veja aqui a relação de lideranças que fazem parte da RAPS. A lista completa dos novos selecionados pode ser conhecida aqui.

Acesse aqui a lista dos novos selecionados


Motivação

Diante do quadro caótico no país, quando somos surpreendidos a cada dia por novos retrocessos na política ambiental, é muito estimulante perceber que há um crescente número de políticos no país - já reconhecidos ou em formação - comprometidos e interessados em se aprofundar mais nos temas da sustentabilidade.

Ainda mais animador é verificar que esse crescimento é tão abrangente territorialmente, tão rico no que se refere às formações profissionais e tão diverso ideologicamente, colocando o tema onde ele deve estar: numa abordagem holística e suprapartidária.

Vamos em frente na construção de um Brasil sustentável e socialmente justo.

Axel Grael









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.