sábado, 9 de junho de 2012

O Globo: "O trabalho formiguinha que faz a diferença"


RIO - Eles fazem um trabalho formiguinha, mas o resultado tem o peso de um elefante. O voluntariado é hoje uma das maiores armas contra os danos provocados na natureza pelo descarte irregular e, por vezes ilegal, de resíduos. E bons exemplos não faltam. Só o projeto Águas Limpas de coleta do lixo flutuante, desenvolvido pelo Projeto Grael, retirou das águas das enseadas do município de Niterói, entre maio de 2010 e dezembro de 2011, mais de 12 toneladas de lixo de águas fluminenses, o equivalente a dois elefantes africanos adultos (os maiores mamíferos).

Segundo o oceanógrafo Vinícius Palermo, coordenador do projeto, até mesmo pequenos objetos, como um palito de picolé, podem ser fatais para o ecossistema:

— Um desses palitos perfurou o estômago de uma ave, que retiramos morta da água.

O projeto, que começou em 2006, vem analisando o lixo descartado às margens da Baía de Guanabara. Agora, inicia uma nova fase de campanhas educativas em comunidades e escolas, com o objetivo de prevenção.

— O lixo pode até mesmo decidir a classificação nas provas de iatismo das Olimpíadas — alerta o medalhista Torben Grael, presidente do Projeto Grael.

Outro exemplo é o Instituto Reação, do ex-judoca Flávio Canto, que promove o desenvolvimento humano através do esporte. Ele ensina educação ambiental para seus 1.200 alunos nas comunidades de Cidade de Deus, Pequena Cruzada (Lagoa), Rocinha e Tubiacanga (Ilha do Governador). Lá, eles participam de mutirões para replicar em suas comunidades a importância de cuidar do lixo e de participar de ações sociais.

Acostumada a fazer campanhas nas ruas e nas areias de Copacabana, a Sociedade Amigos da Terceira Idade, também promove mutirões de limpeza.

Fonte: O Globo

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Projeto Grael acesse: http://www.projetoaguaslimpas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.