Incêndio de grandes proporções no Morro Santo Inácio, no Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT |
Nos últimos dias, verificamos a ocorrência de muitos focos de incêndios em vegetação na cidade de Niterói. O fato nos preocupa devido aos danos causados pelo fogo ao meio ambiente, à saúde e ao patrimônio das pessoas, mas também considerando o grande esforço que Niterói tem feito nos últimos anos para proteger e recuperar as suas florestas e áreas naturais.
Estamos enfrentando uma dura onda de calor, para grande desconforto de todos nós. Mas, lembramos que quanto menos floresta, mais quente ficará a cidade, mais árida ficará a paisagem e mais vulnerável os nossos morros estarão para a erosão e deslizamento de encostas. Florestas são fundamentais para a resiliência e para a qualidade de vida!
Combater estes incêndios é muito difícil e arriscado, considerando que muitas vezes acontecem em áreas de grande declividade e de difícil acesso. Equipes da Defesa Civil de Niterói, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros têm atuado, inclusive com o uso de helicópteros da Defesa Civil Estadual, de forma a prevenir que os danos dos incêndios sejam ainda maiores.
Reprodução das redes sociais. |
Niterói Contra Queimadas
Em 2014, na mesma época do ano (janeiro a março) - quando é esperado o período das chuvas, passamos por uma situação muito parecida, mas ainda mais grave. Fomos surpreendidos com uma forte seca e as encostas da cidade sofreram com o fogo. Ao todo foram 637 pontos com registros de incêndios, que transformaram em cinzas 629,25 hectares (600 campos de futebol). Cerca de 44% deste montante era de floresta nativa, enquanto o restante destruído foi de capim. Foi a maior crise de queimadas que enfrentamos. Na ocasião, como vice-prefeito, coordenei a criação do programa Niterói Contra Queimadas, que é mantido até hoje e que levou a cidade a ser reconhecida e premiada como uma referência nacional em prevenção de incêndios em vegetação.
Veja os detalhes do programa Niterói Contra Queimadas aqui.
A Defesa Civil de Niterói e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade - SMARHS possuem um mapeamento destes pontos de maior ocorrência de focos de incêndio e mantêm uma ação preventiva quando os períodos de estiagem se aproximam: são as Rondas Preventivas.
A Defesa Civil de Niterói implantou um programa de voluntariado (NUDEC Queimadas) que hoje já conta com cerca de 700 pessoas treinadas e que atuam principalmente nas ações preventivas e de apoio ao trabalho das equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, além de ajudar no trabalho comunitário para evitar as práticas do uso do fogo.
Também implantamos no ano passado uma ferramenta útil para o monitoramento dos focos de incêndio, para o gerenciamento de situações de crise e para gerar estatísticas sobre o fogo em Niterói: veja no Portal Niterói Contra Queimadas.
Aumento dos incêndios e prejuízos para a cidade
Importante enfatizar que estes incêndios não ocorrem de forma espontânea. Isso é um mito. Sempre têm origem humana, sejam eles de origem criminosa (queimadas) ou acidental (origem na queima de lixo, cigarro ou outro motivo). Niterói teve mais de 11 focos de incêndio desde o início da semana (informação da Defesa Civil de Niterói) e, em 2025, o Corpo de Bombeiros já registrou 2.160 focos de incêndio, até ontem (19/02). Em comparação ao ano passado (711 focos no mesmo período), foi um aumento de mais de 200%.
Segundo editorial de O Globo intitulado "Faltam planejamento e integração no combate a queimadas", de 2011 a 2020, o Brasil teve em média cem dias sem chuva por ano, 25% a mais do que no período de 1961 a 1990. Importante lembrar também que as queimadas são as principais fontes de emissão de CO2 pelo Brasil e que o país renovou recentemente o seu compromisso (NDC) perante o Acordo de Paris, antecipando o que os países farão na COP 30, em Belém, e apresentou a meta de redução das suas emissões líquidas de gases de efeito estufa em até 67% até 2035.Nos últimos dias, os incêndios de Niterói foram favorecidos pelo longo período de estiagem na cidade, pois mesmo durantes os períodos de chuvas nos últimos meses, recebeu uma quantidade muito menor de precipitação do que os municípios vizinhos. Portanto, as matas estão muito secas e vulneráveis ao fogo.
A Prefeitura tem desenvolvido um difícil, penoso, perigoso e caro trabalho de recuperação das áreas degradadas da cidade. Para que se tenha uma ideia dos prejuízos causados pelo fogo, calcula-se que para promover o plantio e fazer a sua manutenção até que a floresta se estabeleça de forma a poder desenvolver-se naturalmente, são necessários pelo menos 10 anos de manejo e tratos culturais mais intensos, consumindo-se pelo menos US$ 10 mil/hectare.
É fundamental que o trabalho de comunicação da Prefeitura mantenha o esforço de comunicação, informando que fazer QUEIMADA É CRIME, que os riscos dos incêndios em vegetação são enormes. Responsáveis por estes incêndios, muitos deles incidentes, precisam ser identificados e punidos, para que o trabalho de proteção dos ecossistemas de Niterói seja respeitado.
Axel GraelEngenheiro florestal
Ex-prefeito de Niterói (2021-2024)
----------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: cidade se apoia na tecnologia e estruturou plano para enfrentar as queimadasRJ EM CHAMAS. O BRASIL PRECISA VENCER O DESAFIO DAS QUEIMADAS: VIVEMOS UMA REALIDADE INACEITÁVEL
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS: O QUE SE PERDE CADA VEZ QUE O FOGO DESTRÓI AS NOSSAS FLORESTAS?
NITERÓI RESILIENTE - NUDEC QUEIMADAS: Voluntários contra queimadas
MEDIDAS DA PREFEITURA DE NITERÓI PARA O ENFRENTAMENTO AOS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Niterói realiza ronda preventiva contra queimadas
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Defesa Civil realiza Ronda Preventiva contra incêndio em vegetação e queima de lixo
ALERTA: Niterói está com alto risco de incêndio em vegetação. Soltar balão e praticar queimadas é crime!
QUEIMADA É CRIME, PREJUDICA A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE: Niterói é muito linda para ficar cinza!
Exposição excessiva à poluição do ar aumenta em 34% o risco um AVC, diz estudo
Fumaça de queimadas causa a morte de 339 mil pessoas/ano no mundo
Poluição do ar causou a morte de sete milhões de pessoas em 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.