segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

DEFESA CIVIL DE NITERÓI VAI CRIAR NÚCLEO FORMADO POR VOLUNTÁRIOS ESPECIALIZADOS EM EMERGÊNCIAS


Grupo de voluntários do NUDEC Queimadas (voltado para a prevenção e controle de incêndios em vegetação) em treinamento pela Defesa Civil de Niterói.

Em um movimento estratégico visando fortalecer ainda mais as ações preventivas no município, a Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói está prestes a lançar o NUDEC ESPECIALISTAS. Esse novo núcleo será composto inicialmente por bombeiros civis e socorristas, ampliando assim o contingente de voluntários especializados em emergências. Desde 2013, estamos desenvolvendo um grande esforço de investimentos em resiliência, um trabalho que vem sendo complementado com muito sucesso pela estratégia de Núcleos de Defesa Civil (NUDECs). 

Além dos agentes da Defesa Civil, Niterói conta com um robusto grupo de voluntários que integram os Núcleos de Defesa Civil (NUDECs), um programa estratégico de política de prevenção que tem atualmente cerca de 2800 participantes. Com o novo NUDEC ESPECIALISTAS, vamos aprimorar a resposta da cidade diante de fenômenos climáticos extremos, tornando Niterói ainda mais resiliente. Essa é uma das minhas prioridades como prefeito de Niterói e presidente da Comissão Permanente de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Nossa Defesa Civil já é reconhecida por seu trabalho focado em planejamento e resiliência, sendo referência para outras localidades no Brasil. Tenho convicção de que nos tornaremos ainda mais uma referência nacional.  

Niterói conta atualmente com 153 Núcleos de Defesa Civil em 54 comunidades, possibilitando uma resposta ágil e eficiente em situações de emergência. Cada um dos grupos é formado por cerca de 20 pessoas. Os bombeiros civis e socorristas serão reforços fundamentais aos grupos de voluntários já existentes. Para a nova vertente, está sendo montada uma grade específica de treinamentos teóricos e práticos e um protocolo para preparar voluntários que possuem essa capacitação para que, em situações de desastres e emergência, possam somar esforços para atender a população com segurança, sem se expor a riscos. 

Investimentos - Desde 2013, mais de R$ 1 bilhão foi investido pela Prefeitura de Niterói em projetos de drenagem, pavimentação e contenção de encostas em diversas áreas da cidade. Essas iniciativas são conduzidas por meio de uma análise criteriosa, alinhada ao Plano de Gerenciamento e Prevenção de Riscos, integrando também o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450 Anos. O princípio principal é assegurar dignidade e qualidade de vida, mediante a defesa proativa contra os impactos climáticos. 

Em 2023, foram mais de 80 obras de contenção de encostas sendo executadas, espalhadas por 21 bairros. Dentre essas intervenções, 44 já foram finalizadas, proporcionando proteção em áreas como Morro do Céu, Morro Boa Vista, Caixa D’Água, Grota do Surucucu, Martins Torres, Morro do MIC, Cavalão e Morro do Bumba, entre outras. 

Não existe nenhuma dúvida de que, aliados, esse trabalho preventivo em comunidades e as obras de contenção de encostas vêm sendo decisivos para evitar desastres e dar mais segurança aos niteroienses. Vamos em frente.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.