sábado, 2 de julho de 2022

Parcerias com cidades portuguesas abrem oportunidades de negócios e geração de empregos em Niterói


Assinando o acordo de cidades geminadas (cidades irmãs) com o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.


Em visita a Braga e Nazaré, apresentei o potencial da nossa cidade e conheci experiências nas áreas de inovação, turismo e pesca

Na última semana, estive em Portugal para uma série de compromissos com objetivo de atrair investimentos e impulsionar negócios em Niterói. Foi uma agenda intensa, que incluiu parceria com a cidade de Braga, reunião com o prefeito de Nazaré, encontros com empresários, troca de experiências na área da pesca e visitas a importantes universidades. Não estamos poupando esforços para acelerar a retomada econômica em nossa cidade, promovendo o desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e renda.

Na Associação Empresarial de Braga, apresentei o potencial do nosso município em diferentes setores e as ações da Prefeitura de Niterói para a retomada da economia. Fiz uma apresentação detalhada sobre as características geográficas e econômicas da cidade considerada a sexta melhor do País para investimentos (Urban Systems). Com muito orgulho, mostrei aos empresários portugueses que a beleza exuberante, patrimônio arquitetônico de tirar o fôlego e índices invejáveis de educação são apenas alguns dos atrativos de Niterói para o desenvolvimento de negócios em diferentes setores da economia.

A Prefeitura de Niterói não está medindo esforços para garantir uma retomada econômica pujante, com oportunidades e empregos para todos os cidadãos. Com o Plano Niterói 450, o Município deu início a mais de R$ 2 bilhões de investimentos em obras de infraestrutura urbana para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, abrir postos de trabalho imediatos e deixar a cidade ainda mais atraente para investidores.

Apresentando Niterói a empresários portugueses, na Associação Empresarial de Braga.


O presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, disse ter ficado impressionado com Niterói. "Tivemos um encontro muito produtivo, porque são duas cidades com várias semelhanças. Me agradou, especialmente, a plataforma Novos Negócios, as funcionalidades são interessantes para estudar mais a fundo opções de negócio no município", comentou.

Acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, do subsecretário Igor Baldez e da secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo, também visitei a Startup Braga, braço da InvestBraga, que atua na criação, aceleração e incubação de startups.

Recebidos pelo presidente da Câmara Ricardo Rio.


Cidades irmãs – Na Câmara de Braga (o equivalente à Prefeitura), fui recebido pelo presidente (o equivalente a prefeito) Ricardo Rio. Aproveitamos o encontro para ratificar o acordo de cidades irmãs, assinado virtualmente em fevereiro deste ano, estabelecendo parcerias comerciais e a troca de informações para impulsionar e fomentar novos negócios, sobretudo, nos campos da ciência e tecnologia, economia e comércio, esporte, agricultura, saúde, educação, cultura e turismo.

O prefeito de Braga, Ricardo Rio, falou da importância do passo dado entre as cidades irmãs. “Braga foi a cidade portuguesa que mais cresceu nos últimos anos. Muito deste crescimento contou com a contribuição de cidadãos brasileiros com quem temos estabelecido uma relação de proximidade”, disse o prefeito, que também ressaltou que Braga é uma das cidades portuguesas que mais abrigam brasileiros.

Com o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro.

Parceria com Nazaré – Na cidade conhecida pelas ondas gigantes, me encontrei com o presidente da Câmara (o equivalente a prefeito), Walter Chicharro, para iniciar a elaboração de um plano de trabalho conjunto nas áreas de pesca, esporte e turismo. Também visitei o terminal pesqueiro da cidade e conheci o Centro de Alto Rendimento da Nazaré para o Surf, Bodyboard e Longboard.

Niterói é Nazaré têm em comum a vocação para a pesca, turismo e prática esportiva, sobretudo, no que diz respeito ao surf e ao bodyboard. Eles têm as ondas gigantes na Praia do Norte, onde atletas niteroienses já tiveram boas performances, e nós temos as poderosas ondas de Itacoatiara e da Laje do Shock, que também atraem os principais surfistas do mundo. As duas cidades têm muito a ganhar com esta parceria.

Acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, do subsecretário Igor Baldez, e da secretário do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo, também visitei o terminal pesqueiro do município. A dragagem do Canal de São Lourenço beneficiará não apenas a indústria naval. Com a obra que a Prefeitura de Niterói está tirando do papel será possível colocar nosso terminal pesqueiro em operação. Lá, conhecemos o sistema utilizado em Nazaré, referência neste setor, para buscar ideias e soluções que possam ser agregadas ao modelo da nossa unidade, no Barreto.

Visita às instalações do porto pesqueiro e de comercialização do pescado da Nazaré.

Walter Chicharro disse que a parceria com Niterói é muito bem vinda a Nazaré. "Há algum tempo estamos buscando contato com Niterói, que conhecemos muito devido às ondas de Itacoatiara. Vamos fechar parcerias, promover eventos conjuntos e nos aproximar também na área da pesca. Será muito bom para as duas cidades", ressaltou, adiantando que pretende visitar Niterói nos próximos meses.

Na Universidade Católica de Braga

No campus da Universidade do Minho.

Universidades – Minha agenda contou com visitas a Universidade Católica e a Universidade do Minho, entidade de educação portuguesa com maior número de registros no Instituto Europeu de Patentes, além de uma reunião no Laboratório Ibérico de Nanotecnologia. Nosso objetivo foi abrir um canal de diálogo visando impulsionar o desenvolvimento de projetos na área tecnológica. Não tenho dúvidas de que estas universidades tão reconhecidas neste setor tem muito a agregar ao nosso investimento em modernização e à nossa parceria com a Universidade Federal Fluminense.

O prefeito lembrou da importância de estreitar, cada vez mais, os laços entre a Prefeitura de Niterói e o setor acadêmico. Nossa cidade tem o privilégio de sediar a Universidade Federal Fluminense (UFF), a maior do País em número de estudantes. Temos que aproveitar todo esse capital intelectual, buscar parcerias externas e fazer do conhecimento um poderoso instrumento a serviço da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Registro aqui o nosso agradecimento ao amigo Delfim Filho, niteroiense e dirigente hoteleiro em Braga, que fez um belo trabalho de aproximação da nossa gestão com a Câmara de Braga e ajudou a estruturar a nossa visita. É a força do que eu chamo de "Conexão Arariboia", que une niteroienses em todo o mundo, sempre orgulhosos de Niterói e prontos a ajudar para abrir oportunidades para a nossa cidade. 

Viva Niterói!!!

Axel Grael
Prefeito de Niterói

PS: Após constatar mais uma vez durante a viagem a gentileza e o interesse dos portugueses pelo nosso país e da potencialidade de parcerias entre o Brasil e Portugal - países irmãos na história, na cultura e tão complementares na economia, é LAMENTÁVEL nos vermos diante do vexame que o presidente Bolsonaro causa ao Brasil ao se recusar a receber o presidente de Portugal, Marcelo Rebello de Souza. E isso ocorre após outro vexame, quando em 2021 ao receber o presidente português, Bolsonaro constrangeu o visitante com "piadas" de caráter sexista.

Mais uma vez, o presidente não percebe a dimensão do cargo que ocupa e presta um desserviço ao país, constrange e macula a diplomacia brasileira. A nossa indignação! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.