terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

URBAN 95 EM NITERÓI: um olhar voltado para nossas crianças



Desenho de Pamella da Fonseca produzido durante a participação dos alunos das escolas de Niterói no planejamento estratégico da cidade "Niterói Que Queremos". Foto: Reprodução. Fonte: O Globo


Viver em Niterói é motivo de orgulho para cada um de nós, que amamos esta cidade. Nossas crianças crescem em um município que se destaca por seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e mantém características acolhedoras, mesmo inserido em um complexo contexto metropolitano.

No entanto, os primeiros anos de vida dos niteroienses precisam ser, cada vez mais, foco de um criterioso acompanhamento e de ações assertivas em defesa de um desenvolvimento pleno e igualitário. Com objetivo de avançar neste campo, a Prefeitura de Niterói aderiu ao Urban95, uma parceria entre a Fundação Bernard van Leer e o Instituto Cidades Sustentáveis.

A inciativa reúne cidades de todo o País com objetivo de desenvolver e otimizar políticas públicas voltadas para a primeira infância. Estudos mostram que os primeiros mil dias de vida são quando o cérebro mais se desenvolve, daí a importância acerca da oferta de ambientes seguros, saudáveis e estimulantes para o desenvolvimento emocional e cognitivo.

Especialistas da Urban95 e da Prefeitura de Niterói já arregaçaram as mangas e deram início a um trabalho intersetorial coordenado pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP). Um detalhado diagnóstico orientará um plano estratégico com ações em áreas como Saúde, Educação, Urbanismo e Mobilidade, além da orientação de pais e cuidadores.

O conjunto de novas iniciativas e os programas já em execução na cidade vão compor o Plano Municipal pela Primeira Infância, que traçará metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazos. Entre os resultados previstos estão o aumento da cobertura vacinal, avanços nos indicadores nutricionais das crianças de até 4 anos e melhor aproveitamento de espaços públicos (inclusive para atividades pedagógicas).

Vale ressaltar que o olhar sobre a primeira infância não exclui a importância das ações voltadas para as demais faixas etárias. Pelo contrário, a ideia é otimizar os resultados de programas como o Poupança Escola, que combate a evasão escolar a partir do ensino fundamental, e o Jovem EcoSocial, que oferece bolsa-auxílio e qualificação profissional para jovens de 11 comunidades.

É fundamental que este trabalho em prol da primeira infância tenha o apoio de todos os setores da sociedade civil, sobretudo das famílias destas crianças. Não restam dúvidas de que os resultados serão expressivos em várias áreas. Juntos, seguiremos fortes rumo a Niterói que queremos para todos os cidadãos.

Veja, a seguir, algumas das iniciativas em curso em Niterói:

1. Mudança de Comportamento

Objetivo: Desenvolver um kit de ferramentas de mudança de comportamento com mensagens que mobilizem cuidadores, trabalhadores da linha de frente e líderes comunitários para melhorar o desenvolvimento da primeira infância em 11 cidades brasileiras que participam do projeto Urban95.

2. Indicadores

Objetivo: Produção e inserção de indicadores sobre a Primeira Infância no ObservaNit.

3. CaminhaNit

Objetivo: Estimular a caminhabilidade, o bem estar, a saúde e o aprendizado significativo dos alunos, aproximando as pessoas e criando vínculos afetivos com o entorno.

4. Criança e Natureza - Planejamento de Reabertura da Escolas

Objetivo: Planejar a reabertura das escolas, aliado aos espaços naturais e ao ar livre, considerando a natureza a favor do desenvolvimento saudável e integral das crianças e os benefícios na educação escolar.

5. Criança e Natureza – Microparques e Parques Naturalizados

Objetivo: Implantação de micro parques e parques naturalizados.

6. Monitoramento da Qualidade do Ar

Objetivo: Monitorar a qualidade do ar na rota caminhável, utilizando o equipamento Airbeam para complementar o desenvolvimento do Projeto.

7. Criança e Natureza – Rota Caminhável no Barreto

Objetivo: Construção de uma rota caminhável na região do Barreto, integrando os Projetos CaminhaNit, Monitoramento da Qualidade do Ar e Microparques e Parques Naturalizados.

8. Aumento da Cobertura Vacinal em Niterói

Objetivo: Aumentar a adesão das crianças nas campanhas de vacinação, através de um projeto de análise comportamental aplicada.

9. Plano Municipal pela Primeira Infância

Objetivo: Qualificar a governança municipal da Primeira Infância através do desenvolvimento do Plano Municipal Primeira Infância - PMPI.


___


* Além de Niterói, fazem parte da rede Urban95 os municípios de São Paulo (SP), Recife (PE), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Pelotas (RS) e Ubiratã (PR). Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Urban95 no link:

https://bernardvanleer.org/pt-br/ 





3 comentários:

  1. Parabéns!!! Excelente iniciativa! Acho que muita gente não sabe disso. Muito bom!👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Excelente iniciativa! Acho que muita gente não sabe disso. Muito bom!👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Excelente iniciativa! Acho que muita gente não sabe disso. Muito bom!👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.