terça-feira, 17 de outubro de 2017

Prefeito de Niterói fala na FIRJAN sobre medidas para superar a crise



Rodrigo Neves participou do seminário Compromisso com Gestão Fiscal. Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói.



Prefeito de Niterói falou sobre medidas de austeridade, modernização e transparência na sua gestão

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, nesta segunda-feira (16), do seminário Compromisso com Gestão Fiscal dos Municípios do Rio de Janeiro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), para debater as iniciativas adotadas por cidades para superar a crise, aumentar receitas, e melhorar a eficiência da administração pública.

O chefe do Executivo niteroiense apresentou no ciclo de palestras o programa de medidas de austeridade, modernização e transparência da gestão e apoio ao desenvolvimento que implementou na cidade no início de sua primeira gestão, em 2013, para enfrentar a situação encontrada:

“Assumimos a prefeitura de Niterói em 2013 num contexto de grande dificuldade: salários atrasados, quase R$ 600 milhões de dívidas, baixíssima capacidade de investimento, enfim, uma série de dificuldades. Era preciso encarar de frente a situação pois, diferentemente do estado e da prefeitura do Rio, que viviam um momento de bonança graças aos investimentos da Copa e Olimpíadas, nós não tínhamos aporte de recursos. Então elaboramos um programa de medidas de austeridade que implementamos ao longo dos quatro anos da nossa primeira gestão”, disse Neves.

As medidas adotadas incluíram corte de 20 secretarias, redução drástica dos cargos comissionados, investimento em informatização e modernização da gestão, integração de sistemas, renegociação com fornecedores, implantação de parcerias público-privadas, incentivo a novos negócios e ao desenvolvimento local e elaboração de um planejamento estratégico para a cidade até 2033, o Niterói que Queremos.

No âmbito do estado, Niterói saltou da 55ª posição no índice de gestão fiscal em 2013 para 1º em 2016. No mesmo período, Niterói pulou de 2.188º lugar para o 6º lugar no país de acordo com o estudo da Firjan, o melhor desempenho entre todas as cidades do país e se tornou uma referência na administração pública.

Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.