quinta-feira, 31 de março de 2011

Rio de Janeiro e Maryland assinam acordo que inclui cooperação em esportes náuticos


Governadores Sérgio Cabral (RJ) e Martin O'Malley (MD) assinam Memorando de Entendimentos.

Os governadores do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho e do estado americano de Maryland, Martin O´Malley, assinaram (30/03/2011) três Memorandos de Entendimentos (MOU-Memorandum of Understanding) para parcerias nas áreas da saúde (consultoria na área de atendimento de politraumatizados), esportes (esportes náuticos) e educação. A iniciativa é muito mais do que um fato meramente formal e protocolar entre governantes, mas a consolidação de uma parceria entre os dois estados que já existe há mais de 40 anos.

Por iniciativa do presidente Kennedy foi criado, em 1964, a organização Partners of the Americas/ Companheiros das Américas, com o objetivo de aproximar iniciativas entre estados-irmãos nos EUA, no Brasil e em outros países latinoamericanos e do Caribe.

A primeira parceria a ser formalizada foi entre os estados do Rio de Janeiro e Maryland, surgida no mesmo ano de 1964 de uma reunião entre representantes dos dois estados, inclusive o governador do antigo estado do Rio de Janeiro, Paulo Torres e representantes de Maryland. A reunião foi realizada em um restaurante em Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro. Por coincidência, este restaurante chamava-se Samanguaiá, que funcionava exatamente no mesmo imóvel que hoje pertence ao Projeto Grael e onde encontra-se a sua sede, no bairro de Jurujuba.

Saiba mais detalhes desta história aqui.

As atividades dos Companheiros das Américas são mantidas por comitês de voluntários em cada estado. A responsabilidade destes comitês é identificar sinergias e oportunidades de parcerias de parte a parte e organizar as ações de colaboração.

Eu sou voluntário desde 1991 e há alguns anos também um dos dirigentes do Comitê Rio de Janeiro - Maryland. Conheci a iniciativa quando fui convidado por um abnegado motor desta parceria, chamado Ronald Hees, um economista residente em Niterói. Ronald é fundador dos Companheiros das Américas e foi uma das personalidades presentes na célebre reunião do Samanguaiá. Desde então, Ronald é o grande incentivador do lado fluminense da parceria Rio de Janeiro - Maryland, a grande referência e o "arquivo-vivo" dos Companheiros das Américas. O Comitê Rio de Janeiro - Maryland é atualmente presidido pelo arquiteto e professor universitário Manuel Pacheco Sanches, um dos precursores do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara - PDBG. O Comitê Maryland-Rio de Janeiro, a contraparte do lado norte-americano é presidido por Lowell W. Adams, do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnologia da Universidade de Maryland.

Ao longo destas décadas, muitas parcerias surgiram entre os estados do Rio de Janeiro e Maryland, nas seguintes áreas:

MEIO AMBIENTE: especialistas em parques, conservação da sida silvestre, planejadores ambientais e ambientalistas dos dois lado participaram de programas de cooperação. Como resultado tivemos:
  • Apoio no planejamento e no treinamento de profissionais do antigo Instituto Estadual de Florestas (IEF-RJ), órgão hoje incorporado ao INEA.
  • No intercâmbio entre ambientalistas surgiu o Instituto Baía de Guanabara (IBG), inspirado na Chesapeake Bay Foundation. As duas baías possuem vários aspectos em comum e a troca de experiências tem sido proveitosa.
  • Técnicos da Secretaria de Meio ambiente da Prefeitura de Niterói participaram de treinamentos em Maryland.
  • Troca de experiências em políticas públicas na área ambiental. Eu mesmo, como dirigente governamental, participei de programas que foram decisivos na minha formação como profissional de formulação de políticas públicas na área ambiental.
EDUCAÇÃO: foram promovidos vários programas de intercâmbio entre estudantes.
  • Inicialmente, os Companheiros das Américas mantiveram um programa de intercâmbio em que jovens estudantes secundaristas do RJ passavam uma temporada com famílias em Maryland. Beneficiaram-se do programa personalidades como o atual prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira e o agora deputado estadual Comte Bittencourt.
  • Após o encerramento do programa, uma nova modalidade de intercâmbio passou a ser praticada com viagens de estudantes universitários da área ambiental. Em anos intercalados, estudantes do Rio de Janeiro (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e UFF) vão para Maryland e no ano seguinte, alunos de Maryland vêm ao Rio de Janeiro. A programação é organizada pelos comitês anfitriões.
  • Há algumas décadas, as doações obtidas pelos voluntários de Maryland permitiram construir uma escola pública no município de Nilópolis, hoje chamada Escola Municipal Companheiros de Maryland.
UNIVERSIDADES: vários programas de intercâmbio entre cientistas e programas acadêmicos foram desenvolvidos.

CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: uma das mais interessantes iniciativas já organizada pelos Companheiros das Ameéricas foi a organização da visita de uma delegação de Maryland, com o objetivo de criar o intercâmbio dentre os proprietários das fazendas históricas do Vale do Paraíba e os proprietários das também antigas e históricas fazendas de tabaco de Maryland. Entre estes, há uma grande similaridade, já que em ambos os casos estes proprietários são responsáveis por valiosos patrimônios históricos e culturais e o intercâmbio das experiências para a sua conservação foi valioso.

ESPORTES E INCLUSÃO SOCIAL:
  • PROJETO VENCER: Os Companheiros das Américas promovem uma iniciativa de educação e inclusão social com base no futebol. O Projeto Vencer tem como principal patrocinador o BID e tem a sua sede em Jacarepaguá. Para mais informações veja Projeto Vencer.
  • NITERÓI CAPITAL DA VELA - PARCERIA NITERÓI/ANNAPOLIS: Em 2007, por iniciativa do Comitê Rio-Maryland dos Companheiros das Américas e do Sister State Program (da assessoria do governador de Maryland) foi assinado um termo de cooperação que tornou as cidades de Niterói e Annapolis (capital de Maryland) cidades irmãs, tendo como base da parceria o desenvolvimento do esporte da vela. Cabe lembrar que Annapolis é reconhecida como a Capital da Vela nos EUA (vai sediar o "Sailing Hall of Fame"). Os velejadores de Niterói reivindicam o mesmo reconhecimento para a cidade que já conquistou o maior número de medalhas olímpicas e uma grande parte dos títulos mundiais alcançados por velejadores brasileiros.
  • PROJETO GRAEL: o Projeto Grael se beneficiou de várias formas da parceria com Maryland. Na fase de concepção da sua metodologia, os Companheiros das Americas promoveram a minha visita à organização Living Classrooms Foundation, de Baltimore, onde buscamos a inspiração para alguns dos nossos programas. Em 2006, por ocasião da participação do barco Brasil 1 na regata de volta ao mundo (Volvo Ocean Race), que incluiu paradas no Rio de Janeiro, Maryland e Annapolis, com a ajuda de voluntários dos Companheiros das Américas, o Projeto Grael levou uma delegação de 10 velejadores, todos estudantes da rede pública de Niterói, para participar de uma programação esportiva e cultural em Maryland. Em 2007, o Sr. Bob Agee, Administrador da Cidade de Annapolis (de acordo com o modelo de gestão adotado em Annapolis, a cidade elege o prefeito que nomeia um "CEO" para administra-la. Na ocasião, o cargo era do Sr. Agee), por ocasião da assinatura do acordo de Cidades-Irmãs Niterói x Annapolis, visitou o Projeto Grael e entusiasmou-se com o resultado, fazendo o convite para a implantação de um programa similar em Annapolis. Além destas parcerias, o Projeto Grael também já se beneficiou de iniciativas de captação de recursos.
Portanto, a assinatura do termo de cooperação entre Maryland e Rio de Janeiro contextualiza-se numa longa tradição de intercâmbio.

Durante a gestão do governador do RJ Anthony Garotinho, nosso estado recebeu a visita do então governador de Maryland Parris Glendening. Na ocasião, foi assinado um Protocolo de Intenções entre os dois estados. Para constrangimento dos voluntários do lado fluminense, o lado "Maryland" cumpriu a sua parte. Dentre as medidas, criou uma assessoria no gabinete do governador para tratar da parceria com o Rio de Janeiro e convidou para assessorar o Sister State Program com o Rio de Janeiro, a advogada Debora Fajer-Smith, que atua como voluntária e coordena um comitê composto por personalidades também voluntárias, dedicado a promover a parceria com o Rio. Do lado de cá, infelizmente, nada foi feito pelo governo fluminense.

Portanto, o ato do governador Sérgio Cabral de retribuir a visita, mesmo que com tanto atraso, repara esta dívida e dá uma nova dimensão à parceria com Maryland. Diferente do ato anterior, a iniciativa atual prevê ações práticas específicas nas áreas da saúde, esportes, etc.

O Projeto Grael orgulha-se de ter contribuído para ete processo e ainda mais por ver o seu esforço de promover a parceria como cidades-irmãs de Niterói e Annapolis ser citado pelo no discurso do governador Sérgio Cabral e pelo governador O'Malley, que o fez citando o Projeto Grael.

Na confraternização após a cerimônia, houve uma projeção de vídeos que mostrou o velejador niteroiense Torben Grael e a delegação de 10 velejadores do Projeto Grael que estiveram em Maryland por ocasião da Volvo Ocean Race, regata de volta ao mundo que Torben Grael disputou a bordo do barco Brasil 1.

Veja, a seguir, trechos mais importantes do discurso do governador Sérgio Cabral na ocasião da assinatura do ato:

-----

Discurso do governador na cerimônia de celebração do Memorando de Entendimento entre os estados do Rio e Maryland.

"Sua Excelência Governador O’Malley e outras autoridades, é um enorme prazer estar aqui, neste maravilhoso estado, neste dia especial.

O Rio de Janeiro e Maryland têm uma longa relação, que data de 1964, quando deputados de Maryland visitaram o antigo estado do Rio. Desde então, o antigo estado do Rio e o estado da Guanabara se fundiram no atual estado do Rio de Janeiro, que desde 1975 continua a desenvolver projetos de intercâmbio com instituições de Maryland".

(...)

"Na verdade, segurança pública é uma das principais questões em que trabalhamos, e a experiência que o governador O’Malley teve como prefeito de Baltimore, em reduzir consideravelmente a criminalidade, é um dos assuntos de interesse que podem ser desevolvidos neste novo momento da nossa parceria.

No entanto, a segurança não é o único setor de cooperação possível. A experiência do estado de Maryland em melhorar seu sistema educacional, considerado o melhor do país, é também uma importante área na qual temos um forte interesse de cooperação.

Junto com a educação está o esporte. Sabemos da importância dos esportes em afastar os jovens das gangues, drogas e violência, dando a eles um propósito de vida e uma vida saudável. O Brasil é o país do futebol, mas queremos ampliar este espectro ao dar aos jovens acesso a outros tipos de esportes, e, baseado em nossa geografia, a vela seria um bom começo.

Nossos estados têm baías lindas, onde a vela e outros esportes náuticos podem ser praticados e desenvolvidos. Isso também traz consigo enormes oportunidades para todo um setor industrial que apoia a prática desses esportes. Niterói, no estado do Rio, e Annapolis, em Maryland, têm um acordo de cidades-irmãs, com foco especial em vela, algo que essa parceria pode realmente impulsionar.

Além de segurança, educação e esportes, temos outros setores onde podemos trabalhar juntos, como meio ambiente, energia, cultura, infraestrutura, entre outros. E entre estas outras áreas, a saúde é emblemática, pois é por onde o Rio de Janeiro e Maryland vão começar esta nova parceria".


---------

Fonte: Portal do Governo do RJ
--------
Você pode ler a íntegra do discurso do governador Sérgio Cabral aqui mesmo no blog, acessando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.