quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Niterói será palco para o III Campeonato Brasileiro de Velamar 22 no feriadão de XV de Novembro

Competição deve reunir 20 barcos na Baía de Guanabara

Boteco 1

Com uma forte campanha para ser reconhecida como Capital da Vela no Brasil, a cidade de Niterói vai servir de palco para o III Campeonato Brasileiro da Classe Velamar 22 entre os dias 13 e 15 de novembro. São esperados cerca de 20 barcos na raia, que será montada entre o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Pedra do Morcego, em Jurujuba. Além de ser a área com os melhores ventos previstos para a prova, o público também poderá acompanhar a competição por terra. Este será um dos campeonatos de maior participação de todo o calendário nacional 2010.

Para os organizadores da classe, o número de barcos competidores é considerado mais do que significativo se considerada toda a história da classe. O Velamar22 foi criado na década de 1980 e construídos cerca de 80 veleiros. Destes, 21 estão no Rio de Janeiro e apenas dois já confirmaram que não participarão do campeonato. Outros dez estão em Brasília, que terá três tripulações no torneio.

A competição será sediada pelo Rio Yacht Club – Saliling, berço de multicampeões mundiais e olímpicos, como Torben e Lars Grael, Clínio de Freitas, Marcelo Ferreira e Isabel Swan. A organização é por conta da Engagec – Gestão Esportiva e Comunicação e patrocínio da Saveiros Navegação e Arapongas Mecânica Pesada e Geradores a Biogás.

Destaques

Além da disputa pelo título, o III Campeonato Brasileiro pode ser decisivo no Ranking 2010 da classe no Rio. Os três primeiros colocados, Picareta/Boteco 1 (Leonardo Mauro), Dona Zezé (Marcelo Gilaberte) e Baruk (Plínio Cabral) estão separados por apenas sete pontos.

Candangos

Entre as tripulações já confirmadas, os três representantes de Brasília serão Vitor Hugo Bernstorff (Nauru – AABB, atual líder do Ranking 2010 BSB), Sérgio Cortes (Hakuna Matata – CN-B) e Celso Martins (SCA Aquarius – CN-B). No Rio, estarão a bordo do Contravento (CN-C), La Brise (ICB) e Let It Be (Marina da Glória), barcos que foram gentilmente cedidos pelos comandantes Paulo Cezar Nunes, João Eduardo e Walter Costa, respectivamente.

Campeonato online

O III Campeonato Brasileiro da Classe Velamar 22 terá cobertura completa, com resultados e acompanhamento de regatas boia a boia, entre outras notícias. Para acompanhar o campeonato basta acessar http://www.velamar22.com/ ou pelo Twitter @BrasileiroV22.

No site, também é possível obter mais detalhes sobre a Classe Velamar22, como conhecer os barcos e seus comandantes e ver a disputa do Ranking 2010, regata a regata.

3 comentários:

  1. Parabéns à Classe Velamar22 e à Engage/c pela organização desse evento.
    Colocar na raia uma flotilha desse tamanho é digno de destaque e admiração.

    Bons Ventos,

    ResponderExcluir
  2. Claudia Rodriguez Comas11 de novembro de 2010 às 13:15

    Parabéns à Classe Velamar22 e deixo aqui a minha grande torcida ao barco Picareta do grande amigo Morcegão !! UhhhhhhhhhU !!

    Bons Ventos !!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a classe. Muita união e vontade dão nisso! Competitividade, esportividade e a cervejinha ao fim das provas. Durante também, vai!

    Bons ventos!

    Pimenta

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.