sexta-feira, 4 de março de 2011

Ministro da Ciência e Tecnologia anuncia Comissão do Futuro

Pensar o futuro do Brasil demanda também pensar no nosso papel na gestão do planeta.

Conheça os 21 membros do grupo presidido pelo neurocientista Miguel Nicolelis.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira (3), em visita à Escola Alfredo Monteverde, no Instituto Internacional de Neurociências de Natal, a composição da Comissão do Futuro, que irá discutir os rumos da ciência brasileira no próximo ano.

O grupo tem o papel de discutir os rumos da ciência brasileira a longo prazo. São 21 membros (veja lista abaixo), entre cientistas brasileiros e internacionais, presididos pelo neurocientista Miguel Nicolelis. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Selma Jerônimo, que atua na área da saúde, está entre os convidados.

A seleção foi capitaneada pelo próprio Nicolelis, convidado há cerca de dois meses para presidir a Comissão pelo ministro. O critério utilizado foi o de cientistas de renome, participantes de diversas áreas como Filosofia, Matemática, Física, Biologia e até duas jornalistas, com disposição para discutir o Brasil e o futuro da ciência. "Queremos discutir o futuro antes que o futuro nos discuta, antes que sejamos ultrapassados por ele", explicou o cientista. "A intenção é fazer as pessoas discutirem ciência nesse País como discutem futebol", complementou Nicolelis.

A primeira reunião da Comissão do Futuro será em abril, mas apenas com os cientistas brasileiros. Entre os membros do grupo, há sete pesquisadores estrangeiros. "Temos uma comissão internacional de grande respeito, a exemplo do que acontece na Europa e nos Estados Unidos", encerra o ministro Aloízio Mercadante.

A primeira reunião da Comissão do Futuro será em abril, mas apenas com os cientistas brasileiros. Entre os 21 convidados, há sete pesquisadores estrangeiros. "Temos uma comissão internacional de grande respeito, a exemplo do que acontece na Europa e nos Estados Unidos", completa o ministro Aloizio Mercadante.

Lista de membros

Comissão do Futuro da Ciência Brasileira - Ministério da Ciência e Tecnologia

* Presidente: Miguel A. L. Nicolelis, Duke University e ELS-IINN

Membros efetivos
* Alan Rudolph, Biólogo, International Neuroscience Foundation, EUA
* Alexander Triebnigg, Médico, Presidente da Novartis, Brasil
* Conceição Lemes, Jornalista, Brasil
* Débora Calheiros, Pesquisadora, EMBRAPA, Brasil
* Jon H. Kaas, Neurocientista, Vanderbilt University, US National Academy of Science, EUA
* Luiz A. Baccalá, Engenheiro, Escola Politécnica, USP, Brasil
* Luiz Belluzzo, Economista, Professor Emérito UNICAMP, Brasil
* Mariano Sigman, Neurocientista, Universidade de Buenos Aires, Argentina
* Marilena Chauí, Filósofa e Professora, USP, Brasil
* Mariluce Moura, Jornalista, FAPESP, Brasil
* Mauro Copelli, Físico, UPFE, Brasil
* Patrick Aebischer, Neurocientista, Presidente da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça
* Ricardo Abramovay, Cientista Político, FEA-USP, Brasil
* Robert Bishop, Cientista Computacional, ex-CEO da Silicon Graphics, EUA
* Ronald Cicurel, Matemático e Filósofo, Suíça
* Selma Jeronimo, Médica-Pesquisadora, UFRN, Brasil
* Stevens Rehens, Biólogo, UFRJ, Brasil
* Thereza Brino, Educadora em Tecnologia da Informação, Brasil
* Victor Nussenzweig, Médico, New York University, Brasil/EUA
* William Feiereisen, Cientista Computacional, Intel, EUA
(Agência MCT)

Fonte: Jornal da Ciência, SBPC.

------
MINHA OPINIÃO

A iniciativa do ministro da Ciência e Tecnologia Aluísio Mercadante vem em boa hora, quando vários foruns internacionais refletem sobre o futuro e buscam soluções. No entanto uma proposta como esta - pensar o futuro da ciência no Brasil - sempre esbarrará na crítica de que o grupo escolhido para compor a Comissão carece da abrangência necessária. É a impressão que eu tive. Pensar no futuro da ciência com que objetivo? A meu ver, o futuro da ciência é oferecer respaldo para a construção de uma sociedade sustentável e com justiça social. Sem menospresar os cientistas convidados, me parece estar subrepresentada a participação de pensadores da governança da nação e do planeta, do futuro da cidade, da gestão da qualidade ambiental, da energia e do transporte sustentável, etc.

No entanto, os nomes escolhidos são ótimos e creio que os componentes da Comissão saberão reconhecer as suas limitações de escopo e farão complementar a carência com a ajuda das suas instituições de pesquisa de origem. Que assim seja.

Axel Grael

2 comentários:

  1. Eu concordo com o Axel,Futuro sem energias alternativas e sustentabilidade ambiental?Parece "futuro", com "f" minúsculo. Não é querer puxar a brasa pra sardinha dos profissionais de meio ambiente, mas senti falta dessas áreas do conhecimento, apontadas com duas das mais relevantes para um Futuro melhor

    ResponderExcluir
  2. Que tal essa comissão pensar na GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, tendo como um bom exemplo a usina instalada em Amsterdã. Ela poderia ser pensanda com base no PPP - Parceria Público Privado.

    Chega de aterro sanitário!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.