sábado, 21 de agosto de 2010

Copa América: meio ambiente pode ser obstáculo para São Francisco

Torben Grael (à esquerda) a bordo do Luna Rossa, barco italiano na America´s Cup, 2006.


A equipe americana BMW Oracle Racing Team, campeã da última Copa América, sonha em promover a próxima edição da regata (2013-2014) em São Francisco, Califórnia, onde localiza-se o Golden Gate Yacht Club, clube sede da equipe. Conforme a tradição, a escolha do local é uma prerrogativa da equipe campeã mas, hoje, a mais importante competição da vela é também um negócio milionário. São Francisco estima que o impacto da competição em sua economia será de US$ 1,4 bilhões, gerando 9 mil empregos.
.
Ocorre que a cidade de Valência, Espanha, e uma cidade italiana cujo nome ainda não foi revelado, apresentaram ofertas generosas para sediar a regata, caso São Francisco não viabilize a sua candidatura. Comenta-se que os italianos teriam oferecido US$ 645 milhões.
.
O maior obstáculo dos californianos é o meio ambiente. A seis semanas do prazo para apresentar a proposta oficial da cidade, há um impasse com as autoridades ambientais, comprometendo as obras de infraestrutura. Para superar o impasse, o legislativo analisa uma proposta de isenção excepcional das obras das obrigações do licenciamento ambiental.
.
Os ambientalistas, compreensivelmente, não aceitam a medida alegando que o precedente desmoralizaria a Lei da Qualidade Ambiental da Califórnia e abriria uma brecha para futuras postulações.
---
Da coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 21 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.