domingo, 23 de março de 2025

Mais um recorde na ciclovia mais movimentada do País!

Passando em frente ao Contabike, na ciclovia da Marquês do Paraná, a mais movimentada do Brasil!

RECORDE DE BICICLETAS

A ciclovia da avenida Marquês do Paraná, que conecta a Zona Sul ao Centro de Niterói, registrou a passagem de 6.810 ciclistas ao longo do dia, na última segunda-feira (18/03) e se consolida como a mais movimentada do Brasil! 

Em 2015 eram 800 ciclistas passando pela mesma avenida: um aumento de mais de 850%. Um número extraordinário que reflete muito do trabalho feito em Niterói para estimular a cultura da bike na nossa cidade, que tem tanta vocação para as magrelas.

A Marquês do Paraná faz parte do eixo cicloviário das avenidas Roberto Silveira-Marquês do Paraná-Amaral Peixoto-Bicicletário Arariboia e é monitorada pelo sistema ContaBike, que faz a contagem diária de ciclistas e divulga os dados para a população. O equipamento foi implantado na Marquês do Paraná em 24 de abril de 2024, portanto completará 1 ano amanhã. 

CONTABIKE

O sistema ContaBike foi contratado pela Prefeitura de Niterói para monitorar 11 ciclovias de Niterói, de forma a verificar a adesão do niteroiense ao uso da bicicleta, gerar dados estatísticos para permitir entender os reflexos sobre o uso das ciclovias em diferentes condições meteorológicas e ajudar a desenvolver o planejamento do sistema cicloviário da cidade. 

Os pontos de monitoramento são:

Avenida Marquês do Paraná
Avenida Roberto Silveira
Rua São Lourenço
Túnel Charitas-Cafubá (sentido Cafubá)
Túnel Charitas-Cafubá (sentido Charitas)
Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis

Segundo dados do ContaBike, neste quase um ano, já foram contabilizadas mais de 1,5 milhões de passagens de ciclistas na Avenida Marquês do Paraná.

Dados estatísticos do ContaBike:

Total já registrado: 1.518.867 passagens
Média diária do fluxo dia de semana: 4.911 passagens
Média semanal: 29.113 Passagens
Média mensal: 126.590 Passagens

Recordes registrados:

Dia 18 de março de 2025: 6.810 Passagens
Semana de 10 de fevereiro de 2025: 35.913 Passagens
Mês outubro de 2024: 139.508 Passagens
Importante lembrar que Niterói tem a maior proporção de mulheres e idosos pedalando no Brasil, o que é um ótimo sinal!

A opção da bicicleta é fundamental para Niterói, uma vez que temos a maior taxa motorização do país e uma das maiores do país, com cerca de seis carros para cada 10 habitantes de Niterói, segundo o Departamento de Estatística do DETRAN-RJ. Oferecer novos modais de modalidade é estratégico para garantir uma maior fluidez no trânsito da cidade. 

NITERÓI DE BICICLETA 

Iniciei o programa Niterói de Bicicleta em 2013, trazendo para a administração municipal a bandeira que defendi como ambientalista em Niterói desde a década de 1980: ciclovias em Niterói! Superamos muitas dificuldades no início da implantação do programa, mas nada diferente do que já esperávamos, mas fizemos um processo participativo de estruturação do projeto cicloviário de Niterói e ouvimos a população em cada uma das etapas do projeto.

Entrega da Ciclovia da Rua Timbiras, em São Francisco, em 2014.

Veja, a seguir, alguns dos marcos importantes do programa Niterói de Bicicleta:

CRONOLOGIA DO NITERÓI DE BICICLETA

Conheça os avanços nos primeiros oitos anos do Niterói de Bicicleta:
Foram 8 anos de muitos avanços e de consolidação da vocação de Niterói para a bicicleta. Nestes primeiros anos, chegamos a 45 km de ciclovias implantadas e as contagens de ciclistas realizadas em 2020 mostraram que chegamos a 3.129 bicicletas/dia na Marquês do Paraná.

GESTÃO AXEL GRAEL (2021-2024)

No período, os avanços foram ainda mais significativos. Quase dobramos a malha cicloviária da cidade (mais de 91% de aumento), com ampliação de 41 km de ciclovias para 86 km. Cabe destaque para a implantação da nova malha cicloviária da Região Oceânica. com os investimentos do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO SUSTENTÁVEL. O próximo grande investimento na região será a Ciclovia-Parque de Itaipu, cujo projeto desenvolvemos e deixamos pronto para implantar. 

Também merece destaque o grande aumento do número de ciclistas. Na Marquês do Paraná, os registros passaram de 3.129 bicicletas (2020) para 6.810 ciclistas (18 de março), ou seja, um aumento de 119,6%

Entrega da Ciclovia da Avenida João Brazil, no Fonseca.

Veja os outros avanços nos últimos 4 anos:
Inauguração da Ciclovia da Praia de Piratininga, com mais de 1.200 ciclistas comemorando a conquista de Niterói.

Após 12 anos de trabalho, ver a grande adesão do niteroiense ao transporte por bicicleta nos enche de orgulho e de esperança de ver Niterói se firmar, cada vez mais, como um exemplo de sustentabilidade urbana. Impossível não lembrar de quando comecei a organizar manifestações pelo uso da bicicleta, nos anos 80, e muitos diziam que a cidade não era boa para pedalar. Niterói segue mostrando caminhos por uma mobilidade sustentável. Tenho um orgulho especial de ter tirado do papel, como prefeito, as roxinhas NitBikes. Os niteroienses responderam à altura dos investimentos, abraçando as bicicletas como forma de locomoção.

Pedalando no POP Sirkis e ouvindo os moradores.

Vamos em frente, pedalando para uma Niterói cada vez mais sustentável e boa para se viver e ser feliz. Viva Niterói!

Axel Grael
Prefeito de Niterói (2021-2024)


------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

BICICLETAS: Niterói é a terceira cidade do País com mais pessoas acima de 60 anos pedalando




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.