quarta-feira, 7 de junho de 2023

AMPLIAÇÃO DA MOEDA ARARIBOIA: MAIS SEIS MIL FAMÍLIAS PASSARÃO A RECEBER O BENEFÍCIO, QUE VAI CHEGAR A CERCA DE 92 MIL PESSOAS





Fiquei muito feliz de anunciar, nesta quarta-feira (07), que a Prefeitura de Niterói vai ampliar o número de beneficiários da Moeda Social Arariboia. A partir de julho, vamos promover um aumento de quase 20% na quantidade de niteroienses atendidos pelo programa, que chegará ao todo a cerca de 92 mil pessoas. A lista com os novos contemplados já foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), gestora desta iniciativa do município. Complementando essa nova fase da Moeda Arariboia, vou enviar à Câmara de Vereadores um projeto de lei para aumentar o valor do benefício em quase 20%. Se a proposta for aprovada no Legislativo, as famílias vão receber a partir de 293 arariboias, com valor máximo passando de 820 arariboias.

ACESSE AQUI A LISTAGEM DOS CONTEMPLADOS

O anúncio dessa ampliação foi feito através dos canais digitais da Prefeitura e você pode conferi-lo aqui. A Moeda já beneficia, atualmente, cerca de 31 mil famílias em Niterói. Com a mudança no programa, vamos chegar a quase 37 mil famílias! Fiquem atentos, porque na próxima semana a SMASES vai divulgar os dias e locais de distribuição dos cartões, que serão entregues na última semana de julho. O benefício já vai passar a valer no mesmo mês.

A Moeda Social Arariboia é um programa permanente de transferência de renda com investimento de cerca de R$ 200 milhões por ano na economia da cidade. Iniciado no final de 2021, o programa já está na terceira ampliação e, nos próximos dias, vai chegar a duas milhões de transações comerciais realizadas. Desde que começamos com esta iniciativa, já tivemos uma circulação de R$ 150 milhões na economia, beneficiando cerca de 5 mil estabelecimentos comerciais. Seguimos trabalhando para que ele seja um programa cada vez mais eficiente!


A Moeda Arariboia atende, atualmente, pouco mais de 31 mil famílias com valor médio de 362 arariboias. O programa parte de 250 arariboias para o primeiro beneficiado e tem valor máximo de 700 arariboias para famílias com seis integrantes. O novo valor, se aprovado, passa a ser de 293 arariboias com acréscimo de 106 arariboias para cada membro adicional da família (até 6 pessoas). O valor máximo, por família, pode chegar a 823 arariboias.

Tenho muito orgulho da bela história que a Moeda Arariboia vem construindo em nossa cidade. Desde 2013, esta gestão prioriza, no orçamento municipal, aqueles que mais precisam. Sabemos das dificuldades que passa a população brasileira, com desemprego e aumento de gastos em necessidades básicas, como alimentação, transporte e até moradia. Em 2021, o salário mínimo chegou ao menor poder de compra em relação aos produtos da cesta básica desde 2005, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Assinando a mensagem executiva para a ampliação dos investimentos da Prefeitura na Moeda Social Arariboia.

Como você deve lembrar, em 2020, o então prefeito e atual secretário Executivo Rodrigo Neves criou um programa de renda básica temporária (RBT) durante a pandemia da Covid-19 e coube a mim coordenar as ações. Na época, era fundamental atender a população que mais precisava de apoio financeiro para superar o grave momento que passávamos. Quando assumi como prefeito, no início de 2021, assumi o compromisso de prorrogar o Renda Básica Temporária até o final do processo de imunização da população e, portanto, o programa foi mantido até o final de 2021. Neste meio tempo, fomos construindo um programa de transferência de renda permanente para substituir o RBT, que era circunstancial e temporário: foi quando apresentamos a Moeda Social Arariboia.

Em circulação há um ano e meio, a Moeda Arariboia já dá resultados e cumpre muito bem seu papel no sustento das famílias que mais precisam e no apoio a milhares de empresas, garantindo emprego e renda, sobretudo nas regiões mais vulneráveis. O modelo inovador une o desenvolvimento das comunidades, combate à pobreza, transferência de renda e circulação da moeda dentro da nossa cidade. Esta é uma política muito consistente porque gera resultado não só para a pessoa que recebe o repasse, mas também para todo o comércio local. Outra característica importante é ter como requisito que as crianças que fazem parte dos beneficiados estejam frequentando a escola.

Estiveram comigo na transmissão outros gestores fundamentais para o sucesso da Moeda Arariboia, como o ex-prefeito e atual secretário Executivo Rodrigo Neves e o meu vice-prefeito, Paulo Bagueira. Também participaram o secretário da SMAES, Elton Teixeira, o procurador-geral de Niterói, Francisco Soares, a deputada estadual Verônica Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Cal e o vereador Andrigo de Carvalho.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.