quarta-feira, 7 de junho de 2023

LANÇADO O NOVO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA OBRAS DO CINEMA ICARAÍ





Estamos nos aproximando da recuperação de um grande patrimônio arquitetônico da nossa cidade. A Prefeitura de Niterói lançou, no último sábado (03), o novo edital de licitação para obras do Cinema Icaraí, com previsão de conclusão do processo em 45 dias. Sem atividades desde 2006, o icônico prédio passará por uma cuidadosa revitalização e renascerá com um toque moderno, abrigando três salas de cinema de última geração, uma sala para concertos destinada à Orquestra Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF), espaços gastronômicos, entre outras instalações. A preservação do patrimônio histórico, em especial o estilo art déco, será prioridade da obra, que também irá se destacar por ter acessibilidade para os visitantes e ser sustentável.

O edital de revitalização passou por adequações para atender às determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com investimento de R$ 55 milhões, o projeto terá prazo de execução de 12 meses a partir da assinatura da Ordem de Início. A recuperação do Cinema Icaraí faz parte de um plano de recuperação do patrimônio arquitetônico da cidade e da memória afetiva do niteroiense. Além da revitalização deste prédio histórico, também temos em andamento obras em locais como a Ilha da Boa Viagem, a Casa Norival de Freitas, que será sede do Projeto Aprendiz e o Castelinho do Gragoatá.

Desativado há 17 anos, o Cinema Icaraí faz parte da história de Niterói. Por sua importância, o prédio foi tombado em 2001 pelo município e em 2008 pelo Estado. Em 2011, foi desapropriado e passou a pertencer à UFF. Em 2019, a gestão do então prefeito e atual secretário Executivo Rodrigo Neves negociou com a universidade um termo de cessão de uso do espaço por um período de 40 anos. Na época, eu ocupava o cargo de secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) e recebi das mãos do reitor Antônio Cláudio da Nóbrega as chaves do prédio. Desde então, a Prefeitura de Niterói realiza estudos e contrata empresas especializadas em projetos de arquitetura e restauro para tirar do papel o antigo sonho de ver o Cinema Icaraí revitalizado.

Todo o projeto do novo Cinema Icaraí foi feito para que, além de cumprir com as orientações dos órgãos de patrimônio, haja uma capacidade de geração de receitas. Queremos que o prédio se torne um espaço cultural vibrante, capaz de atrair parcerias público-privadas, gerando renda e empregos.

Desde 2013, a Prefeitura de Niterói tem uma gestão que abraça a cidade como um todo, entendendo suas potencialidades, sua vocação e sua história. O projeto de revitalização do Cinema Icaraí tem a marca de uma administração municipal que faz parcerias com a UFF porque sabe de sua importância para a cidade, que aposta em iniciativas com potencial de geração de emprego e renda e que trabalha para enfrentar os desafios do século 21, enquanto respeita a memória dos niteroienses. 

Vamos em frente!

SOBRE O PROJETO - Segundo o anteprojeto do Novo Cinema Icaraí, aprovado pelo Inepac, o espaço terá um aumento de 1.267,00 m² de área construída. A obra inclui a preservação da fachada e restauro do saguão com todos os seus elementos: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias e, ainda, a instalação de escada rolante e elevador, oferecendo acessibilidade plena aos visitantes.

No salão, todos os componentes decorativos serão revitalizados e o palco será ampliado para comportar a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense. A plateia terá capacidade para mais de 300 pessoas e será instalada uma plataforma elevada para acesso ao subsolo. O projeto também inclui a revitalização deste subsolo, abaixo do palco, para área técnica e espaço de acervo e guarda de instrumentos.

O primeiro pavimento comportará os camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante. Já o segundo receberá toda a infraestrutura para atender a orquestra e também estarão localizadas as áreas administrativas do empreendimento. As salas de cinema estarão localizadas no terceiro pavimento: uma delas terá capacidade para 150 lugares e outras duas com 65, cada. Além do espaço administrativo do cinema, o andar terá um café/bomboniere.

O quarto pavimento ganhará um bar bistrô e será criado um quinto para a construção de um restaurante com varanda e vista para o mar, sem retirar as características da fachada. Para colaborar com a sustentabilidade, serão instaladas na cobertura placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar e todo o prédio também terá sistema de captação de água da chuva para reuso.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.