Registro de grande aglomeração de lixo flutuante na Baía de Guanabara. Foto da equipe do Projeto Grael participante do Projeto Baía de Guanabara |
Lixo na Baía de Guanabara. Foto Projeto Baía de Guanabara. |
Localização do ponto onde a mancha de lixo foi localizada a mancha de lixo acima. |
As fotos acima registram parte da rotina dos ex-alunos do Projeto Grael, hoje contratados para atuar no Projeto Baía de Guanabara que visa levantar dados coletados in loco que ajudem no conhecimento e na divulgação da qualidade ambiental da aía.
O Projeto Baía de Guanabara é uma iniciativa da BG Brasil, da Prooceano, do Projeto Grael e dos laboratórios LAMMA (UFRJ) e LAMCE (COPPE-UFRJ).
Através do Projeto, são gerados dados semanais sobre as correntes, coletados com o auxílio de derivadores, em jornadas de 12 horas, correspondentes a um ciclo de maré. Os dados são disponibilizados ao público através do site http://www.projetobaiadeguanabara.com.br/, onde pode-se também obter mais informações sobre a metodologia utilizada.
Além do Projeto Baía de Guanabara, o Projeto Grael também desenvolve outra iniciativa envolvendo os seus alunos, visando retirar das águas da Baía o lixo flutuante. Trata-se do Projeto Águas Limpas, que tem a parceria da empresa Águas de Niterói - concessionária de águas e esgoto da cidade - e a CLIN, empresa municipal responsável pela limpeza de Niterói, além do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Embarcação Águas Limpas, operado por ex-alunos do Projeto Grael, treinados para retirar o lixo flutuante da Baía de Guanabara. |
A baia de guanabara precisa de ajuda!!110 mil pessoas passam pelas barcas s/a todos os dias...precisamos fazer uma açao socioecológica para mudar isso...é só uma ideia.
ResponderExcluirTemos que concientizar as pessoas...um porto gigante que será usado bilhões dos cofre nacional para ser concluido e nem 1% direcionado a recuperação de nossa baia de guanabara!!
ResponderExcluirserá que vai ser mas uma vergonha construida de baixo de nosso nariz??