quarta-feira, 11 de maio de 2011

Iniciativas do Projeto Grael na prevenção do lixo flutuante na Baía de Guanabara


  • Projeto Niterói Águas Limpas
Embarcação utilizada no Projeto Águas Limpas. Foto acervo do Projeto Grael.

O Projeto Grael opera uma embarcação especialmente projetada para a retirar do lixo flutuante. Com uma tripulação composta de jovens formados pelo próprio Projeto Grael, o programa Águas Limpas atua diariamente (sete dias por semana) e tem recolhido toneladas de lixo da Baía de Guanabara. Os resultados podem ser conferidos no Blog do Projeto Águas Limpas.

PARCERIAS:
Operação: PROJETO GRAEL
Patrocínio: ÁGUAS DE NITERÓI
Parcerias: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apoio Logístico: CLUBE NAVAL-CHARITAS

  • Projeto Baía de Guanabara
Equipe do Projeto Baía de Guanabara faz demonstração do procedimento de lançamento dos derivadores, em frente à sede do Projeto Grael, em Niterói. Foto acervo do Projeto Grael.

O Projeto tem por objetivo dar suporte às pesquisas e modelagens das correntes da Baía de Guanabara. Uma equipe de profissionais formados pelo Projeto Grael opera a embarcação Coral, e mantém uma rotina de lançamento de derivadores, equipamentos flutuantes dotados de GPS, de sensores de temperatura, etc. Os derivadores são transportados pelas correntes, registrando e transmitindo dados em tempo real para a Prooceano e os laboratórios da UFRJ que participam do programa.

A melhoria do conhecimento sobre a dinâmica das correntes na Baía de Guanabara permite, dentre outras coisas, que se aperfeiçoe a capacidade de previsão dos locais de concentração do lixo flutuante, permitindo uma maior eficiência do trabalho de recolhimento destes sólidos, tão danosos ao meio ambiente e às atividades de usos múltiplos da Baía, como: a navegação, a pesca, a recreação, esportes, praias, turismo, etc.

Os resultados do projeto podem ser acessados no site do Projeto Baía de Guanabara

PARCERIAS:
Operação: PROJETO GRAEL
Patrocínio: BG Brasil
Coordenação Técnica: Prooceano
Apoios: Laboratórios LAMMA e LAMCE, da UFRJ.

  • Atividades educativas
O Projeto Grael promove eventos e gincanas para promover o envolvimento dos seus participantes nas iniciativas de prevenção dos problemas ambientais gerados pelo lixo.

Gincana de Limpeza de Praias, 2010. Foto Fred Hoffmann.
  • Programa de coleta seletiva avança no Projeto Grael
O Projeto Grael está em processo de implantação de um programa de Coleta Seletiva do lixo, com a finalidade de envolver alunos e funcionários no esforço de destinação adequada e reciclagem, tanto do lixo produzido no Projeto Grael, como futuramente o lixo flutuante coletado na Baía de Guanabara. Veja as fotos abaixo:

Recicláveis expostos diante dos coletores doados ao Projeto Grael. Foto acervo do Projeto Grael.

Embalagens dos produtos do lanche dos alunos, separados e lavados: prontos para a reciclagem. Foto acervo do Projeto Grael.

Vinicius Palermo, oceanógrafo do Projeto Grael e responsável pelo Programa de Coleta Seletiva, orienta os alunos. Foto acervo do Projeto Grael.

Caminhão do serviço de Coleta Seletiva da CLIN., que recolhe o material separado no Projeto Grael. Foto acervo do Projeto Grael.

PARCERIAS DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA:
Operação e atividades pedagógicas: PROJETO GRAEL
Doação de coletores: empresa SÓ LIXEIRAS
Apoio: CLIN - Companhia de Limpeza Urbana de Niterói






Um comentário:

  1. OLÁ AXEL TUDO BEM MEU NOME E LUCAS TENHO 17 ANOS
    SOU VELEJADOR DE TRES MARIAS NO PROJETO VERSOL E
    TENHO UM SONHO DE ME TORNAR UM VELEJADOR PROFICIONAL ESTOU COMQUISTANDO MEU SONHO AUS POUCOS MAS TUDO ISSO QUE EU APRENDI SOBRE VELA FOI GRAÇAS A UM AMIGO MUITO CONHECIDO TUI SE NÃO FOSSE ELE EU NÃO TERIA COMCEGUIDO CHEGAR OMDE EU ESTOU HOJE. HOJE EU SOU ATLETA DE TRES MARIAS VELEJO NO LAGO DE TRES MARIAS E NO PROJETO VERSOL
    GRAÇAS AL PROJETO EU COMCEGUI CRECER SE NÃO FOCE O PROJETO É O TUI HOJE EU ESTARIA NO MUMDO DAS DROGAS É ATRAVEZ DESSE ESPORTE EU COMCEGUI
    VEMCER NA VIDA É EU NÃO PODERIA DE DEICHAR DE TAMBÉM TI DAR UMA NOTICIA VOU PARTICIPAR DO MEU PRIMEIRO CAMPIONATO Ó CAMPIONATO BRASILEIRO EM TRES MARIAS MUITO OBRIGADO PELA SUA ATEMÇÃO IREI COMTINUAR TREINANDO E APRENDENDO PARA ME TORNAR UM VELEJADOR PROFICIONAL COMO VC MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.