Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A tradicional regata da Escola Naval está ocorrendo na manhã de hoje (10) na Baía de Guanabara, em sua 65ª edição. De acordo com os organizadores cerca de 800 embarcações participam do evento e envolve aproximadamente 2 mil tripulantes, velejadores brasileiros e estrangeiros, além de crianças e jovens atendidos por projetos sociais que utilizam a vela como instrumento de inclusão social.
Um deles, o Projeto Grael, que oferece educação por meio do esporte a 250 crianças no Rio, vai levar sua equipe de competição com 22 alunos. Para a coordenadora de esportes náuticos da instituição, Fernanda Hoffmann, a participação na regata gera expectativa e funciona como uma premiação. “A regata é um marco na vela e é como uma premiação aos nossos alunos pela dimensão que o evento tem, por todo o prestígio e pelo número de embarcações que reúne. Acontece geralmente em outubro e eles já ficam aguardando ansiosos bem antes”, disse.
Ainda como parte do evento, o público poderá conferir, na Ilha de Villegagnon, uma exposição de material militar da Marinha, incluindo equipamentos de mergulho, helicópteros, mísseis, carros de combate e barracas de um hospital de campanha. Haverá também apresentações da banda da Marinha, do Pelotão Elétrico dos Fuzileiros Navais, além de atividades esportivas e recreativas para as crianças, como escalada indoor, lutas marciais, adestramento de cães e gincanas.
Criada em 1946 com o nome de Taça Escola Naval, a regata é considerada o maior evento náutico da América Latina e é promovida pelo Grêmio de Vela da Escola Naval.
Edição: Aécio Amado
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.