Mais uma reação importante da sociedade americana para reagir contra as atitudes reativas do governo Trump contra a sustentabilidade e as medidas relativas às mudanças climáticas. Como já escrevi aqui no Blog, a atitude negacionista e conspiratória de Trump contra estes temas de prioridade global são uma grande preocupação, mas não é mais como foi na sua primeira gestão (2017-2021) quando o mundo ficou surpreso e, de certa forma imóvel, diante dos ataques trumpistas.
Como vemos na matéria abaixo, vemos uma crescente reação da sociedade americana e, diante da atitude federal americana, vemos a reação dos governos subnacionais do país, da ciência e da cidadania, assumindo a frente das medidas necessárias (saiba mais aqui). A COP30, a se realizar daqui a poucos meses em Belém do Pará, sentirá os impactos da posição estadunidense, mas saberá superar. As ações seguirão avançando.
Trump cada vez se isola mais, abre mão da liderança mundial que os EUA sempre buscaram manter e as consequências para a população americana (e para o mundo) serão graves.
O futuro mostrará o tamanho do estrago, mas com o correto enfrentamento, seguiremos avançando no caminho certo.
Axel Grael
-------------------------------------------------------------------
Grupos científicos se unem nos EUA para concluir relatório climático cancelado por Trump
O governo de Donald Trump nos Estados Unidos demitiu quase 400 cientistas responsáveis pela Avaliação Nacional do Clima (NCA, da sigla em Inglês), relatório federal que analisa os impactos das mudanças climáticas nos EUA a cada quatro anos. A medida, vista como um ataque à Ciência Climática, levou a União Geofísica Americana (AGU, da sigla em Inglês) e a Sociedade Meteorológica Americana (AMS) a anunciarem na última semana a criação de uma coleção especial de pesquisas independentes para preservar os dados descartados.
Inédita, a iniciativa visa evitar um apagão de informações essenciais para políticas públicas, já que a próxima edição oficial do relatório, prevista para 2027, pode ser drasticamente reduzida devido às demissões. A decisão de Trump coloca em risco a base científica que orienta governos e empresas no combate aos efeitos das mudanças climáticas, como secas, enchentes e incêndios florestais.
A Avaliação Nacional do Clima é exigida por lei desde 1990 e serve como ferramenta vital para Adaptação e Mitigação. A Casa Branca afirmou que “avalia o escopo” do próximo relatório, sinalizando possível censura a descobertas que contradigam o negacionismo vigente. Especialistas alertam que, sem dados precisos, os EUA ficarão vulneráveis a crises ambientais e econômicas.
O NY Times lembrou que a iniciativa não substitui o relatório federal oficial, mas busca preservar pesquisas cruciais. Enquanto a Casa Branca alega estar “reavaliando” o escopo do relatório climático nacional, conforme e-mail enviado aos pesquisadores demitidos, especialistas alertam que o corte de verbas e equipe pode inviabilizar a próxima edição do documento.
Os autores do relatório alternativo, que já trabalhavam há um ano em capítulos sobre modelos climáticos e adaptação urbana ao calor, agora terão na publicação alternativa uma chance de divulgar seus estudos. “Não substitui a avaliação oficial, mas permite concluir pesquisas já iniciadas”, destacou Jason West, cientista que participou da edição anterior, ressaltando a importância do processo de revisão governamental e pública do relatório original. Anjuli Bamzai, ex-presidente da Sociedade Meteorológica, destacou que o relatório oficial fornece cenários para os próximos 25 e 100 anos, fundamentais para o planejamento de infraestrutura e políticas públicas., informou a Associated Press.
Nature, Guardian, Bloomberg, CBS News, Deutsche Welle, CNN, Reuters, entre outros, repercutiram a iniciativa das entidades científicas norte-americanas.
----------------------------------------------------------------
Fonte: ClimaInfo
----------------------------------------------------------------
NEGACIONISMO CLIMÁTICO DE TRUMP É UM CRIME CONTRA O PLANETA, MAS EUA SERÃO OS MAIORES PERDEDORES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.