domingo, 19 de setembro de 2021

Niterói Cidadã: capacitação fortalecerá entidades que fazem a diferença para milhares de pessoas



Apresentação do Niterói Cidadã, em evento realizado na Sala Nelson Pereira dos Santos, na sexta-feira, 17 de setembro de 2021.


Christa Grael, madrinha do programa, fala sobre a sua experiência de gestão do Projeto Grael e da importância de compartilhar com outras organizações da cidade de Niterói.


A estratégia de desenvolvimento sustentável de Niterói passa pelo fortalecimento de todos os setores da sociedade que trabalham por uma cidade cada vez mais próspera, inclusiva e humana. Por isso, lançar o Niterói Cidadã (na última sexta-feira) foi um grande marco no processo de retomada da economia, que está começando a tomar forma. Com o objetivo de capacitar funcionários de Organizações Não Governamentais (ONGs) da nossa cidade, o Niterói Cidadã irá fortalecer a inclusão social, imprescindível para nosso crescimento como cidade e sociedade. Tenho muito orgulho por ter minha esposa, Christa Vogel Grael, trabalhando como voluntária neste programa, dedicando seu tempo e dividindo todo o conhecimento alcançado nos 12 anos em que ficou à frente do Projeto Grael.

Minha trajetória pessoal e profissional passa pelo terceiro setor, seja como gestor público, empresário, no movimento ambientalista e social. No Projeto Grael, eu e Christa vivenciamos os desafios de captar recursos e enfrentar a burocracia. Capacitar e fortalecer institucionalmente as ONGs é muito importante. A falta de estrutura e de informação para lidar com a burocracia e com o excesso de formalidades pode ser uma barreira. E o Niterói Cidadã é fundamental para quebrar barreiras através da formação que será oferecida pela Escola de Governo e Gestão para os funcionários das organizações.




O Projeto Niterói Cidadã é um projeto estruturante da Prefeitura Municipal de Niterói, e conta com o apoio de todas as Secretarias e Coordenadorias do governo municipal. Tem como objetivo o fortalecimento das organizações do terceiro setor da cidade, através do mapeamento situacional de cada entidade.

As primeiras ações a serem desenvolvidas serão as seguintes:

  • Oferta de cursos gratuitos de capacitação;
  • Criação do selo “Niterói Cidadã” para os participantes e para os apoiadores do projeto;
  • Criação de um canal online com todas as entidades participantes. Este canal permitirá a população de Niterói conhecer mais o setor, e encontrar formas de colaborar com seu desenvolvimento, capacitação e profissionalização;

O projeto já conta com mais de 70 entidades cadastradas, e o formulário continua aberto no Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói (www.servicos.niteroi.rj.gov.br). Os cursos serão desenvolvidos através da Escola de Governo e Gestão, fortalecendo as instituições para que elas tenham condições de elaborar projetos e buscar apoio para colocá-los em prática.

Já no primeiro módulo, que terá início em outubro, a EGG abordará o surgimento do terceiro setor no mundo, seu desenvolvimento no Brasil, a importância da formalização das entidades e casos de sucesso em Niterói e no Brasil.




No evento de lançamento, nossa primeira dama Christa Vogel Grael pronunciou-se da seguinte forma:

“Hoje foi um dia muito especial! Lançamos o Niterói Cidadã, um programa que visa fortalecer o Terceiro Setor, através de cursos de capacitação direcionados às Organizações Não Governamentais da nossa cidade. Me emocionei ao subir naquele palco da Sala Nelson Pereira dos Santos, porque vi um sonho saindo do papel. Um filme passou pela minha cabeça. Lembrei de quando assumi o desafio de estar à frente do Projeto Grael, há mais de 12 anos, e de todos os desafios que tivemos que enfrentar para manter a instituição de portas abertas.

Eu e o Axel sabemos o quão difícil é captar recursos e administrar uma ONG. Diante de tantas incertezas e burocracias, muitas instituições se veem obrigadas a viver na informalidade, o que impede o seu desenvolvimento. No Projeto Grael, tivemos que enfrentar essas barreiras e nos profissionalizar para continuar ajudando a tantos jovens.

Com a minha experiência, vivenciando essas dificuldades, vi o quanto era importante oferecer um caminho de profissionalização do Terceiro Setor, o que me fez idealizar e atuar de forma voluntária no Niterói Cidadã. Quero agradecer imensamente ao Axel por todo o apoio, todas as secretarias envolvidas nesse trabalho, OAB Niterói pela parceria e a cada organização que se inscreveu e vem confiando no nosso trabalho. O trabalho na área social, tão importante para o desenvolvimento da cidade e na busca por avanços sociais, não é nada fácil, mas é transformador. Gratidão!“

Das 71 instituições que responderam ao formulário, 8 tem certificado de instituição beneficiente, 15 tem título de utilidade pública, 5 instituições são OSCIP, 22 possuem patrocinadores, 31 recebem recursos públicos e 26 instituições atuam em rede. Áreas de atuação: Assistência Social: 40% das instituições que responderam ao formulário Educação: 20% das instituições que responderam ao formulário Saúde: 20% das instituições que responderam ao formulário Cultura: 15% das instituições que responderam ao formulário Meio Ambiente: 5% das instituições que responderam ao formulário

Contamos com a colaboração das ONGs para avançarmos neste projeto que visa alavancar diversos setores sociais de Niterói. Parabéns a todos os envolvidos no Niterói Cidadã, sobretudo à Christa, coordenadora voluntária, que exerce essa função com paixão! Orgulho!

Axel Grael
Prefeito de Niterói


---------------------------------------------

Mais sobre o Terceiro Setor:

O Terceiro Setor é composto por organizações privadas sem fins lucrativos e de interesse público, as chamadas organizações da sociedade civil (OSCs). Hoje, no Brasil, existem mais de 781,9 mil OSCs. São organizações que atuam em áreas como saúde, educação e assistência social, ajudando a preencher lacunas deixadas pelo Poder Público. Em 2015, quase 3 milhões de pessoas possuíam vínculos de emprego em OSCs brasileiras. Isso significa 9% do total de pessoas empregadas no setor privado com carteira assinada, naquele ano.

Fonte: Observatório do Terceiro Setor (https://observatorio3setor.org.br/o-que-e/)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.