sábado, 13 de março de 2021

SEGUNDA ETAPA DAS OBRAS DO PARQUE ORLA DE PIRATININGA COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA

 

A ETAPA QUE SE INICIA INCLUI A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ECOCULTURAL, QUE SERÁ O PRIMEIRO EQUIPAMENTO CULTURAL DA REGIÃO OCEÂNICA.


Ordem de início da segunda etapa de obras do POP será assinada na segunda-feira

Esta fase inclui toda a parte de urbanização da área. Primeira etapa, que contempla a infraestrutura verde e revegetação, segue avançando

13/03/2021 - A ordem de início da segunda etapa de obras do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis será assinada nesta segunda-feira (15) pelo prefeito de Niterói, Axel Grael. Esta fase inclui toda a parte de urbanização da área, com implantação de pavimentação e drenagem, praças e ciclovias. Enquanto isso, a primeira etapa, que contempla a infraestrutura verde e revegetação, segue avançando.

O parque, que está sendo implantado pela Prefeitura de Niterói, contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte. A previsão é que todo o trabalho esteja concluído em setembro de 2022.



Hoje fiz mais uma visita às obras para vistoriar o avanço dos trabalhos. Fotos Axel Grael

Uma das saídas de águas pluviais. A Prefeitura vai intensificar o programa Ligado na Rede para evitar a presença de esgoto e com as bacias de sedimentação e os jardins filtrantes vamos reduzir muito o nível de poluentes que chegam à Lagoa de Piratininga. Foto Axel Grael.


O projeto do POP foi dividido em nove trechos de acordo com as características de cada local. No momento, as intervenções acontecem no trecho 1, que se estende do fim da Avenida Francisco Gabriel de Souza Lôbo, próximo à área de pouso de parapente no Cafubá, até a Ponte do Canal de Camboatá, próximo à entrada de Camboinhas.

Agora estão sendo executadas as obras de infraestrutura verde, com bacias de sedimentação e jardins filtrantes que irão captar e tratar as águas dos rios Cafubá, Arrozal e Jacaré. Estas obras estão localizadas nos trechos 1, com o sistema de alagados construídos do rio Arrozal e do rio Jacaré, e 9, com sistemas de alagados construídos do rio Cafubá.

A coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), Dionê Marinho Castro, destaca que a implantação do POP é um passo fundamental para a despoluição da lagoa.

“Um dos grandes diferenciais do projeto é a implantação deste sistema de gestão de águas pluviais composto por bacias de sedimentação, jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para a captação e tratamento das águas provenientes do escoamento superficial, dos rios e da rede de drenagem das principais bacias contribuintes à Lagoa de Piratininga”, explica.

Com o início da segunda parte da obra, o trecho 1 receberá também infraestrutura cicloviária, urbanização da pista de pouso de parapente, jardim sensorial, área de estar com bancos e mesas, paraciclos, área de ginástica, mirante, píer de contemplação, quadra de esportes, pista de skate, brinquedos infantis, píer de pesca e churrasqueira.

“O POP vai permitir restabelecer novo equilíbrio ecológico no entorno da Lagoa, manter e fomentar a atividade pesqueira na região, a abertura de espaços multifuncionais com equipamentos de lazer para a população, áreas de contemplação e de aproximação da população com a Lagoa de Piratininga, sua fauna e flora, além de intensificarmos questões voltadas para a educação ambiental, ecoturismo e gestão de resíduos sólidos”, afirma a engenheira Civil do PRO Sustentável, Andressa Ferreira Lima.

O trecho 2, que se estende do Canal de Camboatá até a Rua Doutor Valdemar Vanderlei, e o trecho 3, da Rua Doutor Valdemar Vanderlei até a Rua Doutor Ernâni Luís da Cunha ganharão infraestrutura cicloviária, área de estar, churrasqueira, paraciclos, píer de contemplação, banheiros e quadra de esporte. Haverá ainda um parcão, que é um espaço destinado para pets, e estacionamento.

O trecho 4, que compreende a área entre a Rua Doutor Ernâni Luís da Cunha até a ponte de acesso ao bairro Jardim Imbuí, terá como destaque o Museu de Piratininga. Situado às margens da lagoa, no local do antigo Iate Clube de Piratininga, terá aproximadamente 1500 metros quadrados de área construída.

O trecho 5 do POP faz a ligação da Lagoa de Piratininga com a Prainha de Piratininga. Já o trecho 6 se estende da ponte de acesso ao bairro Jardim Imbuí até a Rua Augusto Rush, contemplando também a Ilha do Tibau. O trecho 7 parte da Rua Augusto Rush até o fim do Jardim Imbuí e o 8 engloba toda a área de abrangência da Rua Estrela, antiga Rua 100. O trecho 9 vai da Rua Estrela até a Avenida Francisco Gabriel de Souza Lôbo.

Nestas áreas, o passeio público ganha espaço com praças, áreas de convivência, churrasqueira, equipamentos de ginástica, brinquedos, mirante, píer de pesca, além de infraestrutura cicloviária. Terá ainda um campo de futebol e quadra de esportes no trecho 6 e 4 marcos visuais do Parque nos principais acessos.

Fonte: Prefeitura de Niterói


----------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

SISTEMAS LAGUNARES DE PIRATININGA/ITAIPU E BARRA/JACAREPAGUÁ: recuperação das lagoas da Região Metropolitana do Rio  

7 comentários:

  1. E como digo na Rede a Cidade com seus bairros tem suas demandas onde o poder público tem que se fazer presente.O povo precisa saber que a cidade e seus bairros tem as suas demandas.

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Valeu mto esperar esse dia! A visão de um gestor com formação adequada ( UFRRJ) e mta experiencia e anor à cidade, faz toda a diferença! Inha está orgulhosa das sementes que ela plantou! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Valeu mto esperar esse dia! A visão de um gestor com formação adequada ( UFRRJ) e mta experiencia e anor à cidade, faz toda a diferença! Inha está orgulhosa das sementes que ela plantou! Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Axel, não sou amiga, mas recebi seus tios Axel e Eric em minha festa de 15 anos, logo após o título mundial, guardando deles uma lembrança muito boa. Estendi esse sentimento a você, mesmo sem conhecê-lo. Hoje assisti a um vídeo seu, antes de eleito, repudiando o lockdown. O que o fez mudar de ideia tão veementemente indo contra suas afirmativas ao povo, que evidentemente confiou em você? Sei que você sabe que lockdown não adianta nada, a não ser para empobrecer o povo. Para mim foi uma decepção. E nem moro em Niterói, mas tenho família aí. Moro na Barra da Tijuca e estou no mesmo barco cercada de políticos desacreditados. A mim me resta apenas rezar pelo meu país. No momento estou em Vancouver, a um mês e meio de voltar para a minha terra. Rezo pelo meu país! Minha esperança na honestidade e nos princípios morais dos homens públicos não vai morrer nunca. marciadmmuniz@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Márcia. Obrigado por interagir com o meu blog e relembrar os meus queridos tios. Infelizmente, Axel não está mais entre nós, mas Erik está bem. O vídeo que vc está se referindo está sendo utilizado agora de forma desonesta. Foi gravado há seis meses atrás, no período do final da campanha, para rebater uma fakenews que haveria uma fake news logo após as eleições. Não houve. O que estamos fazendo agora, num novo cenário, quando estamos enfrentando a situação mais crítica da pandemia, é uma paralização de 10 dias para reverter a escalada dos óbitos e da lotação dos hospitais. A medida foi recomendada por unanimidade em reunião conjunta dos comitês científicos das cidades de Niterói e Rio, portanto a opinião unânime de 17 cientistas. Saúde e paz! Axel Grael

    ResponderExcluir
  6. Para mais informações, leia http://axelgrael.blogspot.com/2021/03/periodo-emergencial-para-prevencao-da.html

    ResponderExcluir
  7. Morei na R. 58 do Cafubá. Dia desse estive lá: a obra está a todo vapor. Muito orgulho.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.