Ouvindo as explicações da Marcia Brandão, responsável pela concepção e montagem das exibições. |
Com Dionê Castro, coordenadora do PRO Sustentável, e Rafael Robertson, secretário municipal de Meio Ambiente. |
Está ficando lindo! |
Ciclomotores elétricos entregues à Guarda Ambiental que circulará para a fiscalização do POP Sirkis. |
No Centro Eco Cultural, os visitantes terão informações sobre o POP Sirkis, sobre as demais intervenções sustentáveis do PRO Sustentável, sobre os ecossistemas de Niterói - com destaque para a Lagoa de Piratininga, além de outras atrações educativas para o meio ambiente e a sustentabilidade.
Certamente, o Centro Eco Cultural será uma das grandes atrações do POP Sirkis. O local tem uma vista incrível e está localizada bem na frente do "Ninhal do Parnit", local onde um grande número de aves se reúnem em enorme algazarra todos os finais de tarde para passar a noite. É lindo de se ver e ouvir. O Centro Eco Cultural será o primeiro equipamento cultural público da Região Oceânica.
Durante a visita, entregamos dois ciclomotores elétricos para a Guarda Ambiental de Niterói, para o patrulhamento do POP Sirkis.
Está ficando lindo e falta pouco!
Axel GraelPrefeito de Niterói
-----------------------------------------------------
Vista aérea de drone do Centro Eco Cultural do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis. Imagem Sérgio Bonelli. |
O prefeito de Niterói, Axel Grael, conta que o Centro Cultural vai ser um local para passear, mas também que vai contribuir com a educação de adultos e crianças.
“A obra já está bem adiantada, estamos na fase final de acabamento. Falta pouco para a gente poder fazer mais uma entrega para a população de Niterói. Aqui será um lugar para as pessoas desfrutarem da paisagem da Lagoa de Piratininga, para passearem, seja caminhando ou de bicicleta pela ciclovia, mas principalmente, um lugar voltado à educação ambiental. Temos vários espaços que são planejados para que a criançada possa aprender sobre o ecossistema da Lagoa de Piratininga e também da cidade de Niterói. O Centro Eco Cultural será a ponte para as relações humanas em conexão com o ambiente natural e também o ambiente construído”, explica o prefeito.
O espaço contará com uma grande praça coberta no pavimento térreo e terá serviços de recepção; guarda-caiaques; espaço multiuso; sanitários e vestiários; e restaurante. A circulação foi pensada através de uma escadaria desenhada para exercer também a função de arquibancada, atendendo assim a necessidade de um espaço informal para reuniões das associações de bairro, pescadores e público em geral. O espaço ainda terá um painel de azulejos pintado pela artista portuguesa Bela Silva.
O Centro Cultural também foi pensando na logística da acessibilidade e está sendo construída uma plataforma elevatória na recepção, de forma a garantir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com necessidades especiais a todas as áreas do espaço. O mezanino vai abrigar uma sala de reuniões e uma sala administrativa. As passarelas e espaços vazios do mezanino criam oportunidades para exposições e encontros, criando assim espaços ativos em todo o conjunto.
Patrulhamento e Segurança – O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis passa a contar com dois ciclomotores para uma melhor ordenação do local. Os veículos foram doados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade por meio de medidas compensatórias.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson, essa demanda veio da guarda para otimizar a fiscalização do sistema lagunar.
“Com essa doação que estamos fazendo para a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal, a gente espera que aumente o controle diário dentro da rotina do trabalho deles e que, além de inibir possíveis delitos, também eduque as pessoas e aumente a sensação de segurança da população que frequenta o POP. Esse é mais um dos equipamentos que a nossa secretaria doa para a Guarda. Temos uma interligação forte com o setor e, através de medidas compensatórias, a gente consegue doar equipamentos, estrutura e qualificação para a melhoria do trabalho deles, que sempre nos apoiam nas nossas ações com o meio ambiente”, destaca o secretário.
Paulo Henrique de Moraes, secretário de Ordem Pública de Niterói, pontua que esses equipamentos são mais um passo na evolução das condições de trabalho da equipe.
“Isso é mais um passo de um grande programa de equipamento da Guarda, de evolução nas suas condições de trabalho que está previsto no Niterói Mais Segura e que é uma das grandes ações estratégicas do nosso governo. A utilização dos ciclomotores já foi iniciada em outras áreas e hoje a gente vai estender, por meio dessa parceria com o Meio Ambiente, para o Projeto Orla Piratininga. Além disso, também vamos iniciar com a nova rede de comunicações da guarda. Acabamos de adquirir novos rádios que facilitam o deslocamento e a comunicação das equipes para dar um atendimento cada vez mais rápido à população”, reforça o secretário de Ordem Pública.
MAIS UM RECONHECIMENTO: PARQUE ORLA PIRATININGA CONQUISTA PRÊMIO FIRJAN DE SUSTENTABILIDADE 2023DIA HISTÓRICO: INAUGURAMOS O RECANTO CARLOS BOECHAT, PRIMEIRO TRECHO DO PARQUE ORLA DE PIRATININGA ALFREDO SIRKIS
PARQUE ORLA DE PIRATININGA NO PROGRAMA CIDADES E SOLUÇÕES, DA GLOBO NEWS
PARQUE ORLA DE PIRATININGA: primeiro sistema de jardins filtrantes já está em funcionamento
Maravilha! Que contribuição incrível para nossa cidade, principalmente para região oceânica. Não vejo a hora da inauguração. Quem sabe não possa contribuir como voluntário para o Centro um dia? 😀
ResponderExcluir