No primeiro final de semana das "roxinhas", elas já estavam por todo lado. Foram quase 2.500 viagens só no sábado e domingo. Conforme os números do aplicativo da NitBike, ao completar quase uma semana desde a inauguração das primeiras 10 estações, já tivemos mais de 5.500 viagens e, segundo a metodologia, tivemos 2,24 toneladas de CO2 economizadas.
Números do aplicativo da NitBike: 10/07/2024; cerca de 19:00. Saiba mais em www.nitbike.niteroi.gov.br |
Niterói tem hoje 82 km de infraestrutura cicloviária e já conta com a ciclovia mais movimentada do Brasil: a da Marquês do Paraná, que compõe o eixo cicloviário Av. Roberto Silveira/Av. Marquês do Paraná/Av. Amaral Peixoto/Bicicletário Arariboia. Segundo o ContaBike, sistema do programa Niterói de Bicicleta que registra a passagem dos ciclistas, a Marquês do Paraná tem uma média diária 4.596 passagens, já tendo atingido o recorde de 5.531 passagens, em 18 de junho de 2024. A Av. Roberto Silveira já teve um recorde maior do que a Marquês do Paraná, tendo atingido 5.639 no dia 26 de junho de 2024.
Outra importante referência é a constatação que Niterói possui a maior proporção de mulheres pedalando. Segundo a Pesquisa nacional do ciclista (2021) e um levantamento realizado pela ONG Ciclocidade, a média nacional é de cerca de 10% e, em Niterói a proporção da presença feminina gira em torno de 30%. Pelos dados do Bicicletário Arariboia, também sabemos que as mulheres são cerca de 35% dos cadastros no sistema. Para comparação, em São Paulo, as mulheres são apenas 6% dos ciclistas. Também merece destaque o número de idosos utilizando as bikes. Enquanto a média nacional é de 5,4%, cerca de 8% dos ciclistas de nossa cidade têm mais de 60 anos!
------------------------------------------------------
Foto Lucas Benevides. |
Prefeitura de Niterói registra mais de seis mil cadastros no NitBike em menos de 24 horas
O estudante Alan Cavalcanti, de 23 anos, foi um dos primeiros niteroienses a experimentar o sistema de bicicletas compartilhadas inaugurado ontem pela prefeitura de Niterói. Em menos de 24 horas, cerca de seis mil pessoas já haviam feito seu cadastro no aplicativo NitBike para poder usar as bicicletas roxinhas distribuídas pela cidade.Morador do Ingá, ele elogiou a interface do aplicativo e os benefícios para a população.
“Foi muito fácil fazer o cadastro, o app é amigável. Eu peguei a bicicleta na estação da Praia das Flechas e vou deixar na Estação do Valonguinho. Na volta pretendo fazer a mesma coisa. Acho que um trajeto que seria de dez minutos andando vou fazer em quatro de bicicleta”, calculou.
Quem também usou o novo sistema no dia de hoje foi o estudante Gabriel Esteves, de 25 anos. Ele pegou a bicicleta no Centro e devolveu na estação do Ingá.
“Vai ser um belo de um adianto pra quem não tem a condição ter uma bicicleta. Tô até testando essas daqui porque, conforme for, eu me desfaço da minha. Fiz esse trajeto em cerca de cinco minutos, mais rápido do que seria de carro”, contou.
Nesta primeira fase do projeto, foram instaladas dez estações, distribuídas estrategicamente pelo Centro, Ingá, São Domingos e Icaraí. A inauguração, feita prefeito Axel Grael, aconteceu na estação da Praia das Flechas, no Ingá.
O objetivo é fomentar o uso de bicicletas como meio de transporte, promovendo a saúde e reduzindo o impacto ambiental no município, além de oferecer à população uma opção para deslocamentos rápidos e eficientes.
“Essa é mais uma conquista do programa Niterói de Bicicleta. A presença das bicicletas nas ruas de Niterói já é uma realidade. Apesar do ceticismo que existia em torno da ideia de tornar o ciclismo uma cultura da cidade, vemos que, cada vez mais, o niteroiense inclui as bikes na rotina. Mais do que isso, a implantação do serviço de bicicletas compartilhadas une mobilidade urbana à sustentabilidade e, ao mesmo tempo, é acessível para todos”, garantiu Grael.
De acordo com a coordenadora do Niterói de Bicicleta, Helena Porto, o primeiro lote contará com aproximadamente 110 bicicletas para adultos e oito bicicletas destinadas ao público infantil. Os outros três lotes serão implantados mês a mês, com previsão de finalizar a instalação das 50 estações até setembro.
“Esse projeto é uma grande vitória para a cidade toda. Eu acho que ele tem um papel fundamental de melhorar a qualidade de vida em Niterói, de melhorar a qualidade da mobilidade urbana. Sabemos que em Niterói muitos carros por pessoa, com muitas viagens sendo feitas em curtas distâncias, de até 3 km. É uma distância que é muito facilmente pedalável”, explicou.
As viagens gratuitas são limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de 1 hora, será aplicada uma tarifa de R$ 8.
As estações possuem câmeras de monitoramento que estarão ligadas ao Centro Integrado de Monitoramento de Niterói (CISP) para que haja maior controle e segurança dos locais. Além disso, as estações emitem sinais sonoros de alerta em casos suspeitos. O sistema consegue identificar usuários em situações irregulares e bloquear seu uso.
Como usar o sistema
As primeiras dez estações ficam na Praia das Flechas, na Rua Nilo Peçanha, no Valonguinho, no Theatro Municipal, no Terminal João Goulart, na Praça do Rink, na Praça São João, no Palácio Arariboia, na Rua Visconde do Uruguai e no Campo de São Bento.O aluguel das bicicletas será feito por meio do aplicativo NitBike, que está disponível para IOS e Android. No app será preciso clicar em criar conta, preencher os dados pessoais, enviar uma foto de documento, cadastrar um cartão de crédito e adquirir um passe.
Cada cadastro pode retirar até dois passes. Com isso um adulto consegue retirar a sua bike, e também, uma mirim ou retirar até duas bikes adultas.
Mas mesmo quem não tiver o cartão poderá usar o sistema. Em breve será aberto um posto presencial onde a população poderá fazer um cadastro. Mais informações no site: https://www.nitbike.niteroi.rj.gov.br/
-------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
NITERÓI DE BICICLETA: ciclovias avançam na cidade com planejamento e escuta à população (Histórico do programa Niterói de Bicicleta)NITERÓI DE BICICLETA: Número de mulheres no bicicletário Arariboia cresce 30%
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.