domingo, 13 de agosto de 2023

MORRO DO MORCEGO: 50 CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL CONHECERAM DE PERTO O NOVO PARQUE DORA NEGREIROS







Fotos Alex Ramos

Foi uma alegria estar no recém criado Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, em Jurujuba, na última quinta-feira (10), com visitantes muito especiais! Em uma ação piloto realizada pela Prefeitura de Niterói, 50 crianças da Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha participaram de atividades lúdicas guiadas nesse novo espaço, que está sendo preparado para entrar na lista de pontos da cidade que recebem o turismo ecológico. Mais conhecido pelo pessoal dos esportes náuticos e pelos trilheiros, o Morro do Morcego é um lugar marcante na paisagem da nossa cidade e pelo qual tenho carinho muito grande.

Criado em dezembro de 2022, o novo Parque está recebendo investimentos em infraestrutura e passando por um planejamento que permitirá visitas à esse local com bela vista e entrada virada para a Baía de Guanabara. Neste primeiro momento, o espaço estará aberto para receber as escolas públicas e particulares. É muito especial para nós ver o Parque se tornando uma espécie de extensão da sala de aula. Confira mais informações nesta matéria super bacana sobre a visita das crianças:

Assista a matéria no RJTV 1, da Rede Globo.  

Desapropriado no ano passado, o Parque Natural Municipal do Morro do Morcego foi criado com o intuito principal de avançar na proteção do patrimônio natural, paisagístico e cultural da nossa cidade. Vamos oferecer ali opções de atividades que atraiam não só os niteroienses, mas também o turista que procura uma experiência única que terá somente visitando o equipamento. O novo parque compõe um leque de atrativos que inclui a Fortaleza de Santa Cruz e as outras atrações do bairro de Jurujuba, como a tradicional gastronomia e a comunidade local.

Também por minha história de militância ambientalista, fico muito orgulhoso de ver o Parque do Morro do Morcego tomando forma. Nos anos 80, durante discussões sobre a Lei Orgânica de Niterói, lutamos para incluir - sem sucesso - a área dentre as listadas como de Proteção Permanente. O primeiro instrumento de proteção daquela região só surgiu em 1992. Hoje, como prefeito, tenho a felicidade de garantir a proteção deste local. Não à toa, o equipamento ganhou o nome de Parque Natural Municipal Dora Negreiros, em homenagem à ativista ambiental que por tantos anos lutou por ações na Baía de Guanabara. A criação do parque é mais um esforço da Prefeitura de Niterói, que desde 2013 vem construindo uma política pública ambiental robusta na cidade, com 56% do nosso território em áreas protegidas.



Fotos Alex Ramos.

O planejamento para criação do Parque - O município criou uma comissão formada por técnicos de várias áreas da Prefeitura e representantes da sociedade civil com o objetivo de planejar como será o Parque Natural Municipal do Morro do Morcego. O objetivo é criar no local uma estrutura com centro de visitantes, restaurante e pontos de observação da paisagem reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Niterói (Seconser) realizou uma série de ações que antecederam a inauguração do parque. Uma delas foi o início do plantio de vegetação de restinga com a implantação de 150 araçás, 20 cajueiros e 46 pitangas. As equipes fizeram a retirada de árvores mortas e secas, podas de segurança e limpeza, a demolição e limpeza de antigas estruturas que levavam risco aos visitantes e trabalho de roçadeira. Foram instaladas também mesas para piquenique, placas informativas e lixeiras.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.