domingo, 27 de novembro de 2016

Túnel Charitas-Cafubá terá central de monitoramento exclusiva



Operadores de trânsito monitoram as imagens das 16 câmeras espalhadas pelas duas galerias do túnel - Agência O Globo / Leo Martins


Unidade de operações já entrou em fases de testes

NITERÓI — Quando o túnel Charitas-Cafubá for inaugurado — a previsão é para a segunda quinzena de dezembro —, a movimentação por ali já estará totalmente monitorada por uma central exclusiva. Implantado no acesso pelo Cafubá, o Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel entrou em fase de testes na última terça-feira,.

Pelo menos dois agentes ficarão diuturnamente de olho nos monitores que exibem imagens das 16 câmeras espalhadas pelas duas galerias de 1.350 metros. Nos horários de pico, serão quatro funcionários. De lá, também será possível ajustar os sistemas de iluminação e de ventilação do túnel.

Do lado de fora da base, duas motocicletas, um reboque e um reboque leve (uma caminhonete com pneus na dianteira, para empurrar veículos) ficarão dispostos. O objetivo é dar respostas rápidas em casos de acidente, enguiço ou qualquer eventualidade que prejudique o fluxo de veículos.

— Como o túnel não tem retorno ou saídas, precisamos dessa operação ágil. Pelas imagens, também vamos analisar o fluxo e passar as informações para os painéis eletrônicos nos caminhos que levam ao túnel. O motorista poderá ver a condição de tráfego e decidir, por exemplo, se vai pelo túnel ou pela Cachoeira (descida da Avenida Rui Barbosa) — explica Bruno Amaral, coordenador do Centro de Controle Operacional de mobilidade da cidade, que funciona no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga.

Os painéis com informações de trânsito serão instalados perto do skatepark, em São Francisco, e na Avenida Sete, no Cafubá.

Além de contar com a observação dos agentes, a movimentação dentro dos túneis será monitorada por equipamentos com tecnologia capaz de analisar imagens e fazer disparar um alarme sonoro a qualquer sinal de anormalidade, como uma mudança repentina na fluidez do tráfego.

A velocidade máxima permitida na via será de 60km/h, mas não haverá radares à época da inauguração. Nesse ritmo, o motorista leva um minuto e 18 segundos para atravessar da Região Oceânica até Charitas. Cada galeria é composta por uma faixa exclusiva para ônibus, duas para veículos comuns e uma ciclovia.

Fonte: O Globo Niterói



------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

TÚNEL CHARITAS-CAFUBÁ: última vistoria antes da entrega

CCO - Centro de Controle Operacional da Mobilidade - Sinais inteligentes
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE - Sistema de sinais inteligentes já em funcionamento em Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Primeiro conjunto de sinais inteligentes é instalado em Niterói
SEGURANÇA E TRÂNSITO: Prefeito visita o CCO e anuncia que Várzea das Moças vai ganhar portal de segurança
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Município terá sinais inteligentes e trânsito monitorado em tempo real 
NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DE MOBILIDADE (CCO): Tecnologia de ponta vai monitorar e gerenciar o trânsito em Niterói
PRODUIS (BID) - Niterói terá 110 câmeras em sinais de trânsito para monitorar cruzamentos
CISP - CCO: Prefeitura de Niterói vai implantar sistema de monitoramento de segurança nos ônibus da cidade
Sistema de monitoramento de Niterói contará com 450 câmeras e 80 botões de pânico
Prefeito em exercício visita Centro de Comando e Controle do Estado e acompanha teste de sirenes

PMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

POR UMA MOBILIDADE AINDA MAIS SUSTENTÁVEL
PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (PMUS): Niterói firma acordo com ONGs internacionais para elaborar plano de mobilidade








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.